Ao decidir abrir um negócio, as pessoas se deparam com um mundo cheio de dificuldades, burocracias e desafios. Com o passar do tempo, essas questões melhoram, mas é comum que o empreendedor que está começando sempre tenha algumas dúvidas sobre o funcionamento de empresas no dia a dia.
Aliado a isso, ainda há o avanço tecnológico em que constantemente surgem novas ferramentas, soluções e máquinas para melhorar a qualidade dos serviços prestados. Dentre elas, as certificações digitais.
Diversos empreendedores têm dúvida sobre o uso dessas certificações no cotidiano do empreendimento. São ferramentas importantes para o funcionamento da marca e muitas vezes, obrigatórios, exigidos pelos órgãos reguladores do país.
Por isso, é comum que muitos tenham dúvidas e se sintam perdidos em relação a este tema. Portanto, decidimos ajudar! Vamos abordar este assunto especialmente para empreendedores de médio e pequeno porte.
Essas empresas costumam estar começando as atividades ou contam com um quadro de colaboradores mais enxuto. Desta forma, o empreendedor é sobrecarregado com diversas funções operacionais, burocráticas, financeiras, entre outras.
Visando tornar esse entendimento mais fácil, explicaremos como os certificados digitais funcionam para empresas operantes no sistema Simples Nacional. Identificaremos quais as certificações mais indicadas e por que utilizá-las no dia a dia da empresa.
Acompanhe!
Certificados digitais para empresas do Simples Nacional
Ao decidir abrir uma empresa, todos os empreendedores precisam tomar algumas decisões importantes, que podem guiar o sucesso do negócio ao longo dos anos. Dentre elas, a escolha de como os impostos que serão pagos é uma das mais impactantes.
Isso porque este fator altera a forma de cálculo dos tributos e até algumas regras gerais para a empresa, como limite de faturamento, porte, quantidade de funcionários e outros.
No Brasil, existem três opções de regimes tributários disponíveis para os empreendedores: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Cada uma dessas alternativas são benéficas, contam com regras e particularidades diferentes.
Um regime que gera muitas dúvidas, especialmente em relação ao uso de certificados digitais é o Simples Nacional. Este é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos.
É aplicável somente às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – como previsto na Lei Complementar nº 123 de 2006. O Microempreendedor Individual (MEI) também faz parte desse regime, mas conta com algumas regras diferentes.
O objetivo do Simples Nacional é reduzir a burocracia e os custos dos empresários de pequeno porte, criando um sistema unificado de cobrança de tributos, simplificando declarações e outras diversas facilidades.
O que coincide com os objetivos dos certificados digitais, soluções criadas para facilitar o dia a dia do empreendedor, otimizando as tarefas do dia a dia. Essas certificações são documentos digitais com validade jurídica e fiscal.
São usados para garantir a segurança das transações realizadas pela internet, como a transmissão de diversas informações fiscais. Estes documentos são validados por uma autoridade de certificação.
Então, a identidade e todos os dados do portador é criptografada e acessada somente por softwares especializados. Mas, afinal, quais certificações digitais os empreendedores podem ter para facilitar a rotina? Confira as opções!
Certificações digitais para empreendedores
O Simples Nacional tem diversos benefícios aos empreendedores. Desde 2015, por exemplo, o Governo Federal passou a exigir que as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) deste regime tenham certificados digitais para enviar a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).
Com os certificados digitais é possível fazer a emissão de nota fiscal eletrônica, reconhecimento de firma, troca segura de e-mails e informações, fazer transações seguras, envio da DIPJ, acesso a serviços do e-CAC e emitir CT-e, entre outras tarefas importantes para o dia a dia das empresas.
O mais indicado é que essas empresas optem pelo e-Simples, que é a identidade digital de uma pessoa jurídica que opera nesse regime. Esse documento é uma ferramenta com diversas finalidades, mas em especial, permite a assinatura digital das empresas em qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.
Uma dúvida comum sobre o tema é: empresas do Simples Nacional podem emitir o e-CNPJ? O recomendado é que os empreendimentos desse regime contem com e-Simples – por ser uma oportunidade exclusiva para elas.
O e-CNPJ é uma opção importante para empresas que desejam ter mais segurança nas operações digitais do dia a dia, facilitando a comunicação com o governo, Receita Federal e outros órgãos. A alternativa ideal para organizações que não operam no regime do Simples Nacional.
Como adquirir?
Há certificações digitais que podem ser emitidas por certificadoras especializadas. Outros podem ser emitidos diretamente de órgãos públicos. Para conhecer as opções de emissão desses certificados, procure por essas empresas na sua cidade.
Exemplo: Certificados digitais em São Bernardo do Campo. Aparecerá diversas alternativas de certificadoras. Entre em contato e analise qual a melhor opção da região.
Depois, o processo de emissão é simples e rápido. Os certificados digitais são fundamentais para empresas de todos os portes que desejam fluxo de trabalhos mais otimizadas.