/5 profissões para trabalhar em casa

5 profissões para trabalhar em casa

A pandemia do novo coronavírus foi a responsável por popularizar o home office no Brasil e em outros países do mundo. Ao mesmo tempo, foi responsável por causar um crescimento muito grande no nível de desemprego no país. Portanto, se você quer ter um emprego nessa época, é importante aprender quais as profissões para trabalhar em casa.

Segundo o IBGE, foram 7,2 milhões de postos de empregos perdidos por causa da pandemia. A maior parte deles são de cargos que não poderiam ser ajustados para que suas atividades fossem feitas de casa. Desse modo, os negócios acabaram fechando e essas pessoas foram demitidas. Portanto, é importante aprender quais são as profissões para trabalhar em casa de modo a conseguir um novo emprego nesse momento.

Quer saber quais são essas profissões para trabalhar em casa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

1. Publicitário é uma das profissões para trabalhar em casa

Uma das profissões mais populares dos últimos anos e com a adaptação mais fácil para trabalhar em casa é a de publicitário. Isso é especialmente verdade quando se fala em uma agência de marketing digital, por exemplo.

Afinal, o marketing digital consiste em executar uma série de tarefas pela Internet. É claro que é importante ter uma equipe trabalhando em conjunto no mesmo lugar, mas também é possível executar as funções em reuniões pelo Skype e outros aplicativos sem perdas de produtividade.

Na verdade, há até a possibilidade de se ganhar mais resultados positivos pois o teletrabalho permite que uma agência possa reunir os melhores talentos do país, independentemente de onde estejam localizados. Afinal, o trabalho será feito pela Internet mesmo. 

Desse modo, estudar Marketing Digital pode ser uma das melhores maneiras de conseguir um trabalho nessa pandemia, nem que seja como freelancer para alguma agência.

2. Contador é um dos cargos que pode ser feito longe do escritório

Outra profissão que pode ser feita de casa sem grandes prejuízos é a de contador. Afinal, atualmente a contabilidade é quase toda feita com ferramentas digitais e envolve documentos digitalizados e não mais físicos.

Por exemplo, um contador deve usar softwares para a emissão automatizada de notas fiscais, bem como tratar todos os dados da empresa em documentos digitalizados que são enviados para um sistema online da Receita Federal.

Na prática, isso pode ser feito de qualquer lugar e não há grandes perdas de produtividade ao trabalhar de casa. Até mesmo reuniões podem ser feitas por videochamadas.

3. Advogado é uma profissão que pode ser feita à distância

Quem também não perdeu muito nessa pandemia foram os advogados. Os tribunais e cartórios permanecem abertos, mas a maioria trabalha digitalmente apenas. Assim, é possível tocar todos os processos de casa, com mais conforto e tranquilidade, protegidos do vírus.

Na prática, uma das profissões que teve melhor adaptação para trabalhar de casa foi a de advogados. É possível atender os clientes pelas videochamadas, receber os honorários por transferência, digitalizar as petições, enviar tudo online e até fazer audiências pelo Skype ou outros aplicativos.

É claro que, no entanto, não é fácil entrar na área. É preciso de uma faculdade de Direito e ser aprovado no exame da OAB. No entanto, é um bom elemento a considerar para o futuro, quando o teletrabalho será ainda mais comum.

4. Dropshipper é um cargo que pode ser feito de casa sem problema

Você já ouviu falar em Dropshipping? É possível que sim, mas talvez não com esse nome. Dropshipping é uma maneira nova de vender pela Internet. Basicamente, os vendedores devem tentar vender os produtos que outra loja deverá entregar.

Por exemplo, a Magazine Luiza e a Amazon contam com sistemas de dropshipping bem robustos. Os dropshippers, que trabalham por conta própria, precisam fazer anúncios online e tentar vender os produtos e recebem uma comissão por cada venda fechada.

Na prática, é uma forma de empreender e trabalhar com vendas mesmo sem precisar de estoque ou uma estrutura de e-commerce para isso.

5. Tradutor é uma das profissões para trabalhar em casa

Por fim, uma área que tem uma demanda considerável de trabalho e sempre trabalhou tradicionalmente de casa foram os tradutores. Normalmente, o dia a dia de um tradutor consiste em receber os textos originais que devem ser traduzidos com algumas referências, fazer a tradução, revisar o material e checar algumas vezes antes de enviar para o cliente.

Dessa forma, tendo um computador e experiência na área, além de conhecimento aprofundado em um idioma, é possível trabalhar facilmente nesse tipo de segmento.

Pronto! Agora você já sabe quais as principais profissões para trabalhar em casa. Claro que nem sempre é fácil conseguir trabalhar nesses cargos, já que muitos deles exigem alguns conhecimentos específicos. No entanto, com alguns cursos online é possível estudar e adquirir esses conhecimentos, de modo a conseguir as principais vagas no mercado nessas áreas.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!