Os cachorros mais inteligentes do mundo são bem famosos e provavelmente você já viu algum deles ao menos uma vez na vida. Muitas vezes as pessoas se perguntam qual é o cão mais inteligente do mundo ou a raça mais inteligente.
No entanto, a resposta a esse tipo de pergunta é mais complexa do que se possa imaginar, e a primeira grande dificuldade reside justamente na definição de inteligência. Neste conteúdo vamos especificar a você quais são os cachorros mais inteligentes do mundo. Leia conosco e descubra!
Qual são os cachorros mais inteligentes do mundo?
As 8 raças de cachorros mais inteligentes do mundo e que, segundo pesquisas, estão no topo da lista de cães com aprendizagem mais rápida são:
- Border Collie;
- Poodle;
- Pastor alemão;
- Retriever dourado;
- Dobermann;
- Pastor Escocês;
- Labrador retriever;
- E Rottweiler.
Hoje não existe uma definição única, embora a inteligência esteja frequentemente ligada à resolução de problemas, habilidades de raciocínio, o uso de linguagem e ferramentas.
Também é possível que a inteligência não seja um traço único e que existam tipos de inteligência bastante diferentes. No caso das pessoas, por exemplo, falamos de inteligência espacial, linguística, musical, etc.
No caso dos cães, as pesquisas e comparações entre raças se concentraram em dois aspectos da inteligência, que também estão interrelacionados, a capacidade de aprender novos comportamentos e a capacidade de compreender certos sinais de comunicação humana, como a direção do olhar e a indicação com um dedo. Vamos ver o que essas pesquisas revelam sobre as raças mais talentosas.
Aprendizagem de habilidades de novos comportamentos
Para quem já treinou cães de raças diferentes, a diferença entre os indivíduos é óbvia. Alguns aprendem com algumas repetições, enquanto outros têm dificuldade em entender o exercício, mesmo que acabem aprendendo.
E mesmo depois de aprender o comportamento, alguns cães respondem melhor aos sinais das pessoas, eles o fazem mais rápido e respondem corretamente quase todas as vezes que recebem o sinal.
Em alguns casos, essas diferenças podem não ter nada a ver com diferentes níveis de inteligência e podem depender mais da habilidade do instrutor ou da motivação do cão para obter a recompensa usada no treinamento.
Mesmo assim, em uma pesquisa com juízes de testes de obediência, diferenças notáveis surgem na chamada inteligência operacional de 79 raças de cães. Esse tipo de inteligência corresponderia à capacidade dos cães de responder corretamente aos comandos dados por seu guia.
As 10 principais raças listadas na pesquisa como as mais rápidas em aprendizado e mais obedientes são, em ordem decrescente, o Border Collie, o Poodle, o Pastor Alemão, o Golden Retriever, o Dobermann, o Pastor Escocês, o Labrador Retriever, o Papillon, o Rottweiler e o cão Pastor Australiano.
Para os cachorros mais inteligentes do mundo dessas raças, seriam necessárias menos de 5 tentativas para aprender a realizar um novo comportamento sob sinal, e eles responderiam corretamente ao sinal 95% do tempo.
Na outra ponta da lista estão as raças que, de acordo com os juízes de obediência pesquisados, possuem níveis mínimos de inteligência operacional, Shih tzu, Basset Hound, Beagle, Pekingese, Russian Greyhound, Chow Chow e o Bulldog. Apesar dessa dificuldade aparente, um bom adestramento de cão pode ajudar no aprendizado do animal a respeitar as ordens de seu dono.
O fato de o Border Collie aparecer no topo da lista, como o cão mais inteligente do mundo, não é nenhuma surpresa. Nos últimos anos, vários Border Collies alcançaram a fama devido à sua capacidade de aprender o nome de um grande número de brinquedos.
O primeiro foi Rico, que reconheceu os nomes de cerca de 200 objetos, mas quem se destacou nessa tarefa é Chaser, uma Border Collie, que conhece o nome de mais de 1000 brinquedos e consegue identificá-los tanto pelo nome quanto pela categoria a que pertencem.
Outro estudo também foi realizado sobre a facilidade de treinar cães de diferentes raças. Neste caso, apenas 11 raças de cães foram analisadas e foram os próprios donos que opinaram sobre algumas características de seus animais relacionadas à facilidade de adestramento.
Disposição para responder ao dono, obediência a comandos simples, coleta de objetos, facilidade de aprendizado rápido e tendência a ignorar distrações. De acordo com os resultados, em geral, as raças esportivas e de trabalho obtiveram as maiores pontuações.
Em ordem decrescente, aqui estão as 4 raças classificadas como as mais fáceis de treinar:
- Labrador Retriever;
- Pastor Escocês;
- Rottweiler;
- Poodle.
No outro extremo, o Yorkshire Terrier, o West Highland White Terrier, o Dachshund, o Basset Hound e, finalmente, o Husky Siberiano foram classificados como piores. Os diferentes níveis de habilidade de treino parecem corresponder a diferentes processos de seleção genética, os cães acostumados a trabalhar com pessoas podem ter desenvolvido uma maior predisposição ao treinamento.
Capacidade de compreender alguns sinais de comunicação humana
Nos últimos anos, muitos estudos foram publicados sobre a capacidade extraordinária dos cães de usar certos sinais de comunicação humana para localizar alimentos escondidos. É uma capacidade em que os cães superam seus parentes mais próximos, os lobos, e superam até mesmo nossos parentes mais próximos, os chimpanzés.
Para testar essa habilidade, muitas vezes são organizados experimentos nos quais os cães devem encontrar comida escondida sob um objeto, escolhendo entre dois objetos idênticos e guiados apenas pelas instruções dadas por uma pessoa.
A situação típica é a seguinte, o dono mantém o cão na coleira enquanto, a poucos metros de distância, outra pessoa aponta para um dos dois recipientes idênticos localizados à mesma distância do cão.
Um dos recipientes esconde um pequeno pedaço de comida e é justamente o recipiente que a pessoa aponta tocando nele com o dedo, apontando à distância, fazendo um movimento da cabeça em sua direção ou mesmo apenas olhando o objeto.
Assim que a pessoa aponta para o contêiner, o dono solta o cachorro. Se o cão for até o recipiente certo, ele pode comer a guloseima escondida lá dentro. Vários estudos revelaram que, dependendo da raça, os cães apresentam diferenças em sua capacidade de serem guiados por pistas humanas.
Em geral, raças selecionadas para trabalho cooperativo com pessoas, como cães pastores e retrievers, teriam melhor desempenho neste tipo de teste do que raças selecionadas para outros fins, incluindo cães selecionados para trabalhos mais “independentes”, como cães de caça ou Terriers.
Além disso, parece que raças de cães que têm certas características morfológicas, como a posição frontal dos olhos em cães de cabeça chata, tendem a ter um melhor desempenho neste tipo de teste, sugerindo que a visão e a percepção de profundidade podem parcialmente explicar as diferenças raciais associadas a essa habilidade.
De acordo com outra pesquisa, as raças de cães idosos, como o Dingo Australiano e o cão Cantor da Nova Guiné, são as mais difíceis de conduzir com pistas humanas para localizar comida escondida, especialmente quando se trata de seguir o olhar das pessoas. Sua habilidade seria intermediária entre a dos lobos e o resto dos cães.
E então, gostou de conhecer os cachorros mais inteligentes do mundo? Nosso conteúdo foi feito especialmente para você, então se houver alguma dúvida, comenta aqui abaixo que vamos lhe ajudar. Até a próxima!