Atualmente parece que há uma urgência de fazer tudo em larga escala para que venda mais e mais. Sendo assim, o marketing antes da qualidade parece ser um fator essencial. Em um projeto, um lançamento de produto, uma prestação de serviços… Seja lá qual for o seguimento a necessidade de pensar em vender muito vem antes do quesito qualidade em boa parte das vezes.
Sonhar alto é necessário, mas não sem antes pensar nas consequências desastrosas dos efeitos colaterais causados por um produto ruim ou um serviço mal prestado
A informação acerca do cliente em relação a produtos e serviços
Os consumidores hoje em dia têm à disposição diversos canais como o Reclame Aqui para verificar a reputação de uma empresa. Tem também as avaliações no Google Meu Negócio, além das próprias Redes Sociais da empresa.
Vemos muitas vezes as montadoras de automóveis fazerem Recall por defeitos em peças, assim como diversos eletrodomésticos hoje em dia não duram nem perto do que antigamente.
No processo de automação e larga escala vamos perdendo a qualidade em tudo o que é feito, principalmente por conta da mão de obra da China ser muito barata.
O setor de serviços se difere do produto pois um atendimento diferenciado faz toda diferença, a entrega pontual, a estrutura do estabelecimento, entre diversos outros itens.
Contudo, a prestação de serviços necessita também de produtos seja lá qual for a prestação. Um salão de cabeleireiros por exemplo, depende de produtos químicos de qualidade, secadores potentes, autoclave etc. E se tiver algum problema no produto, os clientes prejudicados avaliarão a Prestação, independente do problema ter sido do produto e não necessariamente do Prestador de serviços.
A qualidade e o marketing
Primeiramente define-se a Qualidade de um Produto ou Serviço e após inúmeros testes , após o período embrionário, aí sim executa-se o Marketing para alavancar as vendas. Não que o Marketing deverá ser alinhado somente após os testes irem super bem, muito pelo contrário.
O Marketing deve ser planejado muito antes e aguardar a confirmação da qualidade. Sendo assim, a defesa é a Qualidade que dará toda a segurança para a Empresa, o Marketing é o meio de campo que unirá produção e prestação de serviços, e o setor de Vendas é o Ataque onde trará diversos ótimos resultados à empresa.
Em uma organização não pode haver um hiato entre produção, marketing e vendas. É necessário um engajamento de todos os setores a fim de que um possa entender o trabalho do outro e todos triunfarem.
A equipe de TI e Logística deve entender o papel do Pessoal de Marketing e vendas, e assim sucessivamente.
Um outro exemplo é de um Ateliê de Costuras de Ajustes de roupas cujo foco é ajustar roupas e não confeccionar. Imagine por exemplo uma costureira habilidosa fazendo a troca de zíper de calça. Ela troca o zíper com todo cuidado, a costura fica excelente, o acabamento fica impecável mas depois de pouco uso o cliente tem novamente o zíper estourado.
Adivinha quem o cliente irá culpar? A fabricante do zíper de má qualidade ou o Ateliê de Costuras que fez a troca do zíper?
Claro que todo estabelecimento tem de procurar os melhores fornecedores, e os melhores fornecedores de material nunca são os mais baratos, pode acreditar nisso.
Todavia, os fornecedores também são pressionados pela concorrência desleal da China, e sem os Prestadores de serviços saberem muitas vezes os fornecedores mudam a compra do material para outra fábrica, e só depois de algum problema com o cliente é que a Prestadora de serviços começará a entender que lá na outra ponta veio a perda da qualidade.
Se o seu ramo de Prestação de Serviços for de extrema qualidade você terá um trabalho ainda maior para fazer com que seus clientes vejam o seu diferencial e paguem por isso e não o comparem somente por PREÇO.
Na hora de fazer Consertos e Reformas de roupas de qualidade por exemplo será necessário um Ateliê de Costuras com costureiras caprichosas e uma supervisão que unirá o desejo do cliente com a entrega de roupas com qualidade.
Em qual setor de serviços você atua ? Deixe seu comentário pois ele é muito importante para nós.