/Smart Home, a peça fundamental para criar cidades inteligentes
Smart Home

Smart Home, a peça fundamental para criar cidades inteligentes

Nos dias de hoje, a tecnologia nos permite ter um maior controle do consumo em nossas casas. Essa é a principal tarefa de uma smart home, além de garantir maior segurança e eficiência energética.

O que é e o que caracteriza uma casa inteligente? Se você está interessado no que é barato, simples e verde, opte por uma smart home.

O que é uma smart home?

Uma smart home ou casa inteligente é aquela que possui a tecnologia necessária para automatizar os hábitos diários. Não importa se você está em casa ou fora, você pode controlar tudo remotamente.

Em uma casa inteligente, você pode desligar ou diminuir a iluminação em salas que não estão em uso, e da mesma forma, a temperatura e os aparelhos elétricos podem ser controlados. Isso será refletido na conta de eletricidade, pois eles só serão usados ​​quando você precisar deles, sem desperdiçar energia.

Características de uma casa inteligente

Se você optar por automatizar sua casa, tenha em mente o que faz uma casa inteligente. As principais características de uma smart home são:

Economia: por exemplo, através das lâmpadas Wi-Fi você pode controlar a iluminação da sua casa. Você também pode desligar as luzes não utilizadas ou desligar a energia em uma sala ou quarto se quiser uma configuração diferente para assistir TV ou fazer um jantar especial. Além disso, pode programar os seus eletrodomésticos para funcionarem nas horas e ciclos horários mais econômicos.

Conectividade: através de plugues inteligentes você terá total controle de seus aparelhos. Você pode programá-los quando estiver em casa ou no trabalho. Por exemplo, você pode programar o forno para preparar o jantar antes de entrar em casa!

Além disso, por meio de termostatos inteligentes é possível evitar o consumo excessivo de ar condicionado. O objetivo é manter seu piso na temperatura ideal em todos os momentos sem influenciar a conta da energia.

Segurança: Por exemplo, o monitoramento com câmeras ou sensores de presença ajuda na segurança do lar. Tudo isso ajuda a otimizar o consumo de luz em casa.

Em geral, a automação da sua casa tem três componentes básicos: o núcleo central, a fiação e os sensores. A partir do núcleo ou do painel de controle, você poderá monitorar todas as funções que você organizou (iluminação, temperatura, etc.).

A fiação é a forma de comunicação entre este painel e tomadas ou lâmpadas wifi. No entanto, é possível que deixem de usar cabos, já que grande parte dessa tecnologia é sem fio. Os sensores são os que coletam os dados para atuar e diminuir a iluminação ou te proporcionar mais conforto.

Smart home e smart city  

Cidadãos inteligentes estão cientes de todas as vantagens que a digitalização traz. Por quê? Eles sabem que o uso da tecnologia tanto em casa quanto na cidade promove o cuidado com o meio ambiente.

É evidente que ao otimizar o consumo de água e energia, a ideia é proteger o planeta da degradação que sofre. Ambas as cidades inteligentes e cada casa inteligente trabalham nessa otimização.

As cidades, por meio de sensores, prestam melhores serviços aos cidadãos e monitoram o tráfego ou os pontos de maior poluição para agir contra ele. Edifícios inteligentes são um exemplo claro de otimização de recursos em smart cities.

O objetivo atual das grandes cidades inteligentes é apontar para o que eles chamam de estilo de vida inteligente. Lá está interligado desde o mais íntimo da casa, até o mais público, em prédios, escritórios, estradas, etc.

Edifícios inteligentes: o coração das cidades inteligentes

O que caracteriza uma cidade inteligente? Em primeiro lugar, deve ser uma cidade amiga do ambiente. Da mesma forma, deve estar empenhada em proteger os cidadãos através de uma boa gestão pública, condições de mobilidade e esforços para facilitar a coesão social.

As cidades inteligentes possuem edifícios inteligentes que trabalham com tecnologia para proporcionar conforto, segurança e sustentabilidade. Elas são projetadas, assim como uma casa inteligente, para cidadãos inteligentes que estão comprometidos em reduzir os tipos de poluição existentes.

Edifícios inteligentes oferecem segurança e eficiência energética. Além disso, visam mitigar a deterioração do meio ambiente. Algumas de suas características são: estacionamentos inteligentes, sistemas eficientes de coleta de lixo, controle de energia elétrica, sistema de orientação para pessoas com deficiência, entre outros.

Vantagens de uma smart home: economia de energia

A automação residencial é a tecnologia usada em uma casa inteligente. Esta é cada vez mais crescente no mundo e entre as mais exigidas estão as funções de controle de energia (ventilação, iluminação e monitoramento de consumo).

Um futuro sustentável é possível com casas inteligentes. Um movimento é suficiente para que a casa seja esfregada e aspirada. Você pode até evitar o desperdício de água. Da mesma forma, a automação residencial permite economizar nas contas de gás, por exemplo.

Você verá as principais economias na sua conta de luz e pode economizar até 30% ao ano, de acordo com especialistas. Além disso, a automação residencial oferece mais segurança e a possibilidade de detectar qualquer falha para repará-la imediatamente.

Uma casa inteligente aponta para um futuro sustentável porque, quando você está ciente do seu consumo de energia, tem a possibilidade de agir. Você muda seus hábitos de consumo, reduzindo sua pegada de carbono, conseguindo um estilo de vida inteligente, que é o que muitas cidades estão promovendo atualmente.

É assim que os hábitos de consumo se conectam com os espaços em que nos movemos diariamente. A tecnologia nos permite ter um planeta mais limpo no futuro vivendo em uma casa inteligente.