Os nutricosméticos vêm com a proposta de melhorar tanto a saúde da pele quanto dos cabelos e das unhas. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo especial!
A cada dia, mais pessoas estão em busca de soluções para conquistar um visual jovem e belo. Para isso, não tem muito mistério: a indicação é investir em uma alimentação saudável, realizar com frequência a prática de atividades físicas e investir em outros hábitos saudáveis, que vão desde priorizar as boas noites de sono até fugir do consumo excessivo das bebidas alcoólicas.
Porém, recentemente, surgiu um termo que está sendo muito comentado: o chamado nutricosmético. Criado pela indústria cosmética, esse conceito tem a proposta de ajudar o indivíduo a conquistar um visual ainda mais impecável, melhorando a aparência da pele, dos cabelos e das unhas.
Assim, se você também se interessa pelo assunto e deseja aprender outras maneiras de conquistar a sua melhor versão, este é o momento certo. A seguir, contamos tudo sobre os nutricosméticos, os seus benefícios e como devem ser utilizados. Vamos lá?
Afinal, o que são nutricosméticos?
Indo direto ao ponto, os chamados nutricosméticos consistem em produtos desenvolvidos especialmente para melhorar a saúde e o visual da pele, dos cabelos e das unhas de um indivíduo.
Em alguns casos, essas fórmulas ainda colaboram para que a pessoa conquiste uma silhueta mais longilínea e definida. Para tanto, os nutricosméticos são administrados em formato de cápsulas, ou, então, devem ser ingeridos na forma de sucos, sopas ou barrinhas. Uma vez no organismo, eles auxiliam na hidratação, previnem o envelhecimento precoce e até minimizam a celulite. Bem interessante!
Para que servem os nutricosméticos
Como dito, os nutricosméticos contam com inúmeras finalidades. Entre as principais, destacamos as seguintes:
- prevenção do envelhecimento precoce;
- hidratação da pele;
- ação antioxidante;
- diminuição dos danos causados pela exposição solar;
- melhora o tônus da pele;
- ajuda a fortalecer a imunidade;
- promove a melhora do visual de cabelos e unhas;
- auxilia no processo de emagrecimento;
- reduz a celulite;
- mantém a pele mais firme e com menos flacidez.
Qualquer pessoa pode usar os nutricosméticos?
Apesar de não ser necessário apresentar uma receita médica na hora de adquirir um nutricosmético, é sempre indicado conversar com o seu médico antes de tomar essa atitude. Isso porque somente um profissional especializado no assunto conseguirá indicar a melhor opção para o seu perfil, conseguindo, assim, promover resultados ainda mais satisfatórios.
De todo modo, as pessoas alérgicas ou, em alguns casos, as que decidem seguir uma dieta vegana, devem sempre atentar aos ingredientes presentes nas fórmulas dos nutricosméticos. Algumas opções podem contar com a presença de Ômega-3, que é originário de peixes e também de crustáceos. O mesmo vale para o famoso colágeno, na maioria das vezes extraído de uma fonte animal.
Quais são os ingredientes presentes nos nutricosméticos?
Os nutricosméticos podem contar com variados ingredientes em suas composições. Tudo dependerá, obviamente, do objetivo principal de cada fórmula. Ainda assim, existem aqueles itens vistos com mais frequência nesses produtos, como os que listamos a seguir:
- vitamina A;
- vitamina C;
- vitamina E;
- vitaminas do Complexo B;
- ômegas 3 e 6;
- oligoelementos, como o selênio, o zinco e o cromo;
- proteínas e peptídeos, como o colágeno, a queratina e a Coenzima Q10;
- probióticos.
Viu só? Com essas informações, temos certeza de que você já sabe tudo sobre os nutricosméticos e as suas funcionalidades. Caso tenha gostado dessa leitura, aproveite o momento para dividir o link deste post com as suas amigas e ajudá-las a se atualizar a respeito do assunto. Com certeza, elas irão adorar entender os detalhes dessa tendência e os seus diferenciais para a saúde e o visual. Até a próxima!