/Pesquisa do Linkedin aponta crescimento na demanda por motoristas em 2020

Pesquisa do Linkedin aponta crescimento na demanda por motoristas em 2020

Levantamento feito pela rede social corporativa Linkedin revelou que as carreiras mais em alta para os próximos anos estão ligadas a áreas como gestor de redes sociais e engenheiro de cibersegurança estão no topo. Contudo, a área de motoristas na 10ª posição das demandas merece atenção.

“Ao pensar na carreira no médio e no longo prazo, seja para permanecer em uma posição ou mudar, devemos mapear os riscos para assumir as responsabilidades do caminho que vamos seguir”, alerta Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

Para entender a avaliação é necessário saber mais detalhes sobre a metodologia usada pela rede social para definir as profissões que estão com mais demanda.

O Linkedin coletou dados dos perfis públicos de brasileiros cadastrados entre os anos de 2015 e 2019, identificou os cargos ocupados e usou uma metodologia própria com base nessa movimentação para projetar a demanda futura em cada área.

Áreas mais promissoras dos próximos anos

 

  • Gestor(a) de mídias sociais

  • Engenheiro(a) de cibersegurança

  • Representante de vendas

  • Especialista em sucesso do cliente

  • Cientista de dados

  • Engenheiro(a) de dados

  • Especialista em Inteligência Artificial

  • Programador(a) de JavaScript

  • Investidor(a) Day Trader

  • Motorista

Tecnologia ajuda a explicar a busca por motoristas em 2020

Nos últimos anos, diversos aplicativos apareceram e estão mudando a forma de consumir alimentos e remédios no Brasil. Antes, o serviço de delivery era muito restrito a sanduíches e pizzarias, mas este cenário mudou.

Seja para uma compra de mercado, um restaurante renomado de comida italiana ou mesmo a falta de bebidas em uma festa, o serviços de entrega expandiram as oportunidades para entregadores com suas bicicletas, motos ou com automóveis para grandes quantidades.

Inclusive, isso fez aumentar a procura por farmácia que entrega em todo o Brasil.

Junto a isso, os grandes supermercados lançaram serviços de delivery para compras de alimentação básica e itens de limpeza nas grandes cidades do Brasil. Mas não são apenas os serviços de delivery de comida e alimentos que ampliaram a oferta de vagas para motoristas, eles também são requisitados em outros setores.

Transporte público

A expansão dos aplicativos de transporte de passageiros fez com que qualquer motorista pudesse usar seu carro particular para levar outras pessoas para o trabalho, ao shopping e outros compromissos.

Diversas cidades já regulamentaram a prática e as empresas envolvidas no setor exigem mais do que apenas uma carteira nacional de habilitação (CNH). O motorista interessado em atuar com o transporte de passageiros precisa ter um veículo moderno, ser cordial e ter facilidade com uso de aplicativos.

Além destas características, ele precisa conhecer bem as regras de trânsito, estar atento aos grandes eventos que acontecem na cidade e também ter disponibilidade para jornadas aos finais de semana e feriado, períodos em que as corridas são bem mais vantajosas.

Comércio eletrônico

Um dos segmentos que mais cresce nos últimos anos, o ecommerce precisou inovar no processo de entrega de mercadorias para atender restrições de circulação e também satisfazer os clientes.

No primeiro caso, como acontece na cidade de São Paulo, as áreas restritas para trânsito de caminhões obrigou as empresas a usar veículos menores, o que ampliou as oportunidades profissionais e agilizou as entregas.

Já o segundo caso sempre foi algo muito complicado, já que os profissionais não conseguiam manter a qualidade do atendimento na hora da entrega.

Foi necessário investir em treinamento, atendimento ao cliente e no uso da tecnologia para melhorar o procedimento de entregas e do contato com o consumidor final.

Motoristas das grandes empresas de comércio eletrônico hoje andam com uniformes, são bem treinados e conseguem lidar com o consumidor de forma sempre cordial, lidam com as adversidades e também, sempre que necessário, usam aplicativos para abertura de demandas ou questionamentos feitos pelo cliente.

Estou desempregado, como aproveitar a demanda por motoristas em 2020?

Se você é um motorista e quer atuar profissionalmente na área, alguns passos precisam ser seguidos. Primeiro de tudo é necessário identificar as necessidades da área escolhida, os requisitos obrigatórios e os diferenciais que cada empresa busca.

Uma breve pesquisa na internet ou em grupos do setor escolhido nas redes sociais vai te dar informações úteis para avaliar se o seu perfil casa com o que o mercado está buscando.

Invista em estudos sobre atendimento ao cliente e também descubra quais os aplicativos usados no cargo desejado e tente buscar o máximo possível de informações sobre ele, estes dois itens podem ser bem úteis quando uma empresa tiver que decidir sobre você ou outro profissional.

Algumas atividades vão exigir o trabalho noturno, em feriados ou aos finais de semana. Por isso, vale avaliar se você tem o perfil para tais funções antes mesmo de se candidatar a uma determinada vaga profissional.

Existem boas oportunidades para os motoristas em 2020. Fique atento e conquiste a sua vaga!