/Os riscos do Covid-19 durante a gravidez
gravidez

Os riscos do Covid-19 durante a gravidez

Os problemas causados pelo coronavírus atingem diretamente o sistema respiratório e circulatório. a doença atinge todas as faixas etárias, tanto idosos, crianças, adultos e as grávidas.

O Covid 19 é uma doença altamente transmissível através da saliva, tosse, espirro e contato com superfícies contaminadas.

Visto que ao falar nós disseminamos saliva em forma de gotículas no ar, é extremamente recomendado o uso de máscaras e manter o distanciamento social.

Por isso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o risco de pandemia ainda no início de 2020.

No início, a doença era mais perigosa para idosos e pessoas com comorbidade, como doenças respiratórias ou problemas circulatórios.

Contudo, o vírus sofreu diversas mutações, criando várias variantes, o que ocasionou diversas mortes em pessoas de todas as idades.

Além disso, as variantes do Covid – 19 também se tornaram letais em pessoas saudáveis e sem comorbidade.

gravidez

Sintomas mais comuns de Covid – 19

Na maioria dos casos, uma pessoa com Covid -19 pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Mal estar semelhante com gripe;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Perda de olfato e paladar;
  • Dor no corpo
  • Falta de ar;
  • Calafrio;
  • Náusea;

Grávidas e bebês correm risco com o coronavírus?

É extremamente perigoso para uma gestante contrair o Covid -19, principalmente nos 4 primeiros meses, período em que ainda pode ocorrer a nidação.

Além disso, nesse período o organismo da gestante ainda está com uma alteração abrupta no sistema imunológico e cardiovascular.

Em um estudo da Universidade de Paris em 2020, 30% dos infectados não apresentam sintomas enquanto 55% apresentam sintomas moderados.

Ainda, 10% apresentam sintomas graves e 5% sintomas críticos.

Com isso, a taxa de mortalidade é de 15% em quem apresenta os sintomas mais graves.

Já quem apresenta sintomas críticos, a taxa de mortalidade é de 50%.

Assim, se a mulher grávida apresenta alguma comorbidade como asma, bronquite, problemas de circulação e obesidade, o perigo é grande em haver alguma complicação na gravidez.

Porém, crianças e bebês não pertencem ao grupo de risco, com exceção às crianças que possuem alguma comorbidade.

O vírus pode prejudicar o bebê no útero?

Em diversas observações, o coronavírus não ocasionou nenhum problema ou má-formação fetal, ou seja, bebês que ainda estão no útero.

Ainda, a taxa de transmissão intra útero, no parto e durante a amamentação é extremamente baixa.

Porém, segundo casos já existentes, os bebês que contraem o Covid -19 dentro do útero tem uma evolução benigna, em outras palavras, totalmente fora de risco de morte.

Qual o maior risco do covid-19 para a gestação?

O maior risco para uma gestante em contrair o coronavírus é para a evolução clínica, podendo formar uma doença crítica.

Como resultado, pode ocorrer parto prematuro ou a morte da gestante.

As vacinas de covid-19 são seguras para grávidas?

Tanto a Coronavac quanto a Astrazeneca utilizam o mesmo método de desenvolvimento, tendo sido amplamente testado em gestantes.

Inclusive, o Ministério da Saúde do Brasil recomendou a vacinação prioritária de grávidas, lactantes e puérperas para prevenir os impactos da doença.

Além de tudo, existem estudos que mostram diversos benefícios da vacinação de gestantes, afinal, os anticorpos criados por conta da vacina são transferidos para os bebês.

Conclusão

Em suma, mesmo que os riscos em contrair o coronavírus durante a gestação sejam baixos, a vacinação de gestantes e lactantes é extremamente benéfica para a mãe e para os bebês.

Além da vacinação, é importante continuar realizando as medidas de prevenção  contra o coronavirus, com uso de álcool em gel e máscara. Sempre higienizar os ambientes e objetos. Evitar lugares que tenha aglomeração de pessoas por causa da propagação do vírus.

Com essas informações relacionadas aos riscos do Covid- 19 no período da gravidez, sejam vistas como orientações e dicas vistas para prevenção.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos.