/Com a pandemia cresce a preocupação com as taxas de administração de consórcios

Com a pandemia cresce a preocupação com as taxas de administração de consórcios

Consórcio é conhecido pelas ótimas condições de pagamento. Muitos ainda afirmam que esta modalidade é uma das melhores opções que o mercado oferece atualmente, dado que não requer taxa de entrada e não tem juros.

Algumas pessoas ainda têm o pé atrás com o consórcio, por ser uma modalidade “nova” no país. Embora tenha sido criado décadas atrás, hoje em dia está se popularizando e ganhando mais espaço entre os investidores. 

Neste contexto, muitos não se convencem com as boas condições de pagamento e se questionam sobre a taxa da administradora, empresa que gerencia os processos do consórcio. Por este motivo, hoje, vamos esclarecer esta dúvida. 

Como veremos a seguir, o consórcio envolve diversas pessoas, regras e valores. Então, é preciso de uma empresa que organize todos os trâmites legais e financeiros para proporcionar mais segurança e transparência na operação. 

Não é um trabalho fácil. Mas ainda sim, a taxa cobrada não é alta e, diferentemente de outras modalidades, o valor não aumenta ao longo dos meses. Então, não será surpreendido (a) com uma quantia muito maior do que a planejada. 

Essa taxa, então, é a remuneração da empresa pela gestão do consórcio. Acredite: mesmo com este valor e possíveis outras despesas, como o lance, o consórcio vale muito mais a pena do que outras modalidades de compra que o mercado oferece. 

Sendo assim, para desmistificar de uma vez por todas a taxa da administradora, saiba tudo que precisa sobre esse valor. Entenda também como o consórcio funciona, assim terá noção do quão importante essas empresas são. 

O que é taxa de administradora em um consórcio?

A taxa de administradora não tem comparação alguma com a de juros. Na realidade, é um valor determinado antes mesmo da assinatura do contrato que não sofre reajustes.

Este valor se refere a todo o trabalho feito pela empresa para organizar, gerenciar e dar segurança aos consorciados ao longo de um consórcio. Uma das funções, por exemplo, é verificar se todos os participantes do grupo pagaram no mês. 

Caso contrário, este não poderá ser sorteado até que regularize a situação. Também estabelece as questões financeiras e judiciais em casos de compra e venda das cartas de crédito, entre outras diversas atividades.

Tudo para regularizar essa modalidade e garantir que tudo saia como o combinado descrito no contrato. Para entender a importância dessas empresas, saiba mais sobre como o consórcio funciona. 

Entenda como um consórcio funciona!

Consórcio é uma modalidade de compra em grupo que permite a aquisição de diversos bens, como automóveis, imóveis e até mesmo a contratação de serviços. Funciona de uma maneira bastante diferente e por isso gera muitas dúvidas. 

Pessoas com o mesmo objetivo são reunidas em um grupo. Todos os participantes contribuem mensalmente com um valor pré determinado, criando ao longo dos meses, um fundo coletivo com valor suficiente para que todos consigam adquirir o bem desejado.

Uma vez ao mês, durante a assembleia, uma dessas pessoas será sorteada para receber a carta de crédito – documento com o valor total do consórcio para a compra. Quem não quer esperar até dar sorte, faz um lance.

Neste cenário, é preciso dar mais de um aporte das parcelas para conseguir a carta. Em geral, o sorteio é a alma do consórcio. Após ser sorteado, todo integrante deve continuar a pagar as mensalidades até que o contrato se encerre.

No final, todos os participantes recebem a quantia desejada. Quem organiza todo este processo? A administradora.  Fica evidente a importância dessa empresa e que o custo com a sua taxa, é essencial. 

Como a taxa de administração do consórcio é calculada?

Vale deixar claro que o valor da taxa não é um custo a mais e sim, já vem incluído no valor da parcela mensal do consórcio que todos os participantes pagam. Além de dar mais segurança à operação, a administradora ainda garante que os objetivos sejam alcançados sem transtornos. 

Como mencionamos, o valor da taxa de administração é estipulado e indicado na assinatura do contrato. Tem como base um percentual fixo do valor da carta de crédito, que será dividido nas prestações mensais. 

Simplificando: é uma porcentagem do valor total da prestação do consórcio. Cada administradora oferece suas taxas e condições, por isso, não existe uma quantia base dessa taxa.

Ainda sim, é um custo pequeno comparado a outras modalidades e ao custo-benefício também. Procure por empresas confiáveis e transparentes. Neste segmento, confiança para lidar com seu dinheiro é muito importante.

Analise as taxas e opções do consórcio para encontrar a modalidade que agrade a empresa em todos os aspectos – prazo, valores, condições de pagamento e a taxa.