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Aprenda Marketing Digital em 6 passos

Marketing Digital é um conjunto de estratégias que as empresas realizam na internet para atrair novas oportunidades de negócios, desenvolver a identidade da marca e criar relacionamentos com os consumidores.

Embora esse conceito possa parecer muito claro, também pode ser subjetivo porque o assunto é extremamente abrangente. Alguns gestores e empreendedores acreditam que qualquer ação da marca na internet é configurada como marketing digital.

Também existem muitas dúvidas em relação às melhores estratégias e como aproveitar todo o potencial dessas ações. Mas o fato é que o marketing digital cresceu muito nos últimos anos e a tendência é que ele prevaleça no futuro.

Aliás, já nos dias de hoje, a divulgação de soluções na internet já se tornou a principal maneira de se comunicar com os clientes. Mas para fazer um bom trabalho, é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Comunicação

 

Isso é ainda mais importante para os pequenos negócios que estão iniciando suas atividades no mercado agora, visto que precisam ainda mais e divulgar as soluções que oferecem para o mercado.

Abordando esse tema, este artigo vai explicar o conceito de marketing digital, mostrar sua importância e quais são as melhores estratégias para alcançar resultados.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que promover produtos, serviços e marcas pelos canais digitais, e atualmente é o principal veículo de comunicação entre organizações e consumidores.

Mas a maneira como isso acontece passa por mudanças para acompanhar a evolução da internet e dos recursos tecnológicos. Aliás, o próprio marketing passa por muitas mudanças e já não pode mais ignorar o fato de que as pessoas estão conectadas.

Tanto é que se alguém precisa comprar algum produto ou serviço, como troca bateria moura, primeiro pesquisa no Google para depois encontrar a empresa. Existe a possibilidade de comparar preços e até comprar sem sair de casa.

Por meio de diferentes canais digitais, a organização vai solucionar as dores e desejos de seus clientes e potenciais clientes de maneira muito mais simples e rápida.

marketing digital

O melhor é que o marketing digital pode ser usado por qualquer tipo de instituição, inclusive profissionais. Tudo isso trabalhando fatores culturais, geográficos, psicológicos e jurídicos que influenciam a decisão de compra.

O marketing digital também é muito democrático, porque cada um pode fazer o que pode, com os meios que possui e ainda encontrar as oportunidades certas.

Isso é possível porque a web favorece estratégias ágeis, como o marketing de conteúdo, inbound marketing e SEO. Consequentemente, o negócio consegue fortalecer sua marca e fechar boas vendas.

Marketing Digital: a sua importância

O marketing digital é importante para uma escola que oferece curso pizza cone porque garante sua presença na internet. Quando alguém tem uma dúvida ou um problema, rapidamente a pesquisa no Google e é ali que encontra uma solução.

Ter uma presença digital consolidada é importante exatamente por isso, visto que se o usuário não encontrar determinada marca em suas pesquisas, dificilmente vai fazer negócio com ela. Essa presença acontece por meio de diversos canais, como:

  • Google;
  • Redes sociais;
  • Blog institucional;
  • Site.

Ao mesmo tempo em que essas plataformas fortalecem a presença da marca, também ajudam a construir a audiência qualificada. Isso porque elas ajudam a entender como o negócio se relaciona com o público e quem são os seus clientes.

Mais do que isso, é uma forma de saber se os hábitos de consumo, seu comportamento e suas profissões. Ao longo do tempo, a marca vai se comunicar com pessoas que realmente desejam consumir seus produtos e serviços.

Essa relação fica ainda melhor, porque a organização vai falar com as pessoas certas e no momento mais oportuno, ao contrário do que acontece com o marketing offline, que não permite saber com qual a audiência a marca está falando.

No marketing digital, um fornecedor de bem casados para batizado vai segmentar a comunicação para cada tipo de audiência, uma vez que compreende o perfil e as atividades dos usuários.

Comunicação

 

Outra vantagem que justifica a importância do marketing digital é a possibilidade de investir pouco para começar, algo essencial para os pequenos negócios.

Não é novidade para ninguém que as estratégias de Marketing Tradicional costumam ser muito mais caras, principalmente em veículos como a televisão e o rádio. Com o marketing digital, mesmo com o mínimo de investimento, os resultados são excelentes.

Além de divulgar a marca nas plataformas onde as pessoas estão presentes, a organização consegue fazer isso sem trabalhar com estratégias onerosas.

Por fim, outra grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de analisar os resultados de maneira precisa. Inclusive, fazer essa análise e o acompanhamento das estratégias é indispensável para alcançar bons resultados.

Só que para alcançar os objetivos da marca, é necessário investir nas melhores estratégias de marketing digital.

Boas práticas de Marketing Digital

Para divulgar suas soluções, uma autoescola de carteira para carro e moto pode investir em diversas estratégias de marketing digital, e entre as principais estão:

1.    Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco a produção de materiais ricos para a persona da marca para esclarecer suas dúvidas e despertar o interesse pelos produtos e serviços.

Ao longo do tempo, a companhia se torna autoridade em seu mercado de atuação e ainda garante que seus potenciais clientes avancem dentro do funil de vendas, trazendo oportunidades de negócios.

2.    Presença nas redes sociais

As redes sociais são excelentes canais de relacionamento porque as pessoas não acessam essas plataformas para comprar alguma coisa.

A marca deve pensar nelas como uma forma de mostrar que está disponível para atendimento, além de compartilhar conteúdos para gerar conversas e melhorar o relacionamento com os seguidores.

Um fabricante de caixa para tomada em perfilado 38×38 não precisa estar presente em todas as redes sociais, devendo apenas criar seus perfis naquelas em que sua audiência está presente.

3.    Co-Marketing

A ideia do co-marketing é formar parcerias que trazem benefícios para os envolvidos. Trata-se de uma estratégia em que duas ou mais organizações estabelecem uma relação de troca e beneficiam suas estratégias de marketing digital.

Co-Marketing

 

Uma das ações mais comuns é a troca de links, mais conhecida como link building, em que uma organização insere links para o blog de outra ou uma empresa produz conteúdos para a plataforma de outra.

É uma forma de favorecer o ranqueamento dos materiais na internet, além de conquistar um público que dificilmente prestaria atenção na marca.

4.    SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de otimizações para os mecanismos de busca, realizado nas páginas e nos conteúdos do site para melhorar seu ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Uma empresa de rastreamento de frotas com tecnologia gps precisa estar bem posicionada na SERP do Google porque isso traz mais oportunidades de negócios e melhora o relacionamento com o público, além de melhorar a imagem da marca.

Um dos pilares dessa estratégia é a produção de conteúdo com palavras-chave usadas pela audiência para pesquisar assuntos relacionados à empresa.

Também é importante garantir a autoridade do site, por meio de links externos e menções da companhia por outras organizações.

5.    Publicar nos stories do Instagram

Os stories do Instagram são imagens publicadas e que ficam disponíveis por 24 horas, após isso, elas só continuam disponíveis se forem colocadas como destaque no perfil.

Para um fabricante de máquina de estamparia digital têxtil, é uma ótima opção de comunicação rápida com os seguidores, além de ser possível criar publicações bem elaboradas para atrair as pessoas.

A maior vantagem dos stories é que eles chamam a atenção do público rapidamente, ao mesmo tempo em que conseguem transmitir a mensagem.

6.    Anúncios pagos

As organizações também podem criar anúncios que serão exibidos nos sites, por meio de banners em portais, links patrocinados no Google e anúncios nas redes sociais.

As estratégias pagas são uma ótima opção no marketing digital porque ajudam a trazer resultados rapidamente e facilitam a mensuração de campanhas com o objetivo de vender.

Para uma empresa especializada em fechamento de pia de cozinha em vidro é a melhor forma de aparecer bem posicionada no Google, embora a opção seja um pouco mais custosa.

Considerações finais

Investir em marketing digital é uma necessidade hoje em dia para qualquer empresa que queira se destacar, independentemente de seu segmento de atuação.

Estar na internet é uma necessidade hoje em dia, porque as pessoas estão conectadas o tempo todo e procuram tudo o que precisam nos canais da web.

Existem diversas estratégias que podem ser trabalhadas e elas correspondem muito bem aos objetivos da organização, quaisquer que sejam.