/A importância de estreitar laços com Pais/Avós em tempos de Covid-19

A importância de estreitar laços com Pais/Avós em tempos de Covid-19

A covid-19 afetou e mudou diversas coisas em nossas vidas nos últimos meses e um ponto importante que não pode ser ignorado é a relação entre filhos e pais, netos e avós.

Isso porque, as pessoas mais velhas já enfrentam diversos problemas por conta da idade e neste momento é de suma importância mostrar a elas que não estão sozinhas!

E como sabemos, mesmo quando uma criança cresce e se torna adulta, ela ainda é aquele “bebê” aos olhos dos pais. Não é verdade?

Por isso, é sempre importante que filhos adultos e os netos deem mais amor e apoio a esses entes queridos, ainda mais neste período de pandemia.

É claro que os empregos e compromissos do dia a dia tendem a separar filhas e filhos adultos de seus pais, e as visitas para vê-los tornam-se menos frequentes ao longo dos anos, conforme “a vida acontece”. 

No entanto, o isolamento e a quarentena causados pelo coronavírus colocaram um novo enfoque no aumento da comunicação, como uma necessidade para a saúde emocional e mental de idosos.

E graças às tecnologias (e também ao tradicional telefone), é possível manter o contato e se comunicar com esses familiares de uma maneira fácil e acessível. Inclusive, é o que muitas casas de repouso estão fazendo!

Sendo assim, para aproveitar melhor esses momentos, separamos a seguir algumas dicas essenciais para que essa comunicação seja bem aproveitada e os laços com esse familiares sejam estreitados. Veja!

Faça perguntas como…

Como você está? 

Seja sincero quando perguntar, ouça e indague mais sobre sua resposta.

O que tem te deixado feliz ultimamente? 

Saiba onde seus pais têm obtido sua felicidade. Apenas falar sobre uma pessoa, programas de TV ou hobbies de que eles gostam já pode deixá-los muito felizes.

Quem está te fazendo companhia? 

Descubra quem são os amigos, vizinhos e cuidadores de seus pais (caso ele esteja em um lar de idosos) e, em seguida, saiba como eles se sentem a respeito deles.

Você assistiu aos filmes/show/jogos/programas? 

Acompanhe os interesses de seus pais, como jogos que eles assistem, programas de televisão que amam ou filmes que acabaram de ser lançados. Se você também compartilha desses interesses, com certeza há muito o que falar!

Você sabia que…?  

Informe seus pais sobre as novidades da família ou outras coisas interessantes que afetam suas vidas. Os pais idosos aprendem facilmente pelo boca a boca de pessoas em quem confiam.

E manter os pais em sintonia com a família faz com que se sintam ainda mais parte dela.

Além disso, se você souber de notícias importantes ou interessantes na sua comunidade ou na de seus pais, fale sobre elas. Talvez haja uma atualização meteorológica importante ou um evento divertido para ficar de olho.

Como foi a última consulta médica?  

Mantenha um relacionamento com os cuidados de saúde de seus pais. Mostre que você está preocupado e atualizado com o bem-estar deles.

O que há de novo?  

Saiba o que já está acontecendo na vida de seus pais. Peça atualizações sobre coisas que eles têm feito. Além disso…

Envie coisas como…

Fotos

Você pode apostar que seus pais irão guardar ou salvar todas as fotos que você enviar. Envie fotos por correio tradicional ou pela internet de sua vida para dar-lhes acesso a você de longe. O mesmo pode ser feito por eles.

Itens de hobby

Se seus pais têm algum hobby, envie-lhes materiais para isso. Artesanato, manuais de instrução, revistas ou até mesmo amostras de trabalho incentivam seus pais a manter o hobby em dia.

Artigos da web e/ou vídeos online

É fácil enviar por materiais por e-mail, WhatsApp ou compartilhar conteúdo nas redes sociais. 

Por isso, compartilhe artigos da web ou vídeos do seu interesse ou de seus pais. Isso porque, este pequeno gesto permite que eles saibam que você está pensando neles.

Inclusive, você pode manter conteúdos relacionados a tecnologias, pois elas avançam mais rápido do que os idosos podem aprender, portanto, dedicar um tempo para ajudar seus pais a entender um smartphone, tablet ou computador pode tornar a comunicação bem mais fácil com eles. 

Seja paciente ao apresentar a tecnologia a seus pais. Pode ter certeza que vai valer a pena!