/Notícias falsas que estão surgindo sobre o Covid-19

Notícias falsas que estão surgindo sobre o Covid-19

Nos últimos quatro anos, as notícias falsas se tornaram uma expressão cotidiana e uma parte importante de qualquer discurso na mídia. Mas qual é o impacto das notícias falsas nesta estranha nova era do COVID-19?

Em 2020, a pandemia do COVID-19 passou a dominar a mídia, tanto internamente quanto no exterior. Juntamente com o aumento da atenção à pandemia, chegou a disseminação viral de notícias falsas do COVID-19 online .

Muitas dessas histórias, por mais tentadoras que sejam, são evidentemente falsas.

Na realidade, não foi o governo dos EUA que criou o vírus . E também não era o governo chinês . E não, o 5G não tem nada a ver com isso.

Se você procura soluções rápidas, não tenha muitas esperanças. Acontece que beber água a cada 15 minutos não ajuda . Também não recebe bênçãos através da tela da TV . E para cocaína , basta dizer não.

Desinformação é algo que podemos esperar de qualquer evento importante que capte a imaginação das pessoas, mas no caso do COVID-19, a disseminação de notícias falsas oferece desafios e perigos únicos ao público.

Minha pesquisa enfoca como a inovação e as novas tecnologias (como mídias sociais, inteligência artificial, realidade virtual) interagem com o comportamento do consumidor.

Infelizmente, essas tecnologias úteis podem acabar sendo abusadas. Esse é claramente o caso das notícias falsas da COVID-19 nas mídias sociais .

Existem dois tipos principais de informações falsas

A primeira é a desinformação, disseminada intencionalmente por pessoas de má fé. No caso do COVID-19, houve desinformação culpando grupos raciais, imigrantes ilegais e até governos pela propagação do vírus.

Parece que certos grupos políticos e agentes estatais podem querer propagar o caos em prol de ganhos políticos .

O outro tipo de notícia falsa é a desinformação, que se espalha inocentemente, apesar de incorreta.

Exemplos de informações erradas sobre o COVID-19 incluem entendimentos mal-interpretados da doença, ilusões sobre remédios falsos e implicações fantasiosas sobre como a disseminação do vírus ocorrerá.

Parte disso tem sido mera especulação entre pessoas de outro modo bem-intencionadas que depois espalham sua opinião como fato.

Como detectar as notícias falsa

Os seres humanos geralmente são muito ruins em detectar informações falsas. Isso ocorre porque as notícias falsas geralmente parecem notícias reais – e achamos que reconhecemos um padrão.

As notícias falsas também têm uma vantagem quando se trata de compartilhar informações. Ao compartilhar informações on-line, prestamos muito pouca atenção às coisas. Também estamos mais inclinados a compartilhar más notícias , e muitas das notícias relacionadas ao COVID-19 são ruins.