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Trabalhar com moda: profissões e benefícios

Você já pensou em trabalhar com moda? Se você gosta do assunto, provavelmente já. Existem muitas muitas oportunidades para  quem quer seguir carreira nessa área tão glamourosa e influente.

Quando se fala em trabalhar com moda, um erro muito comum é achar que a única opção seria trabalhar como estilista, como aqueles de grifes famosas. Mas a verdade é que o mercado da moda é muito mais que isso. Existem diversas áreas de atuação que vão desde a criação, confecção, idealização, divulgação até o processo de venda (que pode ocorrer de várias maneiras).

Nesse artigo queremos falar um pouco sobre o mercado da moda, as oportunidades e vantagens para quem quer seguir por esse caminho.

O mercado da moda está em alta?

Sempre esteve e ainda está! Essa área movimenta bilhões todo ano, no mundo todo. E no Brasil não é diferente, mesmo em momentos de incerteza econômica, esse setor sempre se mantém aquecido e em constante desenvolvimento.

Existem alguns fatores que explicam o enorme potencial dessa área e como ela ainda está crescendo:

  • Crescimento das redes sociais, que possibilitaram um maior alcance das marcas
  • Comércio eletrônico
  • Influenciadores digitais expandindo idéias e tendências de moda
  • Facilidade em abrir um negócio próprio, local ou pela internet

Veja que todos esses fatores estão relacionados à internet e o seu potencial de reduzir distâncias e atrair os mais variados tipos de públicos.

Outro ponto muito importante que mostra o quanto a moda é inovadora e abrangente é que hoje ela é mais democrática. Se há décadas atrás o foco era em uma classe com maior poder aquisitivo, hoje em dia as tendências e vestimentas são criadas pensando em todas as classes sociais. E não só isso: hoje existe a preocupação com tamanhos e perfis, como se nota no enorme sucesso da moda plus size.

O que é preciso para trabalhar com moda?

Para iniciar uma carreira nesse mercado tão atrativo, algumas características pessoais são bastante desejadas como criatividade, originalidade, noção de tendências e negócios. Por se tratar de um setor que atua com criação e inovação, existe um certo nível de exigência.

Vale ressaltar também que tais características são desejáveis em um mercado que existe muita concorrência e uma competitividade cada vez maior. Dessa forma, quem tem interesse em trabalhar nessa área, deve se capacitar com cursos de graduação e de especialização.

Estudar e se qualificar como sempre é a base para conseguir melhores oportunidades, independente de ser a procura pelo primeiro emprego ou uma mudança de carreira.

E no mercado da moda não é diferente. É importante sempre se atualizar pois é uma área muito dinâmica e com novidades constantes. Uma boa dica é se manter atualizada acompanhando grandes portais e especialistas no assunto.

Assim, diplomas de graduação, cursos de especialização e atualização constante vão fazer toda a diferença se você quiser ser uma profissional de moda.

Profissões para trabalhar dentro da moda

Veja quais profissões existem dentro desse mercado:

Fashion Designer

Conhecido também como Estilista, é esse profissional quem vai trabalhar na criação das peças, desenhando e desenvolvendo os mais variados tipos de acessórios e coleções completas.

Como o Fashion Designer acompanha todo o processo de confecção da roupa, ele precisa ter conhecimento de diversas áreas da moda, além de estar sempre atualizado.

Direção de Arte

O profissional desse setor dá a cara para uma nova coleção, selecionando e decidindo as maneiras como as peças serão exibidas ao público. É ele quem vai organizar campanhas, catálogos, eventos e até mesmo desfiles.

Gestor de Produção

Esse profissional gerencia as operações relacionadas à produção das roupas. É ele quem vai tirar a ideia do estilista do papel e transformar em algo real, orientando toda a equipe de produção, costureiras e tudo envolvido no processo. É preciso ter um extenso conhecimento sobre tecidos e cortes.

Comprador de Marca

É um profissional especialista em selecionar e comprar itens que se enquadrem na marca e podem ser usados na confecção das peças, como um vestido, camisetas ou até um zíper solicitado pelo cliente. Ele precisa estar sempre em contato com fornecedores e visitar feiras de moda, sempre atento às novidades e ao público da marca. Para atuar nessa área é preciso ter graduação em moda ou administração.

Coolhunter

Essa sem dúvidas é uma das carreiras de mais peso no mundo da moda. Esse profissional atua de forma estratégica, analisando as tendências e direcionando todo o negócio. Ele é responsável por elaborar pesquisas e análises de comportamento para entender as novas tendências e elaborar estratégias com foco na inovação dos produtos.

Consultor de imagem

Esse profissional presta consultoria de imagem pessoal e profissional para quem deseja se vestir melhor, seja para uma mudança de visual ou melhorar a imagem no trabalho por exemplo. O consultor auxilia o cliente a criar um estilo próprio, aproveitando suas características como aparência física e linguagem corporal.

Consultores de carreira ficaram populares especialmente após programas de TV como o Esquadrão da Moda.

Fotógrafo de Moda

Esse profissional faz mais do que apenas clicar modelos. Ele precisa ter conhecimento técnico de fotografia como iluminação, composição de imagem, pose, senso estético e um ótimo relacionamento com a marca. É preciso ainda ser especialista em softwares de tratamento de imagem.

Visual Merchandising

É ele quem define a identidade visual da loja, desde a disposição das vitrines e interior da loja para que o cliente se sinta confortável e bem atendido no momento da compra. Seu trabalho deve estar em sintonia com a proposta da marca e da coleção.

Engenheiro Têxtil

Esse profissional participa da pré-produção de uma coleção. É ele quem escolhe o melhor tecido para a confecção das peças criadas pelo estilista, assim como analisa a durabilidade e gramatura delas. O engenheiro têxtil pode inclusive elaborar o próprio fio a ser usado.

Assessoria de Imprensa

É a pessoa que faz o trabalho de marketing da marca, além de ser a conexão entre a marca e a imprensa. O Assessor de Imprensa necessita ter conhecimento de estratégias de marketing e saber atuar bem em todas as mídias, planejando as campanhas de publicidade de acordo com o objetivo da marca.

Quer trabalhar com moda?

Como você viu existem diversas profissões dentro dessa área. Se você quer trabalhar em uma delas, é preciso buscar as qualificações necessárias. Muitas faculdades disponibilizam graduações na área da moda. Vale a pena pesquisar na sua região e encontrar o local mais próximo para iniciar os estudos nessa área tão glamourosa e atrativa.