/Como diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes
pagamentos recorrentes

Como diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes

Pagamentos recorrentes são formas de contratação de pagamentos de um determinado serviço, ou seja, são modelos de pagamento usados por várias empresas que realizam esse serviço de maneira continuada, quer seja por assinaturas ou por mensalidades.

Desta maneira, os clientes contratam os seus serviços e realizam os pagamentos de forma periódica (semanalmente, mensalmente, trimestralmente, etc) por toda a duração do contrato de serviço.

Essa tendência de pagamentos tem se tornado bastante popular por ser muito positiva para os empreendedores, principalmente porque garantem que existam receitas continuadas.

O que é Pagamento Recorrente?

Com certeza sua empresa e ou você já utilizaram algum serviço de pagamento recorrente, quer seja uma assinatura de serviço, pagamentos de estacionamento mensal, ou a mensalidade da escola. Todos esses serviços de pagamentos são exemplos de como funcionam essa maneira de pagamento.

Pagamentos recorrentes são muito vantajosos, tanto para empresas como para clientes, que podem adquirir serviços ou produtos desejados por tempo indeterminado, facilitando o processo todo de compra e garantir melhores preços e pagamentos.

Ademais, trata-se de uma ótima, além de muito eficiente para as empresas, visto que elas terão oportunidades de se planejar em relação aos faturamentos previsíveis, da mesma forma também permitem que os empresários mantenham um relacionamento melhor com seus clientes, garantindo que o negócio se escale.

Esse é um modelo de pagamento que mais se populariza hoje na era digital por um escritório de cobrança, possuindo grandes perspectivas de crescimento no futuro, exatamente por tantas vantagens e facilidades oferecidas.

Como o pagamento recorrente funciona?

Os pagamentos recorrentes funcionam exatamente como uma assinatura, Dessa maneira, seus clientes contratam produtos e serviços e são automaticamente cobrados todos os meses, ou semanas, trimestres, anos e etc. por todo o período que a assinatura está contratada.

Essas formas de pagamentos são muito comuns nos serviços de assinaturas, academias, streamings, e etc. e Logo, é um modelo de negócio extremamente promissor e poderá ser logo expandido para muitas outras áreas.

Uma outra forma usual de usar os pagamentos recorrentes é contratar as entregas de produtos através de uma assinatura, existem muitas empresas oferecendo esse serviço em várias áreas como revistas, livros e cosméticos.

As empresas que desejam incorporar esses serviços devem estar preparadas, a ideia aqui é que exista um sistema ou contrate uma empresa que realize as cobranças através de diferentes meios, tais como, cartões de crédito, débito ou até por boleto bancário.

Dessa maneira, os pagamentos recorrentes funcionam da seguinte forma: os clientes escolhem seu plano ideal, as formas de pagamento e concordam com os termos de contrato.

Depois disso, ele preenche seus dados para pagamento, visando uma melhor disponibilidade, e concorda com os termos previstos no contrato.

Quais vantagens sua empresa terá ao implementar os pagamentos recorrentes?

Existem inúmeras vantagens na implementação desse modo de pagamento para sua empresa, quer seja para você quer seja para seus clientes. E essas vantagens são os motivos dos pagamentos recorrentes crescerem tanto e estarem se tornando uma grande tendência nos dias de hoje.

Junto a isso, esses modelos de pagamentos ainda são ligeiramente novidade no mercado e podem ser considerados inovadores, pensando no segmento de seu negócio, e é por isso que essa novidade poderá agradar muito aos seus clientes e criar um impulsionamento enorme em suas vendas.

Vamos saber mais sobre essas vantagens todas de implementar os pagamentos recorrentes em seu empreendimento, como a retenção do cliente, economias de tempo, reduções de taxas de inadimplências e a capacitação, organização e planejamento de suas receitas.

Retenções dos clientes

As retenções maiores de clientes são um dos maiores pontos positivos dessa prática de negócio, afinal de contas, o empresário e seus clientes em geral estabelecem um prazo de tempo determinado, exatamente como um contrato, para a realização do serviço.

Em suma, pela perspectiva das empresas, os pagamentos recorrentes são ótimas ferramentas, visto que melhoram as retenções de clientes e transformam um cliente num cliente fixo e estável.

Isso quer dizer que o empreendedor terá menos esforços voltados para marketing e divulgações, gerando menos gastos por consequência, além do mais, o empresário cria um vínculo contínuo com seu cliente e poderá construir um relacionamento, trazendo a total fidelidade do cliente.

Desta maneira, criar a fidelidade do cliente é extremamente vantajoso, pensando nos gastos que teria em atrair novos clientes, mostrando que existe um enorme benefício na retenção dos clientes utilizando esse modelo de negócio, que poderão gerar economias e estreitar o seu relacionamento com seus clientes.

Economia em tempo

Já que vimos os benefícios voltados para a retenção e fidelização dos clientes, existem outros fatores envolvidos gerando uma economia enorme de dinheiro ao escolher o modelo de pagamentos recorrentes: a economia no tempo.

Não é necessário falar que o tempo hoje em dia é ouro puro certo? Pensando nisso, ter uma ferramenta que nos ajuda a economizar tempo nas tarefas cotidianas e mecânicas pode ser uma forma perfeita de diminuir os gastos em sua empresa, dessa maneira, os pagamentos recorrentes provocam uma grande economia em tempo para sua empresa e seus funcionários. visto que a compra do produto e o pagamento já foram feitos.

As únicas funções necessárias nesse sentido são contratar empresas responsáveis por realizar essas cobranças, Porém, em caso de você desejar realizar esse processo manualmente, você terá que dedicar um pouco de tempo e esforço seu e de sua equipe, e mesmo assim, terá tempo economizado se compararmos esse método de pagamento com os pagamentos convencionais.

Diminuição  das taxas de inadimplência.

Um outro ponto a se atentar sobre os pagamentos recorrentes é a redução nas taxas de inadimplências. Isso ocorre pelo fato dos pagamentos recorrentes serem uma cobrança feita mês a mês, oque aumenta a responsabilidade do cliente e diminui o risco de esquecimento e o não pagamento das parcelas.

As taxas de inadimplentes são métricas importantes e devem ser levadas em consideração pela sua empresa sempre. Logo, qualquer medida que possa contribuir para a diminuição dessas taxas são medidas completamente válidas e devem ser adotadas. Além disso, ter a habilidade de fazer uma cobrança automática como cartões de débito ou crédito reduz ainda mais a inadimplência dos clientes pautando os pagamentos.

Consequentemente, você deve oferecer essas funções aos seus clientes, e facilitar para que os cartões sejam os métodos escolhidos para o pagamento.

Permitem uma receita mais planejada

Os pagamentos recorrentes mostram uma excelente maneira de organização dos seus orçamentos e receitas mensais, com esses pagamentos recorrentes os empresários são capazes de prever seus faturamentos e as receitas por um período muito maior em relação a métodos tradicionais, fazendo com que seja possível uma organização melhor dos ganhos, das receitas e consequentemente dos gastos que a empresa poderá ter, se tornando muito mais eficiente e contribuindo para a saúde das finanças da empresa.