O tratamento termovácuo de óleo mineral isolante é fundamental para empresas e indústrias que desejam ter atividades mais sustentáveis e econômicas. No entanto, muitos não sabem como esse procedimento funciona de fato, tampouco suas vantagens.
É por isso que este conteúdo foi desenvolvido, para explicar e facilitar a compreensão sobre os tratamentos termo vácuos de óleo mineral isolante, dado a sua importância no campo empresarial e industrial.
Então, vamos lá: este procedimento foi desenvolvido para otimizar a utilização do óleo mineral isolante, que são os fluidos usados para a isolação elétrica e transferência de calor em transformadores, capacitores, disjuntores, buchas e outros.
O grande objetivo deste tratamento é eliminar ou diminuir ao máximo os percentuais de água e outros resíduos em PPM (Parte por milhão), encontrados no óleo isolante.
Esse procedimento proporciona um óleo limpo, puro e isento de sólidos. O que é fundamental para operações mais eficientes e econômicas. O tratamento termovácuo em transformadores, portanto, é extremamente recomendado para indústrias e empresas de todos os segmentos do mercado.
Especialmente para aquelas que desejam melhorar a economia e ainda promover o uso consciente dos recursos naturais. A seguir, compreenda como esse tratamento é feito, suas etapas e outros detalhes.
Acompanhe para entender tudo que precisa sobre o tratamento termovácuo de óleo isolante em transformadores.
Tratamento termovácuo: quais as etapas deste processo?
O tratamento termovácuo e filtragem de óleo mineral é um serviço técnico especializado de engenharia elétrica, já que são procedimentos realizados em transformadores de potência e reatores de alta tensão.
Além de ser importante também os transformadores de subestações de média e baixa tensão existentes em cada planta elétrica industrial. Como dissemos, o objetivo é tornar o óleo mineral mais puro, resultando em operações mais eficientes e econômicas. Mas como esse procedimento é feito?
Estes serviços são realizados por meio de uma máquina chamada termo vácuo, as quais contam com vazão de entrada e saída que varia de acordo com cada volume de óleo do transformador.
Este procedimento se dá por duas etapas, a retirada de umidade e a desgaseificação do óleo isolante do transformador que será tratado. São ações complementares que, juntas, proporcionam óleos puros e isentos de impurezas.
A primeira etapa é a filtragem do fluido em que o líquido passa por um sistema de filtros de fibra de celulose e resina fenólica. Depois, o produto resultante desse procedimento passa por um novo tratamento.
Dessa vez, o fluido é submetido a um sistema de aquecimento direto ou indireto com controle automático de temperatura variando entre 50 a 55 graus. Este processo serve para quebrar as moléculas do óleo mineral isolante deixando o líquido mais sensível.
Com isso, o procedimento de retirada de umidade e também da desgaseificação do líquido isolante será mais fácil. O qual tem como objetivo isolar e refrigerar o transformador.
E não acaba por aqui. Após estas duas etapas que são fundamentais para o tratamento do óleo mineral, o fluido é encaminhado para uma câmara que sob vácuo arrasta os gases dissolvidos, bem como os vapores de água contidos no óleo mineral, para a atmosfera.
Por que é importante fazer este tratamento?
O fato é que todas as empresas e indústrias que tenham esses equipamentos, como os transformadores, precisam realizar este procedimento periodicamente. Isso porque o teor de água e impurezas no óleo podem danificá-los e tornar as produções mais complexas.
Ela pode ou não ocasionar a turvação do óleo, ou em menor grau, um acréscimo nas perdas dielétricas. Consequentemente, há um aumento da deterioração química do papel isolante que resulta em condições de operação indesejáveis.
Caso isso aconteça, os equipamentos vão precisar de correções emergenciais para evitar alguns problemas, como a queima do transformador – situação que pode acarretar uma série de acidentes, pausa de atividade e outros transtornos.
Como detectar qual é a hora ideal de fazer o tratamento termovácuo? A água pode ser detectada por uma simples inspeção visual na forma. Caso veja gotículas, por exemplo, é o momento de procurar por profissionais qualificados para realizar esse serviço.
Diante de todas essas informações, fica evidente a necessidade desses serviços em campos industriais. Mais importante ainda é contar apenas com profissionais extremamente qualificados para essa operação.
Como é possível imaginar, por exigir condutores elétricos, é preciso ter bastante técnica e conhecimento para realizar esses tratamentos.
Qualquer dúvida sobre o tema, procure um especialista.