Estamos quase chegando na metade de 2020 e, se antes o cenário era sólido para algumas carreiras, tudo mudou depois de toda essa crise causada pela necessidade de isolamento como método de prevenção ao coronavírus (COVID-19).
Mas, uma coisa não mudou. Podemos dizer que quem apostava no digital, saiu ganhando – e tende a continuar se destacando ao longo deste ano.
A proposta de investir em estratégias digitais e multiplataformas não é nenhuma novidade pra ninguém, mas nunca foi tão necessário atingir seu público e conquistar novos consumidores usando a rede virtual!
Os desafios de explorar o meio tecnológico em ação digital não são impossíveis, mas para isso você vai precisar ter boa comunicação, visão estratégica, senso de dono, perfil inovador e dominar o inglês.
Essas competências são extremamente necessárias para quem quer se dar bem em 2020!
Por que investir no digital?
O mercado digital, falando desde as e-commerce até o próprio marketing, é muito amplo e tem espaço para todos os segmentos. Pensando nisso, é uma excelente maneira de crescer e ter contato direto com os consumidores
E, para melhorar, isso não serve só para este ano, já que todo esforço e investimento em mídias digitais tem excelente retorno independente de qualquer situação ou época do ano! O segredo é ter noção e sabedoria para investir de maneira correta/qualificada.
De nada adianta investir somente em anúncios sem fortalecer as estratégias orgânicas. As redes sociais também não vão se manter sozinhas sem um site bem estruturado, sem uma assistência competente ou sem divulgação nos buscadores mais acessados do mundo! Ou seja, uma coisa depende da outra.
E quanto aos outros segmentos?
Com a pandemia, outras profissões também ganharam destaque, como por exemplo: médicos, enfermeiros (e todos os cargos que formam equipe de enfermagem), farmacêuticos, técnicos de laboratório, psicólogos, repositor de mercadorias, motoboys e atendentes (telemarketing).
Esse levantamento foi feito com base nas vagas de emprego anunciadas nas últimas semanas.
Isso indica que, mesmo com demissões em massa, congelamento de vagas e reduções de salários, ainda existem possibilidades de contratações – principalmente para cargos estratégicos.
É claro que os processos seletivos tendem a acontecer de forma 100% remota!
Ao analisar tudo isso, percebe-se que a quarentena mudou o cenário mundial em vários sentidos. Nós nunca mais seremos os mesmos quando tudo isso acabar. Estamos nos adaptando, aprendendo e crescendo ao mesmo tempo.
O espaço para a liberdade criativa em encontrar meios de se manter teve de ser muito explorado! Contudo, podemos afirmar que tudo vai mudar daqui pra frente.
Como me preparar para o mercado enquanto estou de quarentena para não ficar em desvantagem?
Se você está com tempo livre e já não sabe mais o que fazer, saiba que chegou a hora de investir em você!
Procure por treinamentos em recolocação profissional, coachings que te ajudem a ter a postura adequada em entrevistas, profissionais especialistas para mudar seu currículo, cursos gratuitos da sua área, aulas online para aprender um novo idioma etc.
Não vale a pena ficar matando tempo só com besteira. Crie uma rotina de estudos, revise seu portfólio, faça contato com as pessoas da sua lista de networking e absorva tudo o que esse momento pode te trazer de bom!
Independente da área que você atua, seja de algum dos setores favorecidos com o coronavírus ou não, nunca é vantagem ficar sem fazer nada. Esteja preparado e sempre um passo à frente dos que só esperam!