/Aprenda a criar uma decoração com plantas para seu quarto
decoração com plantas

Aprenda a criar uma decoração com plantas para seu quarto

Escolher espécies adequadas ao seu ambiente e dispô-las de forma harmônica com a decoração são algumas dicas

Decorar com plantas é uma tendência que se popularizou bastante nos últimos anos, especialmente depois que a maioria das pessoas passou a ficar mais tempo dentro de casa. Quem gosta diz que é quase um vício. Começa comprando uma samambaia para a sala e, quando vê, já tem quase uma mini-floresta.  

Faz sentido. Além de deixar os ambientes mais bonitos e cheios de vida, as plantas cumprem algumas funções, como dar mais conforto térmico e até repelir insetos. E o melhor é que elas vão bem em todos os ambientes da casa, inclusive no quarto. Dá para combinar com qualquer estilo de decoração e até com almofada tricot o jogo de cama.

Você já é pai ou mãe de planta, mas nunca tinha pensado em fazer isso também no quarto? Ou ainda não tem nenhuma espécie em casa, mas gostaria? Preste atenção nas dicas a seguir e comece essa aventura. Cuidar de plantinhas também é terapêutico e pode fazer parte da sua rotina matinal.

Escolha bem as espécies

Antes de planejar a sua decoração, no entanto, é preciso pensar nas espécies que melhor vão se adaptar às condições do seu ambiente, como a luminosidade. Assim, você garante que elas estarão sempre cheias de vida, cumprindo a função de embelezar um espaço tão importante quanto o quarto.

Dinheiro-em-penca, espada-de-são-jorge, hera, jiboia, pacová, peperômia, bromélia, pau d’água e zamioculca são alguns exemplos de plantas decorativas que se dão bem em ambientes internos, conhecidos como meia-sombra, ou seja, aqueles ambientes nos quais a luz não é direta.

Cactos e suculentas são fáceis de cuidar, mas vão precisar de sol direto, pelo menos durante uma parte do dia. As samambaias também podem ser boas opções porque são muito bonitas e dizem que até repelem más-energias, mas elas também precisam de um pouco mais de sol e de água frequente.

Espécies como hortelã, alfazema, capim-limão, sálvia e lavanda também podem ser interessantes porque têm um odor refrescante e ainda funcionam como repelentes de insetos. A jasmim dá flores lindas, tem cheirinho gostoso e também pode se adaptar bem a ambientes internos, desde que haja alguma fonte de luz por perto.

Disponha aproveitando o espaço do seu ambiente

Além da luminosidade, que vai depender da espécie, todas as plantas precisarão ser regadas — algumas mais, outras menos, mas todas. Esses fatores precisam ser considerados na hora de planejar onde colocar as plantas. Não é legal que elas fiquem, por exemplo, em cima de algum móvel que não tolera bem umidade.

Como perto das janelas provavelmente é o local com maior luminosidade do quarto, é sempre uma boa ideia colocar plantas nessa área, seja no parapeito, em pendentes ou no chão. No entanto, lembre-se de verificar a quantidade de vento, pois algumas espécies não o suportam.

Se o seu quarto é grande, é legal investir em alguns vasos maiores e, intercalando com outros médios e pequenos, criar uma esquina de plantas em algum cantinho. É legal que as plantas sejam de várias espécies e que sejam colocadas em vários níveis (algumas no chão, outras em suportes, outras numa mesinha etc.).

Para ambientes menores, as prateleiras e nichos são ótimas soluções para apoiar as plantas. Os pendentes suspensos, também. Uma prateleira logo acima da cama, fazendo as vezes de cabeceira, por exemplo, fica um charme. 

Se a sua cama tem cabeceira, também é boa ideia colocar plantas nela, até mesmo formando uma “parede verde”, com espécies como a hera ou a jiboia, com as quais você pode puxar alguns “fios” do vaso principal e entrelaçar entre alguns espaços. Se ela for rústica, como de pallet, perfeito.

Outra dica que sempre funciona bem é inserir plantas menores em vários locais do quarto. Uma na mesinha de cabeceira, outra em cima dos livros na estante, mais uma num pequeno cachepô. Escolha vasinhos que conversem com a decoração e não terá erro.