A qualidade do ar pode causar danos irreversíveis à saúde humana. O que surpreende muitas pessoas é que o ar interno, ou seja, de ambientes fechados, é mais prejudicial do que a poluição das ruas.
Por serem danos invisíveis, muitos não percebem o quanto o ar faz mal ao organismo. Ao respirarmos, o ar passa pelas narinas e chega aos pulmões, órgão muito importante que tem diversas funções, incluindo nos dar energia.
Então, imagine o quão maléfico é permitir que microorganismos e partículas ruins que estão no ar entrem no nosso organismo. Quanto a poluição externa, das ruas, não podemos controlar.
É possível diminuir o uso de carros, preferir biocombustíveis, plantar árvores, entre outras medidas para melhorar a qualidade do ar. Mas ainda sim, é preciso de um esforço conjunto de todos.
Além de preservar o meio ambiente, outra solução é garantir que o ar dentro de casa e espaços de trabalho seja o mais puro possível. Como dissemos, locais fechados são os mais perigosos neste contexto, então todo cuidado é pouco.
Neste conteúdo, explicaremos como este perigo invisível pode afetar a vida dos seres humanos. Indicaremos também como deixar um ambiente fechado mais seguro, saudável e com ar mais puro.
Dessa forma, conseguirá diminuir as chances de ter doenças respiratórias, pulmonares e alergias. Essas e mais outras diversas podem ser causadas pelo ar que respiramos, acredita?
Acompanhe até o final e entenda como se prevenir e melhorar o ar que respira – pelo menos, o da sua casa ou escritório.
Como a qualidade do ar afeta o ser humano?
Além de transmitir doenças contagiosas, o ar ainda pode causar diversos efeitos negativos no organismo das pessoas. Até mesmo questões mentais podem ser desenvolvidas pela má qualidade do ar.
A principal questão são as doenças respiratórias. Uma qualidade ruim do ar pode proporcionar asma, bronquite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão e cardiovasculares, entre diversos outros problemas.
Irritação das mucosas e garganta também é um problema recorrente causado pelas partículas presentes no ar que respiramos. Parar para pensar nessa situação é preocupante, concorda?
Estamos expostos a algo tão ruim todos os dias até mesmo dentro do nosso lar. A poluição é um problema público alarmante e a qualidade do ar em ambientes fechados é uma preocupação tão grande que já existe lei para regulamentar medidas de segurança.
Veremos essas soluções a seguir. Ainda sobre os impactos negativos desse elemento no corpo estão as infecções respiratórias, irritação ocular e na garganta, ressecamento das mucosas nasais, da pele, inflamação no pulmão e tosses.
Podendo ficar ainda mais sérias em casos de aperto no peito e dificuldade para respirar. Em ambientes fechados, o perigo é que o ar fica “parado” possibilitando a proliferação rápida de doenças e acumulando uma partícula bastante maléfica.
É o elemento dióxido de carbono (CO2). Especialistas alertam que muitas pessoas respirando em um ambiente fechado gera essa substância que após algum tempo sem ventilação do ar, torna-se nociva à saúde.
É por este e outros motivos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a qualidade do ar de lugares fechados pode ser até 5 vezes pior do que o ar das ruas. Felizmente, é possível reduzir esses impactos negativos dentro de casa, por exemplo.
Dessa forma, terá um espaço com ar puro para descansar. Entenda quais as medidas necessárias.
Ar condicionado e qualidade do ar: grandes aliados!
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ar condicionado é uma potente ferramenta para aumentar a qualidade do ar em ambientes fechados. O motivo é simples: ventilação e filtro do ar.
Ar “parado” faz mal à saúde. Ou seja, ao abrir as janelas de um apartamento e depois fechá-las, partículas ruins entraram no espaço e ficam lá, presas no ambiente. Dessa forma, os moradores vão respirar um ar poluído repetidas vezes.
Para evitar isso, o ar condicionado ventila o local, proporcionando uma renovação do ar constante. Esse aparelho ainda conta com o filtro, uma peça em seu interior que faz exatamente o que o nome indica: filtra o ar.
A poluição entra na condicionadora e não passa por este filtro. Então o ar condicionado oferece o ar mais puro possível. Para isso, a máquina precisa estar sempre limpa.
A higienização do ar condicionado é muito importante para manter essa qualidade, por lidar com a entrada e saída de ar, pode acumular microorganismos maléficos, vírus e bactérias também.
Sabendo usar e fazendo as manutenções, o ar condicionado é um grande aliado e deve ser usado não apenas no verão – no inverno é comum que as pessoas fechem todas as entradas de ar para aquecer o ambiente e é neste momento que o perigo é ainda maior.