Você conhece a função de pagamentos pelo WhatsApp? O WhatsApp Pay é uma nova modalidade de transferência.Com ela você movimenta dinheiro por meio das conversas trocadas no aplicativo. É um tipo de ferramenta que atualmente está disponível no Brasil e na Índia.Mas possivelmente deve ser ampliada para outros países com a adesão maior ao sistema.
Veja nesse artigo as principais informações do WhatsApp Pay.Saiba também como você pode fazer uso desse sistema nas transações bancárias em seu dia-a-dia.
Como funciona a função de pagamentos pelo WhatsApp?
Para utilizar esse serviço, inicialmente você deve efetuar um cadastro com uma das instituições bancárias que estão vinculadas ao aplicativo. As transferências são realizadas sem qualquer tipo de taxa adicional. Além disso, elas permitem que o usuário acompanhe em tempo real o status de suas transferências com o uso do aplicativo.
Essa funcionalidade é baseada no sistema Facebook Pay.Ele conta com a autorização do Banco Central para operar em território brasileiro. Por aqui, esse método é operado pela Cielo.
Por enquanto, o sistema permite que apenas Pessoas Físicas (PF) realizem o procedimento. As transferências podem ser efetuadas 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.
Limites de transação do WhatsApp Pay
Assim como em qualquer instituição bancária, existem limites para transferências realizadas por meio do WhatsApp. Assim, o usuário pode enviar o máximo de R$ 1 mil e receber até 20 transações por dia (ou então o equivalente a R$ 5 mil por mês). Além desses limites, é possível que outros patamares individuais sejam fixados pelos bancos. Fique atento:no momento em que esse limite é atingido, o app bloqueia qualquer operação.
Tutorial de como utilizar a função de pagamentos pelo WhatsApp
Antes de utilizar essa modalidade pela primeira vez, você deve configurar o WhatsApp Pay através do próprio sistema. Veja como fazer isso a seguir:
- Acesse o WhatsApp e entre na opção de “Configurações”, a partir do menu dos três pontinhos situado no canto superior esquerdo da tela;
- Agora, pressione no ícone onde está escrito “Pagamento”;
- Nesse campo, você deve colocar o valor que deseja transferir e continue com o procedimento;
- Nesse segmento, o aplicativo vai abrir uma página do Facebook Pay com os termos de uso do serviço. Confirme e siga adiante;
- O sistema vai solicitar que seja criado um PIN. Após, preencha seus dados pessoais, com seu nome completo e as informações de CPF;
- 6.Finalmente, adicione um cartão da instituição bancária que pretende usar, validando a verificação e confirmação.
- Pronto! A partir de agora o WhatsApp Pay estará liberado para o usuário fazer transferências.
Lembre-se de que para fazer as mesmas operações futuramente, será necessário apenas colocar o valor e inserir o PIN. Assim que qualquer pagamento for finalizado, o progresso da transação vai constar como “Efetuado”.
Bancos e cartões aceitos pelo WhatsApp Pay
Veja a seguir a relação de cartões aceitos pela administradora do sistema:
* Banco do Brasil: Visa;
* Banco Inter: Mastercard;
* Bradesco: Visa;
* Itaú: Mastercard;
* Mercado Pago: Visa;
* Neon: Visa;
* Next: Visa;
* Nubank: Mastercard;
* Santander: Mastercard;
* Sicredi: Mastercard e Visa;
* Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.