/8 estratégias comprovadas de marketing para pequenas e médias empresas que funcionarão para você

8 estratégias comprovadas de marketing para pequenas e médias empresas que funcionarão para você

1.Definindo uma meta e um orçamento

Para comercializar corretamente seus negócios, você precisa definir uma meta. Qual é a sua visão e fim de jogo para o seu negócio? A principal estratégia de marketing para pequenas e médias empresas é definir a meta certa e um orçamento razoável.

O que você realmente quer que aconteça? Você deseja expandir o alcance da sua empresa ou deseja fortalecer sua presença no mercado local? Deseja que as pessoas tomem consciência da sua marca?

Todos esses são objetivos válidos, é claro. Mas, ao definir a meta ou metas que deseja atingir, você também precisa pensar em seu orçamento. Seu orçamento precisa estar sincronizado com quais são seus objetivos. Ao mesmo tempo, precisa ser realista e prático.

O problema é que seus objetivos não serão rebaixados para apenas um ou dois. É provável que você tenha vários. Para evitar confusão e facilitar o rastreamento de seu crescimento, você deve priorizar seus objetivos. Qual objetivo corresponde à sua necessidade mais premente? Identifique isso e foque nele primeiro. Depois, você pode focar nos objetivos de longo prazo que considera mais importantes para os seus negócios.

  1. Maximize as ofertas locais do Google

Você também pode aproveitar as ofertas locais do Google. Como o Google é o maior mecanismo de pesquisa disponível, ele pode definitivamente oferecer muito para pequenas e médias empresas. Ter uma presença on-line é um grande impulso para qualquer SMB, que quase sempre é uma empresa local. De fato, quando você compara uma empresa encontrada on-line com uma que não é, a empresa encontrada on-line crescerá 40% mais rapidamente.

Isso torna uma conta do Google Meu Negócio indispensável para uma SMB. Para uma empresa local voltada para clientes locais, essa é uma ferramenta poderosa. Por ter uma conta do Google Meu Negócio, você pode se encarregar das informações sobre sua empresa. Isso inclui endereço, número de telefone, site e horário de funcionamento.

O Google Meu negócio também é o melhor lugar para você combinar todas as suas plataformas do Google, incluindo comentários do Google, perfil do Google Maps e muito mais. Por ter uma conta do Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais credível e mais visível para os consumidores.

  1. Escolha os principais canais de mídia social para se concentrar

Você pode ter lido em algum lugar que ter uma conta em todos os canais de mídia social é o caminho a percorrer. Você tem o orçamento para isso e sabe que seu mercado-alvo existe em todas as plataformas de mídia social, vá em frente! 

No entanto, se você é um SMB e tem pouco pessoal, talvez não consiga acompanhar todos os seus canais de mídia social o tempo todo. Escolher apenas um a três canais de mídia social para focar parece ser a escolha mais sábia.

Comece analisando sua presença geral nas mídias sociais. Qual dos canais apresenta o maior número de compromissos? Essa deve ser sua pista sobre qual canal você precisa escolher.

Depois de fazer sua escolha, você poderá voltar a olhar para as possíveis ferramentas que você pode usar para obter ajuda . Por exemplo, convém que outra pessoa se encarregue de agendar suas postagens de mídia social para você. O Hootsuite é sua melhor ferramenta para isso. Ou talvez você queira monitorar as palavras-chave que você usa. Então Menção é a ferramenta a ser usada.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é útil para obter resultados a longo prazo. Portanto, se você tem uma visão de longo prazo para seus negócios, essa é a estratégia de marketing SMB perfeita para você. Você precisa entender que é um processo no qual você precisa criar conteúdo que seja

  • Valioso
  • Relevante
  • Consistente

Depois de criar um ótimo conteúdo, você precisará distribuí-lo ao seu público-alvo com a intenção de gerar vendas. Observe que o marketing de conteúdo não se limita ao conteúdo escrito ou postagens do blog. Pode incluir vários tipos diferentes de conteúdo, como vídeos, podcasts e muito mais.

Lembre-se de que você precisará ter um amplo suprimento de tempo e paciência ao optar por seguir essa estratégia. Também será melhor se você tiver alguns recursos extras alocados apenas para garantir que você evite produzir conteúdo inferior.

Alocar dinheiro para cobrir designers gráficos profissionais etc. pode ajudar a evitar desperdício de tempo e orçamento. Você não quer acabar com um conteúdo ruim, porque isso só afastará os clientes em vez de atraí-los.

Por falar em produzir conteúdo, um dos melhores tipos de conteúdo em que você deve investir são os vídeos. De empresas pequenas a estabelecidas, os vídeos podem levar seu marketing de conteúdo para o próximo nível. De fato, o HubSpot compartilhou que 50% dos usuários exigem mais vídeos da marca que seguem.

Além disso, o melhor desses vídeos é o fato de que você pode compartilhá-los e promovê-los em várias plataformas de mídia social.

  1. Marketing de email

O email marketing é outra ótima estratégia de marketing para pequenas e médias empresas que ajuda a estabelecer uma conexão com seu público-alvo. Ou mesmo além dessa conexão, o marketing por email é melhor usado para criar lealdade. A oportunidade perfeita para fazer isso é quando seus clientes enviam seus endereços de email.

O fato de eles fornecerem seus endereços de e-mail abre a porta para você enviar notificações a eles. Observe que essas devem ser notificações de eventos e vendas. Além das notificações, você também pode optar por enviar boletins. Um boletim semanal ou quinzenal fará o trabalho para você.

Uma empresa que gasta tempo e esforço para se conectar com seus clientes tem mais chances de criar lealdade e engajamento. Apenas alguns lembretes:

  • Verifique se seus esforços de marketing por email são compatíveis com dispositivos móveis. Mais e mais pessoas estão verificando seus e-mails em seus telefones, então essa é uma boa jogada.
  • Use otimização de email. Isso significa que você precisa continuar testando linhas de assunto, modelos de criativos, hora do dia, hora da semana e muito mais.
  1. Blogging

Você pode pensar nos blogs como uma saída criativa. Muitas pessoas fazem isso por pura diversão, mas também é útil para expor e comercializar a marca. Inicie um blog da empresa onde você possa mostrar o quão bom é o seu produto ou serviço. Explique como funciona e mostre que você conhece bem o seu setor.

Um blog também é um ótimo lugar para fazer anúncios. Você pode dizer ao seu público se a sua empresa atingiu um marco ou está prestes a atingir um. É também o melhor lugar para anunciar projetos futuros e concluídos, juntamente com sua visão para o futuro.

Preencha seu blog com informações úteis que também atraem o interesse e a atenção do seu público. Além de garantir que você forneça apenas conteúdo de qualidade, você também precisa ser consistente. Ajudará seu público se eles souberem quando podem esperar uma nova postagem no seu blog.

Se você publicar uma nova postagem de blog pelo menos uma vez por semana, será uma ótima maneira de manter seu público informado e conectado ao que você está fazendo.

  1. Compartilhe o que você sabe

Compartilhar é se importar. Se você é uma empresa de pequeno e médio porte e deseja se conectar com pessoas, pode compartilhar o que sabe. Pense nisso. Em que área de conhecimento ou área de especialização você é melhor do que quase todo mundo ou pelo menos na maioria das pessoas?

Como você é um negócio, é provável que seja um especialista no setor ao qual pertence. Você pode compartilhar partes do seu formidável conhecimento e ajudar as pessoas com informações valiosas.

Como você escolhe o que vai compartilhar? O que você está procurando especificamente? Talvez você possa começar com o que as pessoas do seu setor estão falando. Quanto ao formato, você tem muitas opções.

Você pode compartilhar o que sabe através do seguinte:

  • Webinars
  • Tutoriais do YouTube
  • Conferências locais

Pesquise detalhes como requisitos técnicos e como você promoverá o que deseja compartilhar.

  1. SEO

SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa e pode ser um grande trunfo para sua estratégia de marketing para pequenas e médias empresas. O SEO ajuda seu site a ser classificado no Google para determinadas palavras-chave. Palavras-chave são as palavras e frases que as pessoas pesquisam no Google. Por exemplo, se você digitar uma empresa de marketing de mídia social no Google, o LYFE Marketing é o primeiro resultado orgânico (não pago) a aparecer. Esse é o resultado de realizarmos SEO para nós mesmos (e fazemos o mesmo para nossos clientes também!).

Embora o SEO seja uma estratégia de longo prazo, é bom para pequenas e médias empresas que precisam começar a se estabelecer em seu setor. Quando alguém pesquisa algo relevante no Google para o seu produto ou serviço, você deseja que seu site seja exibido! 

Também é ótimo para pequenas e médias empresas com um orçamento de publicidade limitado, porque você pode otimizar seu site de forma competitiva pelos concorrentes que gastam mais para vencê-los nos rankings orgânicos! Além disso, os consumidores geralmente confiam nos primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa orgânica no Google, mas o Google os classifica primeiro. Então, imagine que a confiança será automaticamente associada à sua marca e negócios!