Dúvida comum entre os empreendedores de startups, separamos algumas dicas de como atrair investidores para a sua startup.
De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Distrito, só em 2021 as startups brasileiras receberam um total de US$ 9,4 bilhões em investimentos. Isso mostra que cresceu a busca por investimento em startups.
A expectativa é que esse movimento continue crescendo em 2022, especialmente em razão do fenômeno da digitalização, que foi impulsionado em razão da pandemia.
Para quem tem startup ou está pensando em criar uma, atrair o interesse dos investidores faz parte do processo de expansão do negócio. Para conseguir chamar atenção, é preciso colocar em prática diversas ações.
Conheça o seu mercado
Começar uma empresa, seja ela startup ou qualquer outro negócio, demanda conhecimento. Por isso, o empreendedor deve conhecer o seu mercado de atuação, estudando comportamentos de consumo, concorrência, bem como produtos e soluções que se assemelhem ao seu.
Para quem está começando, não basta pensar na empresa como uma célula única. É imprescindível entender o que está à sua volta, mapeando os concorrentes e eventuais barreiras que possam afetar o crescimento da sua startup.
Desenvolva um plano de negócios
Com os olhos voltados para dentro da startup, o segundo passo é criar um plano de negócios. Ele deve ser desenvolvido de forma objetiva, contemplando todas as informações que a empresa tem em mãos, seus objetivos e características.
O plano de negócios precisa ser consistente e elaborado a partir de dados bem estruturados, assim, a startup consegue trazer maior confiabilidade para os investidores em potencial, além de ter em mãos os elementos necessários para responder todas as dúvidas desses investidores.
No plano de negócios, é preciso descrever os produtos e serviços oferecidos, o perfil dos clientes que serão atendidos, capacidade de investimento, capital necessário (para o qual se busca investidores) e como esse capital será aplicado. Essas informações, quando bem organizadas, reduzem requisitos e trazem mais previsibilidade, questões importantes para quem está investindo.
Saiba contar a sua história
Essa é uma dica que pode fazer toda a diferença na hora de mostrar a sua startup para um investidor. As pessoas gostam de ouvir boas histórias, e quando elas são bem contadas, podem encantar e conquistar o investidor.
Ao procurar um investidor, você precisa ter uma boa história para contar, uma história real sobre a trajetória dos fundadores e do seu time de colaboradores. Entusiasmo ao mostrar quem é você e onde você quer chegar vai fazer você se destacar aos olhos dos investidores.
Crie o pitch da sua startup
Combine a história da sua startup com o desenvolvimento de um pitch bem feito. Quando se fala em atrair investimentos, esse é sem dúvida um dos momentos mais importantes.
O pitch é uma apresentação rápida, com duração de 3 a 5 minutos, na qual a startup reúne todas as principais informações referentes ao seu negócio. Ele precisa resumir de forma objetiva e completa as informações essenciais e os diferenciais da startup, trazendo informações sobre o mercado, as oportunidades e os objetivos da startup com relação ao investimento que está sendo buscado.
Comece a procurar investidores
Ao concluir todas as etapas mencionadas até aqui, você está pronto para começar a procurar os seus investidores. Aqui, é fundamental que você conheça os tipos de investimento/aportes financeiros e suas características, pois isso vai ajudar na escolha dos parceiros ideais.
- investidor anjo: são aqueles investidores que aplicam o próprio capital em startups que estão começando. Esse tipo de investimento é estratégico e contribui para que o negócio dê seu salto inicial no mercado;
- investimento coletivo (crowdfunding): modalidade bastante conhecida, é comum nas startups que estão começando. Na prática, ocorre uma troca de aporte financeiro por participação societária, o que permite que mais pessoas possam investir na startup;
- venture capitals: modelo de investimento comum em startups que estão em estágio mais avançado e com grande potencial de crescimento;
- corporate venture capital: modelo de investimento o qual ocorre a aquisição de participação minoritária, assim, o controle do negócio permanece nas mãos dos empreendedores;
- private equity: são fundos que investem diretamente nas startups.
Além desses tipos, o empreendedor também pode buscar informações sobre os chamados “editais de fomento”, são programas de fomento a novos negócios criados por órgãos do governo como o Sebrae.
Trata-se de uma alternativa de captação de recursos que deve ser levada em consideração. Quem tem interesse na modalidade precisa ficar de olho nos editais de seleção e prazos desses programas.