Síndrome do pensamento acelerado
Você não consegue dormir porque os pensamentos não param de aparecer? Por mais que você tente resistir eles não vão embora, causando irritação, ansiedade e impedindo de cair no sono.
Se esse é o seu caso, você pode estar sofrendo com a síndrome do pensamento acelerado. Esse problema tem crescido muito entre as pessoas, devido às rotinas de pressão.
Embora não pareça nocivo, essa síndrome pode atrapalhar e muito a vida de quem sofre com isso. Os efeitos podem ser tanto no âmbito mental como no físico.
Entenda a seguir o que é a síndrome do pensamento acelerado, seus sintomas e como tratar.
O que é síndrome do pensamento acelerado?
A síndrome do pensamento acelerado foi identificada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury. Trata-se de uma alteração que causa excesso de pensamentos na mente das pessoas o tempo todo, causando muita ansiedade e dificuldade de concentração.
Esse problema causa desgaste mental e físico, atrapalhando muito o dia a dia de quem sofre com o pensamento acelerado.
É importante ressaltar que esses pensamentos são dos mais variados assuntos, muitas vezes coisas relacionadas a trabalho ou estudo, a parte ruim não está nisso e sim na quantidade e na velocidade que isso acontece na mente.
Quem são as pessoas mais afetadas pela síndrome do pensamento acelerado?
Não existe uma regra, mas em sua maioria as pessoas que sofrem com a síndrome do pensamento acelerado são aquelas que precisam estar atentas o tempo todo e sofrem pressão para serem produtivas seja no estudo ou no trabalho.
Sendo mais comum em algumas profissões como escritores, jornalistas, professores e profissionais da saúde. Porém, as crianças também estão sujeitas a essa síndrome.
Sintomas da síndrome do pensamento acelerado
Essa condição afeta o corpo tanto mentalmente quanto fisicamente, saiba quais são os principais sintomas que aparecem:
- Dificuldade de concentração;
- Ansiedade;
- Cansaço excessivo;
- Lapsos de memória;
- insônia;
- Não consegue se desligar do trabalho/estudo;
- Irritação;
- Inquietação;
- Alterações no humor;
- Dor de cabeça, queda de cabelo e gastrite.
Outros sintomas podem estar relacionados, cada caso pode se manifestar de uma forma, por isso a importância de um diagnóstico.
Tratamento para síndrome do pensamento acelerado
Para diagnosticar corretamente a síndrome do pensamento acelerado é preciso consultar um psiquiatra ou um psicólogo, o profissional poderá encaminhar o tratamento correto para cada pessoa.
Geralmente, o tratamento é feito com mudanças de hábitos e comportamentos de vida, priorizando uma rotina mais tranquila e buscando atividades de relaxamento.
Atividades que ajudam no relaxamento
Para tratar e evitar problemas como a síndrome do pensamento acelerado, é preciso criar uma rotina com atividades que ajudem a acalmar a mente. Veja algumas:
Meditação
A meditação é uma forma muito eficaz de ajudar a acalmar a mente, um pouco de meditação todos os dias ajuda a aliviar o estresse, controlar a ansiedade, diminuir sentimentos e pensamentos negativos, entre tantos outros benefícios.
Para começar essa prática, tente cerca de 10 minutos todos os dias, com o tempo você vai desenvolvendo a habilidade de relaxar por mais tempo.
Óleos essenciais para acalmar
Os óleos essenciais têm potencial de relaxamento e são ótimos para colaborar para um dia a dia mais tranquilo.
Eles são muito versáteis e podem ser utilizados tanto topicamente em massagens pela pele, como também podem ser difundidos no ar com o difusor do terra.
Tirar um tempo para algo que gosta
Quando ficamos muito focados e presos apenas às obrigatoriedades, consequentemente ficamos mais estressados e ansiosos.
A obsessão por produtividade tem tornado a sociedade cada vez mais doente, sentimos culpa quando estamos fazendo algo que não é relacionado ao trabalho ou aos estudos.
Por isso, a dica é separar um momento do dia para realizar uma atividade que gosta e te faz bem, como ler um livro, assistir um filme ou ouvir música.
Atividade física
A atividade física é uma aliada no combate ao estresse, à ansiedade e aos demais problemas associados.
Praticar exercícios físicos todos os dias é uma forma de ajudar no relaxamento do corpo e da mente. Essas atividades podem ser das mais variadas, o que mais te proporciona bem estar e prazer em fazer.
Como por exemplo, caminhadas, danças, yoga, pilates, musculação, enfim, são várias as opções que vão fornecer inúmeros benefícios a sua saúde física e mental.