/Entenda como o tempero fumaça em pó está revolucionando a indústria alimentícia!
tempero fumaça em pó

Entenda como o tempero fumaça em pó está revolucionando a indústria alimentícia!

Um dos sabores mais marcantes da culinária é o sabor defumado. Esse sabor é na verdade o produto do estímulo de diversos sentidos. Entretanto, não é fácil conseguir explorar esse sabor. Felizmente, com o auxílio do tempero fumaça em pó, as empresas produtoras de alimentos têm revolucionado o mercado de produtos defumados.

A fumaça em pó é um tempero que é originado da fumaça líquida encontrada em muitos supermercados e seu uso traz os mesmos resultados que as carnes defumadas oferecem para os consumidores.

Indústrias alimentícias já testaram esses alimentos e chegaram à conclusão de que o sabor, a cor e até mesmo o aroma que a fumaça em pó exala na produção de carnes é o mesmo que o da carne que passa por defumação natural.

Muito utilizado em carnes assadas e grelhadas, esse tempero é muito usado por empresas que produzem alimentos gourmet, ou seja, a qualidade é tanta que os alimentos são considerados de nível superior.

Fumaça em pó só pode ser usada em carnes?

Mas, ao contrário do que alguns pensam, não é só a carne que pode ser defumada, apesar de que os sabores e os aromas são muito mais evidentes na preparação desses alimentos, mas, podemos encontrar outros tipos de alimentos que combinam bem com a fumaça em pó.

Esse tempero pode ser usado no preparo de legumes em panelas, de peixes assados, entre outros alimentos que podem passar pelo processo de forno.

Além disso, esse aditivo alimentar costuma ser muito utilizado pela indústria de fast-food, com seus molhos especiais como o barbecue, por exemplo, que leva a fumaça em pó em sua composição para dar aquele toque de churrasco que só esse molho tem.

De que é feito esse tempero fumaça em pó?

Falamos acima que ele é originado da fumaça líquida, mas isso não ajuda muito quando estamos procurando saber do que é feito esse tipo de tempero, afinal, a fumaça que conhecemos encontra-se no estado gasoso, então, como as indústrias de alimentos produzem a fumaça em pó?

Esse condimento tem como matéria-prima a queima das madeiras nobres como carvalho e o elmo, por isso que o seu gosto é bem especial, já que, para ser produzido, foi necessário queimar pedaços de uma grande árvore.

E, para usar de maneira correta, devemos deixar as carnes defumadas por um longo tempo antes de pensar em consumi-las e, é isso que as torna tão mais caras que as outras opções mais simples de carne.

Quando começaram a usar fumaça em pó?

O que torna essa iguaria tão cara é o fato também de que esse tempero é utilizado há muitos anos por profissionais que possuem empresas no ramo de alimentação.

Há décadas, a fumaça líquida foi criada para suprir uma demanda dos anos 1970, nos Estados Unidos, que envolveu, nesse processo, a presença de um químico em laboratório para observar os líquidos escuros que formavam-se nas churrasqueiras.

O aroma artificial que os americanos criaram fez com que essa forma de defumar carne se popularizasse mundialmente e, hoje, essa técnica está revolucionando a indústria alimentícia voltada para os churrascos.

Como usar fumaça em pó?

Agora que sabemos sua origem e suas vantagens, vamos entender como as empresas de alimentos usam o tempoero fumaça em pó.

Assim como a fumaça natural tem a capacidade de defumar os alimentos, proporcionando aquele sabor e aroma amadeirados, a fumaça em pó tem efeito similar nas receitas que a utilizam também, afinal, a matéria-prima é a mesma.

Abaixo, segue uma lista dos produtos que as empresas de alimentos usam esse tempero em suas preparações:

  • Presunto: com o auxílio da fumaça em pó, uma empresa pode produzir um presunto defumado que possui um sabor impossível de resistir.
  • Molho barbecue: um dos principais molhos do churrasco também utiliza esse tempero em sua preparação, já que, quando uma carne é assada com esse líquido pincelado em volta, o sabor que ela absorve é o mesmo de uma carne defumada.
  • Berinjela defumada: para provar que as indústrias alimentícias não usam a fumaça em pó somente em carnes, podemos encontrar no mercado as berinjelas defumadas também, já que esses produtos são muito utilizados nesse modo de produção de alimentos.