/Qualidade de vida: veja benefícios de morar no campo
campo

Qualidade de vida: veja benefícios de morar no campo

Menos poluição, menos trânsito, custos menores. Saiba tudo sobre a vida no campo

São inúmeras as vantagens de ter uma casa no interior. Já foi comprovado pela ciência que entrar em contato com a natureza é ótimo para a saúde, não só física como mental.

No entanto, essa não é a única vantagem. Ao optar por esse estilo de moradia, também entram na conta diversos outros ganhos, como uma alimentação mais saudável, a possibilidade de realizar exercícios ao ar livre, dentre outras.

Com a popularização do home office e do fim da obrigação de frequentar o escritório todos os dias da semana em algumas empresas, fica ainda mais fácil usufruir de todas essas delícias, pois você pode morar em qualquer lugar sem perder nenhuma delas.

Continue a leitura para descobrir ainda mais sobre esse tema.

1.  Silêncio

Ninguém gosta de ficar horas preso no trânsito, não é mesmo? Essa é a realidade das grandes cidades. Algumas pessoas chegam a perder horas no trânsito do trabalho até em casa.

Mas nesse quesito, uma casa do interior passa muito longe. É comum as ruas serem muito tranquilas e longe da correria e dos engarrafamentos.

Além disso, o barulho de buzinas ou de vizinhos é praticamente inexistente. As cidades menores costumam ser muito silenciosas e as residências geralmente ficam longe de locais barulhentos, como bares e festas.

Além da reduzida poluição sonora e visual, outro grande benefício é a privacidade, pois entre as casas não há proximidade com outros moradores a ponto de invadir a intimidade.

2.  Custo de vida mais baixo

O custo de vida em uma casa localizada no interior é muito mais em conta do que em outras regiões. Isso acontece porque longe das grandes concorrências, é comum encontrar imóveis maiores e mais baratos.

Além de menor tempo no trânsito, o gasto com deslocamento é muito menor, e dependendo da região, é possível utilizar formas alternativas de meio de transporte, como a bicicleta.

Outra questão é a alimentação, que se torna muito mais saudável e acessível. O contato com alimentos mais naturais e orgânicos é maior, porque existe uma maior proximidade com os pequenos produtores. Também é possível plantar seu próprio alimento e acompanhar de perto o desenvolvimento dele.

3.  Maior contato com a natureza

Morar em uma região interiorana geralmente coloca à disposição muito espaço ao ar livre disponível. Para aproveitá-lo, é possível praticar exercícios, tornando o ato muito mais prazeroso do que em uma academia fechada, por exemplo.

Além disso, é um ótimo lugar para crianças, pois elas podem realizar atividades como andar de bicicleta, patinete, patins e muitas outras brincadeiras.

Mas não são só as crianças que se beneficiam do espaço ao ar livre. É possível realizar caminhadas ou corridas e até mesmo andar a cavalo.

O contato com a natureza possibilita experiências únicas, como a convivência com animais que não são encontrados na cidade, oferecendo uma verdadeira experiência de liberdade.

4.  Menos índice de violência

Já imaginou um lugar tranquilo para brincar livremente? Essa é a vida no campo. O ritmo de vida perfeito para quem tem filhos e deseja que eles cresçam em um ambiente livre de estresse e riscos minimizados.

Por ser um lugar menor, existe um contato mais cordial com os vizinhos, que partilham das mesmas vivências de natureza e tranquilidade.

Essa cordialidade está bem distante da competição das grandes cidades, onde a cordialidade é mais rara entre moradores do mesmo lugar.

5.  Menos poluição

As cidades no interior costumam passar bem longe da poluição. Isso acontece porque a circulação de pessoas é muito menor, ou seja, os carros sujam muito menos o ar.

Com o ar mais limpo, diminui-se a possibilidade de ter doenças respiratórias e vive-se de uma maneira muito mais saudável.

Além disso, existem comunidades mais ecológicas para se morar, de modo que elas têm maior cuidado com o lixo que geralmente passa por composteiras e reciclagem.