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O consumo consciente como prioridade para o novo consumidor

Durante o meu primeiro evento online “70 minutos de Luxo”, onde reúno profissionais do mercado para compartilhar experiências, eu ouvi atentamente uma de minhas convidadas, Lolo Ascar – especialista em moda, falar sobre o novo padrão de consumo.

Segundo a comunicadora, não tem como separar moda de consumo e consumo de sustentabilidade, uma vez que nossas escolhas dependem de uma atitude mais responsável e ética no sentido de não acumulação.

Pensando nisso, comecei a traçar algumas linhas de raciocínio através de algumas pesquisas que mostram que o consumo consciente ganhou força durante a pandemia, o que mostra uma consequência positiva e que deve permanecer.

O que chamamos de economia circular, uma atitude estratégica que busca diminuir resíduos, valorizar a matéria prima, reciclar e reutilizar materiais a fim de minimizar impactos ambientais, está cada vez mais presente na idealização dos novos consumidores e, até por isso, os brechós ganharam mais espaço no mercado.

Um exemplo disso é o brechó de luxo @cansei_vendi que registrou um crescimento de 30% de abril a julho em comparação ao mesmo período do ano passado e expande o acervo de seminovos com a criação da seção “New But Sustainable”, que traz produtos sustentáveis, naturais e artesanais para complementar o portfólio.

“Essa temporada de isolamento consolidou a mudança de mindset das pessoas. O cliente não quer apenas uma bolsa bacana, quer aquela que também está atrelada a uma prática consciente e à redução do impacto ao meio-ambiente. É um pensamento que veio pra ficar”, afirma Leilane Sabatini, CEO da empresa. Recente pesquisa do Instituto Locomotiva comprova a análise, ao mostrar que 42% dos entrevistados confirmaram uma maior preocupação com as marcas em si.

E esses números podem até parecer controversos diante da queda de vendas globais no mercado de luxo, estimada em 25% no primeiro trimestre e devem somar um encolhimento de até 35%, referente ao último ano.

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Segundo a consultoria Bain & Company, o @cansei_vendi registrou um aumento expressivo nas transações e atingiu recorde de faturamento mensal em agosto. “As pessoas não estão viajando, por conta das restrições para conter o coronavírus, e a alta do dólar tornou os importados inviáveis. A moda é cíclica, os produtos invariavelmente voltam a ficar em alta”, analisa Leilane.

Avaliando minuciosamente a nova forma de pensar, agir e consumir do público, a ideia de transformar sua marca e reinventar seu posicionamento se faz necessária para atender a uma nova demanda e a um consumidor que ainda descobre seu poder de transformar o mercado.

Conteúdo desenvolvido por Manu Berger

Sobre Manu Berger:

Manu Berger é especialista no mercado de luxo e atua como mentora de negócios, consultora empresarial, palestrante e nome referência para ministrar cursos, treinamentos e workshops na área. Ela também criou um serviço exclusivo para novos empreendedores que precisam desenvolver estratégias para conquistar o mercado, chamado Imersão de Negócios. Além disso, fundou o Portal Terapia do Luxo, que hoje é um dos veículos digitais mais renomados do setor, onde escreve semanalmente em sua coluna sobre o mercado de luxo. No Portal Administradores.com, também produz artigos sobre sua visão atual do mercado, para posicionamento de marcas. Ainda é autora de dois livros, um deles recém laçado e totalmente digital: “7 anos de luxo em 70 artigos”.