Junto com peças como tapetes, cortinas e até plantas, as almofadas podem ser usadas como ótimos itens de decoração. Aliás são itens muito versáteis, elas são capazes de dar ao ambiente um ar aconchegante e sofisticado. Usando os materiais, cores e formatos corretos para o cômodo, as almofadas podem ser verdadeiros curingas, fazendo a diferença na decoração.
Seja para sua casa, para o seu negócio ou mesmo para qualquer tipo de evento, sempre há a almofada certa para a ocasião. Tenha em mente que há muitas maneiras de usar almofadas na decoração, por isso o céu é o limite da sua criatividade.
Para te ajudar a conhecer ou pensar nas melhores maneiras de usar almofadas quer em casas, quer em empresas e eventos de modo sofisticado, continue lendo este artigo. Aqui iremos explorar ideias interessantes, possibilidades criativas, técnicas e dicas de uso das almofadas em diferentes ambientes para conseguir sempre o melhor resultado.
Pense no seu objetivo
Antes de começar a explorar o uso das almofadas em diferentes ambientes, pense na ideia de decoração para aquele espaço. Sua intenção é tornar ele mais aconchegante e sofisticado. Mas além disso, qual é o propósito do ambiente?
Se seu interesse for usar almofadas na decoração de espaços infantis, talvez seja uma boa ideia abusar de diferentes cores e texturas. Se estiver decorando um espaço mais formal para um evento sofisticado, usar tecidos como o cetim podem ser uma boa ideia.
Seja como for, tenha em mente seus planos para o cômodo ou espaço antes de começar a pensar nas almofadas que vai usar.
1 – Tom sobre tom ou cores contrastantes
Essa pode parecer uma dica simples, mas é muito poderosa. Se as almofadas ficam posicionadas sobre um tapete, sofá ou outro móvel semelhante, atente-se às cores. Caso o ambiente deva ser mais alegre, talvez usar cores com mais contraste sejam uma boa ideia.
Imagine um tapete azul com almofadas vermelhas. Pode parecer ótimo e muito vibrante em um espaço para crianças, por exemplo, mas provavelmente não será adequado em um escritório de negócios. Por isso, para ambientes mais formais, busque explorar paletas de cores semelhantes.
Um sofá marrom com almofadas em tons pastel pode ser uma combinação mais harmoniosa para um ambiente mais sóbrio. Se o evento já tiver uma paleta definida seu trabalho ficará ainda mais fácil. Nesse caso, preocupe-se com os formatos e tamanhos.
2 – Almofadas lisas ou felpudas
Outro modo de demonstrar sofisticação na escolha das almofadas é selecionar bem a textura. Dessa forma, ambientes que pretendem ter uma atmosfera mais clean devem receber almofadas com forros de texturas mais lisas. Elas trazem um toque de elegância e aconchego sem comprometer a seriedade do espaço.
Já ambientes mais despojados e alegres podem usar até mesmo as almofadas com franjas e lantejoulas. Além disso, as felpudas ajudarão a dar um ar de aconchego no seu espaço. Considere seu objetivo e escolha com sabedoria!
3 – Pequenas, médias, grandes e gigantes!
Sim, haverá sempre uma almofada do tamanho do seu gosto. Aqui é bom ter em mente que as peças maiores encaixam-se mais em ambientes que buscam ser aconchegantes e relaxantes, sem muito compromisso com a finesse. Todavia, as almofadas menores podem ser mais bem vistas no ambiente corporativo, em eventos finos ou lojas mais sofisticadas.
Junto ao tamanho considere o material de forro. Além de ser liso ou felpudo, ele também pode ser brilhante ou fosco. Enquanto um escritório de advocacia pode se beneficiar de almofadas pequenas, lisas e foscas, o foyer de um casamento ou formatura receberá melhor aquelas brilhantes.
4 – Almofadas com estampas!
O usar nas estampas é para os corajosos. Além das almofadas de cor única, as estampadas podem ser uma mão na roda na hora de tornar seu espaço mais sofisticado. Tente sempre combinar a estampa com as linhas do design aplicado ao redor. Se trabalhar com linhas e formas geométricas, busque estampas com esses elementos.
Para os designs mais curvos, aposte em estampas com círculos, ondas e formas menos retas. Atente-se para que os tons das estampas sigam os critérios anteriores com relação à paleta de cores do ambiente.
5 – Ouse, misture e combine!
Quando o assunto é decoração e sofisticação, a criatividade e ousadia contam muito. Por isso não tenha medo de experimentar. Tente misturar diferentes tipos de estampas e cores e perceba se o resultado te agrada.
Na hora de organizar as almofadas você pode colocá-las lado a lado, inclinadas, dispersas no espaço, sobre o sofá ou tapete. O número de almofadas deve ser proporcional às dimensões do espaço, evitando deixá-lo entulhado de coisa. Muitas cores fortes em grande quantidade podem se tornar um problema de poluição visual, por isso experimente bastante, mas vá com calma. Seguindo essas dicas você poderá usar almofadas em diferentes ambientes e eventos com muita sofisticação.