A Black Friday de 2021 está chegando. Este ano a data será realizada no dia 26 de novembro – ou seja, daqui a pouco. Esse é o segundo momento mais esperado por lojistas e comerciantes do país.
No Brasil, a Black Friday é a segunda data mais lucrativa para o mercado, perdendo apenas para o Natal. Em 2020, em meio a pandemia, o e-commerce movimentou mais de 7,72 bilhões de reais, 27% a mais do que no ano anterior.
Por isso, as empresas estão mais ansiosas do que os consumidores para a data este ano. No entanto, para aproveitar o momento e vender muito, os lojistas e comerciantes precisam se preparar.
A demanda aumenta e para conseguir dar conta, as empresas precisam aumentar o estoque, treinar colaboradores e contratar mais pessoas para auxiliar nas vendas, organização de estoque e outras atividades.
É importante ressaltar que a Black Friday é uma vitrine para alcançar mais clientes e aumentar as vendas no ano inteiro. Então, as empresas precisam realizar serviços de qualidade para agradar os consumidores nessa data.
Assim, eles voltarão a comprar em outros momentos. A principal dica dos especialistas no mercado varejista é que as empresas preparem seus estoques para suportar o tráfego extra.
Afinal, não tem como vender mais para aumentar a lucratividade, se não houver produtos disponíveis. Então, para ajudar os varejistas a organizar uma parte tão importante da empresa para a Black Friday, montamos um conteúdo repleto de dicas fundamentais.
Indicaremos equipamentos necessários, métodos de organização e por onde começar. A seguir, acompanhe todas essas informações e muito mais. Prepare-se para vender muito e disparar o faturamento!
Planejamento e organização de estoque devem ser prioridades!
O conceito de estoque é: o termo se refere aos materiais e suprimentos utilizados para a produção dos produtos de uma organização, comércio ou varejo. Também se dá pelos itens usados para suprimir a necessidade da própria organização.
Isto é, mais do que planejar e organizar os itens vendidos pela empresa, é preciso também priorizar todo tipo de item essencial para as vendas do comércio. Então, pacotes, caixas, plástico bolha, entre outros.
Caso algum desses fatores falte no meio da Black Friday, a organização pode perder vendas ou atrasar os procedimentos, então, são extremamente importantes e devem ser considerados prioridades.
O controle de estoque faz parte da rotina dos empreendedores o ano inteiro, isso é fato. Porém, em um momento atípico, em que a demanda pode mais do que triplicar, os cuidados devem ser redobrados – e demandam mais atenção dos profissionais.
O primeiro passo para se preparar para a Black Friday é fazer a conferência do volume preexistente e estimativa de vendas, como abordaremos a seguir. Entenda!
Como planejar o estoque para a Black Friday?
Planejamento é essencial, essas informações guiarão toda a estratégia de Black Friday. Ou seja, o sucesso ou fracasso dessa data pode ser em decorrência deste tópico.
O primeiro passo é realizar um inventário identificando todo o volume preexistente no estoque. É preciso saber a exata situação dos produtos disponíveis para começar a contatar fornecedores e tomar as próximas medidas.
Comece avaliando a quantidade de produtos acabados, aqueles que ainda não estejam vendidos e depois, dos materiais disponíveis em estoque. Com esse levantamento, a empresa consegue medir o que precisa ser comprado, a quantidade de cada item, entre outros fatores, com maior precisão.
O próximo passo é realizar uma estimativa de vendas, com base no que está saindo bastante, as necessidades do público, a moda do momento e outros estudos adequados para cada organização.
Essa estimativa é importante para o empreendedor determinar o volume de pedidos que precisará ser atendido, tamanho da necessidade de produtos e conseguir alinhar todos os aspectos com fornecedores.
Entenda a capacidade de armazenamento
Por mais que as expectativas sejam boas, os empreendedores não podem deixar de considerar a capacidade produtiva e de armazenamento da empresa. Caso queira atender mais do que consegue, atrasará pedidos e terá outros transtornos que impactam a experiência do consumidor.
No final das contas, vai prejudicar a imagem da marca e não ter o resultado esperado. Então, é a hora de entender qual a capacidade produtiva e, se for menor do que a expectativa, contratar mais profissionais.
Além disso, onde todos esses produtos serão armazenados? O espaço deve ser respeitado para que o estoque não vire uma bagunça e prejudique as vendas na hora da alta demanda.
Esse é um fator muito importante, a organização do estoque influencia na forma com a empresa trabalha, se organiza e presta serviços. Caso vire uma bagunça, o empreendedor não terá ideia do que está acabando, onde cada produto está, entre outros transtornos.
Para ajudar, a nossa próxima dica será essencial!
Alugue equipamentos que vão ajudar na alta demanda!
Com um estoque maior, o armazém deve ser mais organizado e produtivo. Então, uma forma de auxiliar o fluxo de trabalho das equipes e organizar todos os produtos disponíveis, é alugar empilhadeiras.
Esses equipamentos são responsáveis por movimentar produtos e cargas pesadas, facilitando o acesso e organização dos itens nas grandes prateleiras e pontos do estoque de difícil acesso.
Tornam o fluxo de trabalho mais seguro e ágil. Além de assegurar que os itens não serão quebrados ou danificados durante a movimentação no estoque. Comprar empilhadeiras pode ser difícil e desnecessário, dado que depois da data, a demanda tende a baixar.
Sendo assim, o aluguel de empilhadeiras e outros equipamentos que ajudarão as equipes a dar conta dos novos pedidos, é uma alternativa mais assertiva.
Com essas dicas, esperamos que todos os empreendedores consigam organizar os estoques com antecedência para realizar campanhas de Black Friday de sucesso.