/Ano novo: dicas para desapegar, renovar e recomeçar

Ano novo: dicas para desapegar, renovar e recomeçar

Ano novo, vida nova! Confira algumas recomendações especiais e aprenda a desapegar do que não usa mais!

Mais um ano está começando e, com ele, o desejo de renovar este ciclo. Assim, no decorrer das festas e celebrações, muitas pessoas aproveitam o momento para se desapegarem daquilo que não usam mais, ou então, que não fazem mais sentido para o seu dia a dia. 

Estamos falando desde roupas até artigos decorativos, itens de lavanderia ou demais utensílios domésticos que podem acabar ocupando um espaço desnecessário dentro de nosso lar. Portanto, se a sua ideia para 2023 é fazer com que a energia flua, nada melhor do que conferir algumas dicas de desapego e que, certamente, te ajudarão a iniciar essa temporada com mais leveza e otimismo. 

Quer saber como dar o primeiro passo? A gente te ajuda! A seguir, confira algumas dicas exclusivas para praticar e atrair apenas boas energias. Vem ver!

Reserve um tempo exclusivo para essa tarefa

De nada adianta querer fazer uma faxina completa em sua casa se, no fim das contas, você não tiver tempo suficiente para analisar todos os ambientes e, realmente, desapegar do que não usa mais. Se a sua ideia é promover uma verdadeira renovação, a melhor saída é reservar algumas horas do seu dia especialmente para essa tarefa com pequenos intervalos para o descanso. 

Lembre-se de que, aqui, a pressa não é bem-vinda, ainda mais porque será preciso analisar cada item e, a partir disso, considerar a sua utilidade dentro do lar. Sabendo disso, indicamos que, além de reservar o seu momento para isso, você tenha uma certa paciência e deixe a preguiça de lado, pois só será possível fazer essa limpeza ao observar item por item. 

Uma dica boa para animar? Coloque uma música legal no espaço. Se você gostar, também é possível acender um incenso ou, quem sabe, até convidar uma amiga para te acompanhar nessa missão. 

Faça uma lista 

O primeiro passo para iniciar a sua limpeza total do lar é, sem dúvida, elaborar uma lista. Nessa relação, será preciso incluir todos os espaços que serão faxinados e, por isso, merecem atenção redobrada na hora de serem organizados. 

Inclusive, uma dica bacana é seguir este raciocínio: encontrou algo guardado e esquecido no fundo do armário por mais de seis meses? Então, significa que é o momento de passá-lo para frente. Afinal, se o artigo passou tanto tempo armazenado, não há motivos para mantê-lo guardado e ocupando espaço. 

Fora isso, procure incluir nessa listagem todos os cômodos e até aqueles nichos que, na maioria das vezes, não damos tanta atenção. Assim, você já conseguirá fazer uma faxina completa e liberar o máximo de espaço possível!

Realize uma triagem 

Ao organizar o seu armário, tanto o da cozinha quanto o de roupas, há a possibilidade de realizar uma triagem completa e, com isso, definir com mais assertividade o que deverá ser mantido ou não em sua casa. Nessa etapa, é bacana elaborar outra lista, desta vez, com os seguintes tópicos: 

  • O que eu ainda uso?; 
  • O que merece ir para a doação?; 
  • O que eu posso consertar e continuar aproveitando?; 
  • O que eu posso vender em antiquários e brechós?;
  • O que, infelizmente, deve ir para o lixo?

Apesar de parecer simples, esse truque é excelente para te auxiliar a identificar o que ainda merece ser aproveitado, ou então, aquilo que poderá ser melhor utilizado no lar de outra pessoa.

E aí, gostou de conferir essas dicas sobre como desapegar e entrar em 2023 com o pé direito? Esperamos que sim! Agora, aproveite para colocar as nossas recomendações em ação e se preparar para este novo ciclo. 

Com essa atitude, temos certeza de que a sua próxima temporada será muito mais leve e promissora. Depois, volte aqui e nos conte qual foi o resultado. Vamos adorar te conhecer melhor!