/A importância da identidade visual para empresas

A importância da identidade visual para empresas

A importância da identidade visual é autoexplicativo. A identidade trata-se de um conjunto de características que distinguem uma pessoa, um objeto ou  neste caso, uma marca, por meio das quais é possível individualizá-la, torná-la  individual, única. 

Ter identidade é estar fortemente presente com aquilo que representa, ou procura representar, principalmente quando trata-se de causar um sentimento em outra pessoa. Todo indivíduo é provido de identidade, seja por uma numeração de  documento, por experiências e genética que formam uma personalidade ou uma identidade visual de estilo, posicionamento e modos. 

A identidade é de extrema importância por trabalhar uma personalidade, um posicionamento, no qual tendem a torná-lo único dentre o mundo, e neste caso, o mercado. Se todo indivíduo é provido de identidade, não seria diferente com empresas e marcas, uma vez que os indivíduos procuram identificar-se com o que consomem. 

As marcas são o reflexo do mercado, que por sua vez é um reflexo das  individualidades de cada pessoa, tornando-se um todo, uma sociedade. Quem  determina o que estará em tendência, em um auge de consumo e procura, é o  consumidor. 

A procura influência na demanda. Devido a isso, a identidade de uma marca está sempre com uma referência de sua própria essência enquanto  marca (uso de uma persona) e da procura do seu público-alvo, ou seja, seus consumidores. Mas, é importante conhecer as vantagens e a importância da identidade visual para uma empresa.

O que é uma identidade visual? 

A identidade visual é a junção de elementos artísticos, gráficos e visuais  que compõem visualmente a identidade que uma empresa, marca, pessoa  jurídica, entre outros, possuem. 

De forma exemplificada a identidade visual, como o próprio nome afirma, é a identidade que uma empresa terá visualmente, sendo a través de: logotipo, cores utilizadas, design definido, rótulos, embalagens, artes gráficas ou papelaria, que acompanham a empresa (cartão de visita, folder, banner, outdoor, entre outros). 

A importância da identidade visual para empresas é estar visualmente presente, está marcado enquanto uma empresa relevante e profissional para o 

consumidor, que antes mesmo de conhecer e antes de adquirir um produto ou  serviço, terá uma visão positiva inicial da marca. O primeiro contato tende a ser  o mais positivo possível, pois será o fundamental para garantir a venda.

Investir em um profissional de Design é fundamental 

Como foi afirmado anteriormente, os profissionais da área de criação artística e publicidade são os mais indicados para uma melhor performance e  resultados através da identidade visual. 

Uma identidade visual para ser criada necessita de elementos visuais, ou seja: 

  • tipografia;
  • vetores;
  • paleta de cores;
  • efeitos visuais;
  • combinações dos elementos entre si;
  • nome, slogan, rótulo;
  • embalagens, papelaria, formas, entre outros.

Para que todos esses elementos possuam além de uma coerência de  acordo com as questões técnicas da empresa em si (as respostas das perguntas citadas acima), tenham também uma concordância entre todos esses elementos e seus significados. 

Os profissionais garantem que todas as individualidades formam um todo, que formem a identidade em si. É um investimento que será  monetizado e trará resultados constantes. 

Identidade visual em PNG

A identidade visual png facilita os serviços do profissional de Designer. É importante sempre lembrar de exigir os materiais contratados em PNG, para que ajude nos trabalhos futuros envolvendo a identidade visual da empresa.

Como desenvolver a identidade visual para empresas?

Para desenvolver uma identidade de qualidade, que seja coerente,  obtenha a essência do produto/serviço, do público-alvo, da visão e missão das  empresas, e ainda seja visualmente atrativo, é necessário percorrer alguns  caminhos. 

Primeiramente é importante a contratação de profissionais da área, 

para que além de atrativo, seja feito com base em técnicas e estudos. A  importância de uma identidade visual para empresas vai além do visual e da “beleza” 

O trabalho de profissionais da área do design, marketing e publicidade será fundamental para definir as informações que são necessárias antes de  desenvolver a identidade em si. Questões como por exemplo: 

  1. Qual o nicho de  atuação da empresa?
  2. Qual ou quais o (s) produto/serviço (s) que serão oferecidos ao público?
  3. Qual a missão e os valores da empresa? 
  4. Qual o público-alvo? Possui uma persona definida? 
  5. O que pretende passar ao consumidor? 

A importância da identidade visual para empresas e principalmente seu  resultado são fruto das respostas dessas questões, que levarão a um caminho  visual e de identidade a ser desenvolvido. 

Os profissionais são os mais capacitados para desenvolver de fato uma identidade real e assim monetizar. Tudo a ser criado serão fruto dessas informações, e principalmente, da posição do público quanto a tendências.

A importância da identidade visual para empresas 

Como foi dito anteriormente, é essencial para uma empresa investir e  desenvolver uma identidade visual, a importância da identidade visual para  empresas vai além de beleza, é algo que pode determinar os resultados de todo  um investimento, que mesmo que seja “superficial”, possui influência no  consumidor. 

Influências que podem tornarem-se o único fator de compra em alguns casos. A importância da identidade visual para empresas é basicamente estar marcada e ser uma referência na mente do público.  

No mercado comercial e empresarial, cada nicho possui um vasto número de concorrentes, que tendem a investir em cada setor para atingir seu público-alvo, inclusive a identidade visual. 

Por isso é tão forte a importância da identidade visual para empresas, além de se adequar ao padrão de qualidade dos concorrentes, ainda melhora e agrega valores à imagem da empresa no mercado. 

É fácil citar empresas que possuem sua identidade visual como uma  marca registrada: Mc Donalds, Coca-Cola, Mercado Livre, Toddy, entre outros.  É fácil identificar símbolos visuais dessas marcas, não é? 

Uma identidade visual desenvolvida de maneira correta e apresentando  aspectos que atraem, conquistam, impulsionam a compra e posteriormente  garantem a volta do cliente, é um dos investimentos mais presentes no mercado  atual. 

Seja em cada detalhe de cor, vetores, desenhos, publicidade, ou outros  elementos, a identidade atrai a atenção do cliente, torna além de uma presença  do produto ou serviço, mas também uma presença marcante no subconsciente,  impulsionando o interesse em continuar sendo consumidor da empresa.

Para fidelizar os resultados e clientes da sua empresa, é relevante se  atentar em sempre manter um investimento constante em tendências que  conectam-se com sua identidade, mas ao mesmo tempo mantê-la consistente. A importância da identidade visual para empresas agrega resultados que além  de serem baseados em design, são baseados em um ciclo de venda. 

Que com  auxílio de profissionais do marketing, publicidade e design, tendem a manter a empresa sempre presente na memória e desejos dos consumidores, visualmente e através de sua qualidade. 

A identidade visual consolidada de uma empresa gera além de um produto atrativo, uma experiência de consumo mais agradável, satisfatória e prazerosa, muitas vezes apenas pela satisfação visual e por uma experiência que muitas vezes é advinda da identidade da empresa. 

Marcas que mesmo consolidadas no mercado, mantém um padrão de identidade, mas que em cima do mesmo, criam campanhas e publicidades, atraindo novos clientes e fixando-os. 

Toda empresa deve possuir uma identidade visual 

A identidade visual é praticamente uma regra, pois é de grande dificuldade uma empresa atrair clientes, impulsionar sentimentos, valores e desejos, e ainda  sim, manterem-se presentes na mente dos consumidores, sem uma identidade  visual. 

É um investimento inevitável para empreendedores e profissionais que  procuram consolidar-se no mercado. Pois além de garantir um posicionamento, é capaz de ser um extremo fator monetário e de resultados desde a curto até a longo prazo. 

Tenha grandes empresas consolidadas como uma visão, e veja que todas possuem sua identidade marcada no mercado e na mente de todo o público. A importância da identidade visual para empresas é de fato ser desde o início até garantir o auge de uma empresa. 

Conteúdo criado por Sabrina Costa, redatora na agência de marketing digital Webtrends