/Mercado de lancha no Brasil espera crescimento de 20% até o final do ano

Mercado de lancha no Brasil espera crescimento de 20% até o final do ano

O Mercado de Lancha vem crescendo consideravelmente e especialistas contam com um aumento de mais de 20% em todo o setor. Contrariando a economia mundial, que foi afetada pelos reflexos da pandemia do novo coronavírus em seus mais diversos setores, as vendas de Lanchas e Iates, está em constante crescimento. 

Devido ao cenário atual do turismo, com viagens restrita, a população brasileira vê em navegações em família ou pequenos grupos de amigos próximos, uma solução para retomar suas atividades de lazer. Outro fator contribuinte a esse crescimento, é a facilitação para essa aquisição com o surgimento de novas modalidades de compra, mais acessíveis e econômicas.

Com esse aumento, consequentemente as garagens náuticas têm registrado um movimento mais intenso e maior procura de vagas para estacionar barcos, que o mesmo período do ano passado. Inclusive em uma conversa, a equipe da Marina imperial de Caraguatatuba, nos reportou uma média de 16% no engrandecimento do mercado de Lancha. Acompanhe!

Mercado de Lancha se reinventa com novas opções de compra

Esse crescimento, em pleno declínio econômico também se explica com o surgimento de novas formas de compra. Para muita gente, comprar um barco sempre foi um sonho, porém estava distante. Hoje em dia, no entanto, o item se tornou um pouco mais acessível, apesar da disparada do euro e do dólar em relação ao real. E o motivo está em duas novas modalidade de compra, que tem se popularizado cada vez mais: a compra compartilhada, e o consórcio de embarcações

Consórcio

Uma ótima pedida para quem não dispõe do montante a vista, e não quer entrar em um empréstimo ou financiamento com juros abusivos. Nessa modalidade é cobrado apenas uma pequena taxa de manutenção mensal e acredite, é isenta de juros. Funciona como uma poupança programada, com a diferença que você poder ser contemplado rapidamente. Pode-se adquirir o seu bem náutico a partir da contemplação por sorteio ou lances, fixo e livres.

Compra compartilhada

Neste tipo de compra, grupos de quatro a dez pessoas dividem um barco entre elas, assim como todos os custos envolvidos, o preço do veículo, documento, custos de manutenção e marina. O que se for bem planejado, é um ótimo negócio. Veja um exemplo: uma lancha nova de 7,5 metros de comprimento e 1,6 tonelada, digamos que custe R$ 250 mil, dividido por 5 cotistas, sairia por apenas R$ 50 mil cada.

O cenário atual das Marinas no Brasil 

Para espiar um pouco mais de perto o impacto do crescimento no mercado de Lancha mas marinas e garagens náuticas, conversamos com a equipe da Marina Imperial.

O crescimento foi em um todo, tanto nos clientes em busca de vagas mensais, como no setor de vendas e locação de lanchas. “Com o turismo restrito e os aeroportos fechados, o mar se tornou um refúgio para quem procura por lazer em tempos de pandemia. Em um passeio de lancha, você pode fugir das superlotação das praias, e ficar seguro com seus convidados. Uma ótima pedida para qualquer ocasião.” Comentou uma colabora da Marina Imperial. 

Em outro trecho da conversa, mencionou também que todos por lá se encontram esperançosos para o próximo ano e que inclusive, atualmente estão em fase de expansão e melhorias, para acompanhar essa tendência que tem todos os indícios para continuar surpreendendo positivamente.

Qual a diferença entre marina e garagem náutica?

Ambos são estacionamentos de barcos. A marina oferece vagas molhadas, ou seja, na água, e como vantagem, não há necessidade de rebocar o barco ou colocá-lo na água a cada vez que se deseja utilizá-lo. Da mesma forma, facilita as saídas de curta duração e como conseqüência, acaba-se utilizando mais o barco. 

Em uma garagem náutica, é disponibilizado vagas secas, cobertas ou não. As vantagens ficam em torno de aspectos como o fato de não deixar o barco à mercê de sol, vento ou chuva. Afinal, mesmo que ela não seja coberta, basta colocar uma cobertura impermeável sobre o barco para protegê-lo.

A Marina que visitamos dispõe dos dois serviços: vagas secas e cobertas, proporcionando a você, a escolha pela vaga que mais combina com seu estilo de vida.

O que esperar do mercado náutico em 2021?

O Brasil é um país que possui atrativos que chamam a atenção de visitantes do mundo todo, pois oferece muito aos amantes do mar. Além da costa exuberante, repleta de paisagens, possui clima agradável para navegar durante todo o ano. Nos últimos 10 anos, o mercado náutico sofreu melhorias em nosso no país, especialmente no que se refere ao aumento do tamanho de barcos e a melhoria da qualidade. 

O primeiro passo para a lista dos países desenvolvidos no setor náutico, já foi dado e a economia brasileira está dando sinais consistentes, ainda que modestos, mas que já nos incitam a esperar uma melhora ainda maior do ambiente de negócios no setor náutico. Para o próximo ano, podemos esperar uma continuidade ao crescimento já observado nesse ramo, porém, intensificado com a alta inesperada desse ano.