/Casa inteligente: O que é, o que faz e como funciona
Casa inteligente

Casa inteligente: O que é, o que faz e como funciona

A Smart Home é uma casa inteligente na qual podemos controlar objetos e sistemas com um Smartphone, a fim de aumentar o conforto, segurança e economia de energia. O que antes parecia ficção científica agora é realidade. Fique por dentro das ultimas noticias sobre tecnologia e muito mais aqui.

Smart home: O que significa?

O termo Smart Home está cada vez mais difundido e o crescimento do mercado de dispositivos inteligentes demonstra o grande interesse nele. Afinal, o imaginário da casa “automatizada” nasceu anos atrás, com filmes e livros de ficção científica que nos contavam sobre um futuro feito de edifícios automatizados e inteligências artificiais.

Em 1968 Kubrick imaginou uma nave totalmente comandada por “HAL 9000”, um supercomputador com inteligência artificial, também capaz de interagir com a tripulação e hoje, no início de 2021, as pessoas falam com um Smart Speaker e ligam a máquina de lavar com o Tábua. Na verdade, saber o que é a Smart Home, como funciona e o que faz agora é importante e fundamental para orientar sua compra e avaliar quais as soluções certas para você.

Smart Home vs Domótica: São a mesma coisa?

Smart Home e Domótica são frequentemente usados ​​alternadamente para indicar a mesma tecnologia, mesmo que não seja totalmente correta.

Uma primeira explicação simples sobre o que é automação residencial pode ser encontrada analisando a origem da palavra, que deriva do latim domus (casa), e então composta com a palavra computador. A automação residencial, portanto, é definida como a “ciência” que lida com as soluções de TI necessárias para automatizar dispositivos e sistemas em casa.
Nasceu há algumas décadas e hoje podemos entendê-lo como um conjunto de dispositivos e tecnologias domésticas conectadas, graças à integração com o sistema elétrico especialmente cabeado.

A Smart Home, termo que vem substituindo gradativamente o termo automação residencial, tem como base a Internet das Coisas. Se na automação residencial a conexão dos dispositivos ocorre (fisicamente) através do sistema elétrico, na Smart Home os objetos são conectados diretamente à rede por meio de sistemas sem fio. Em ambos os casos, no entanto, o resultado é ser capaz de controlar e gerenciar objetos via smartphone ou outros dispositivos e automatizar algumas operações.

Como funciona a casa inteligente? E automação residencial?

Conforme antecipado, para a automação residencial o sistema elétrico deve ser cabeado, ou então inserido no sistema um cabo – denominado BUS – que conecta todos os aparelhos e permite a troca de informações.

Consequentemente, todos os dispositivos elétricos e eletrônicos conectados podem transmitir e receber dados para um “comando” central e assim também podemos controlá-los remotamente.

Já a Smart Home não necessita de nenhuma intervenção da planta, pois depende da aquisição de “objetos inteligentes”, ou seja, conectados por meio de tecnologias wireless e regidos por aplicações específicas. A comunicação de dispositivos inteligentes ocorre por meio de diferentes padrões de comunicação, como Wi-Fi, Bluetooth ou os protocolos Zigbee e Z-Wave.

O que uma casa inteligente faz? Quais são os benefícios de uma casa inteligente?

Uma Smart Home é uma casa inteligente que permite gerenciar e regular o funcionamento de objetos e dispositivos via smartphone ou tablet e remotamente. Quer se trate de uma casa inteligente ou automação residencial, as funções principais são as mesmas. Na verdade, em uma casa inteligente, é possível controlar – mesmo de fora de casa – muitas coisas, incluindo:

Iluminação: é possível acender e apagar as luzes, programá-las, mudar sua cor ou intensidade, definir cenários e combinações automáticas de iluminação;
Aquecimento e refrigeração: a regulação da temperatura é gerida com o smartphone e, por exemplo, podemos ligar o aquecimento na hora de regressar a casa;
Eletrodomésticos conectados: o exemplo clássico é a máquina de café que liga e nos prepara um café ao acordar;
Dispositivos de segurança: videovigilância, controle de acesso, sistemas de alarme podem ser conectados e monitorados a qualquer hora e de qualquer lugar.

Todas essas funcionalidades podem ser integradas e customizadas de acordo com nossas necessidades, oferecendo diversas vantagens. Algum exemplo? O conforto é melhor, a nossa vida é simplificada, a segurança no lar aumenta, podemos conhecer o nosso consumo e aumentar a poupança de energia.