Apesar de similares em algumas funções, esses dois aparelhos têm muitas diferenças.
No mercado atual, há uma grande quantidade de eletrodomésticos que possuem uma ou mais funções em comum.
Isso acontece entre o mixer e o processador de alimentos, já que ambos possuem funcionalidades em comum entre si.
Porém, ambos os eletrodomésticos têm objetivos e propósitos diferentes.
Veja abaixo as diferenças entre esses aparelhos e quando os utilizar sem danificá-los.
Mixer
O mixer é um aparelho leve e fácil de ser transportado. Cabe dentro de qualquer mochila ou sacola. É ideal para ser levado em churrascos, piqueniques e festas.
Como a maioria dos mixers possui seu próprio copo, ele é ideal para essas ocasiões, onde uma vitamina ou batida pode ser facilmente produzida.
Geralmente faz a função de um liquidificador, principalmente em ambientes onde o espaço não é grande.
Ele pode ser utilizado para produzir, além de sucos, batidas e vitaminas, vários tipos de molhos e purês. Ele é ótimo para receitas de consistência líquida ou pastosa.
E o fato de ser bem fácil de lavar é uma das suas principais vantagens.
Porém sua potência é baixa, ou seja, ele não foi feito para produzir grandes volumes de alimentos e/ou receitas que demoram muito tempo.
Tome cuidado ao inserir alimentos muito sólidos ou não cozidos previamente. Produtos assim podem danificar suas lâminas e até mesmo seu motor.
Processador de Alimentos
Um dos mais versáteis eletrodomésticos da cozinha, o processador de alimentos é um aparelho indispensável para quem gosta de cozinhar ou gera grandes quantidades de alimentos.
O processador é capaz de triturar, ralar, moer e fatiar diversos tipos de alimentos, desde queijo e chocolates, até legumes e carnes.
Muitos modelos vêm com diversos tipos de acessórios que possibilitam muitas possibilidades de preparos desses alimentos. Alguns tem até espremedores de frutas.
Sua potência e capacidade é muito maior em relação ao mixer, e até mesmo comparado com um liquidificador. Desta forma ele é indicado para trabalhar com quaisquer tipos de produtos, desde os mais sólidos, como castanhas, legumes e carnes, até os mais fluidos, como as frutas.
Mas sua desvantagem, justamente por ter toda essa flexibilidade na cozinha, ele é um aparelho mais difícil de ser transportado, além de exigir mais espaço físico para armazenamento e utilização.
Sua limpeza também não é considerada muito simples, principalmente considerando toda variedade de alimentos que ele suporta.
Quando utilizar cada um deles
Para pouca quantidade de alimentos e se os mesmos não são tão sólidos, é aconselhável utilizar o mixer, o mesmo vale se você precisa misturar produtos muito líquidos.
Já para receitas com porções maiores e mais elaboradas, talvez seja interessante considerar o uso de um processador de alimentos.
Para uma opção de compra, caso precise optar por apenas um, e se seu orçamento permitir, adquira o processador, pois, apesar de ser mais difícil de transportar, é o aparelho mais completo, o que garante que ele vá te atender em qualquer necessidade sua.
Aproveite e confira em nosso site todos os nossos modelos de eletrodomésticos que vão atender a todas as suas necessidades.