/Aumenta o consumo de doces no Brasil
consumo de doces

Aumenta o consumo de doces no Brasil

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças na nossa vida. Com duração que já ultrapassa 1 ano e meio, a crise ainda não tem data para acabar e pode muito bem chegar a 2 anos de duração, dependendo do surgimento de novas variantes, como a Delta, que tem feito vítimas pelo mundo todo. No entanto, um efeito colateral curioso da pandemia é que ela aumenta o consumo de doces no Brasil.

Bom, é fato que a pandemia não é o único motivo disso, embora seja um dos principais. Segundo uma pesquisa feita pela Fiocruz, Unicamp e UFMG com 44 mil brasileiros, mais de 63% dos brasileiros assumiram que aumentaram o consumo de doces desde 2020, passando a consumir doces duas ou mais vezes por semana. O valor é um pouco menor quando consideramos apenas mulheres, com os homens liderando esse fenômeno.

E aí, quer entender porque aumentou o consumo de doces no Brasil? Então veja os possíveis motivos dessa situação!

5 motivos para o aumento do consumo de doces no Brasil

1. Pandemia

A pandemia do novo coronavírus é um dos elementos responsáveis pelo aumento do consumo de doces no Brasil. E isso acontece por uma razão bem óbvia, na verdade. Com as pessoas mais tempo em casa e sem ter para onde ir, por causa do distanciamento social e do risco de contaminação, há menos coisas para fazer.

Assim, é normal que as pessoas busquem algo para fazer em casa e isso acaba incluindo bater um bolo ou pedir um doce em um app de delivery (falaremos sobre isso mais a seguir).

Na prática, os gastos com comida no geral aumentaram bastante em 2020, quase 10%, por causa disso. As pessoas estão mais tempo em casa, milhões em home office, e o leque de opções do que fazer é reduzido. Comer e cozinhar se tornaram atividades mais realizadas, o que dá margem para o maior consumo de doces.

2. Delivery

Além da pandemia, outros fatores contribuem para o aumento no consumo de doces no Brasil. A grande quantidade de aplicativos de delivery e sua popularidade, por exemplo, estão entre eles.

Um exemplo é o Rappi Delivery. O aplicativo segue crescendo e permite que os usuários recebam em casa todo o tipo de produto que se possa imaginar, desde sobremesas feitas em restaurantes até ingredientes para fazer o próprio doce em casa.

Com a maior facilidade para acessar os ingredientes, era lógico que haveria um maior consumo. Portanto, os apps de delivery (que triplicaram de tamanho em 2020) estão entre os motivos que explicam o aumento de consumo de doces no Brasil.

3. Problemas emocionais

O Brasil é o país mais ansioso do mundo e um com um dos maiores índices de depressão de todos. É claro que a pandemia do novo coronavírus piorou a situação, mas ela já era bem séria antes disso. No entanto, agora, muitos brasileiros estão em casa, com a ansiedade em níveis maiores e sem ter para onde ir. O consumo de doces é uma das soluções para quem está nessa situação.

Comer em excesso, especialmente doces, é um dos sintomas de quem está com ansiedade. Não conseguir ficar parado e sem ter o que fazer acaba empurrando a pessoa para a cozinha para beliscar alguma coisa lá.

Some isso com a facilidade de conseguir um bolo ou algo do tipo via delivery e temos a receita perfeita para o aumento no consumo de doces.

4. Falta de informação

A falta de informação sobre os efeitos do açúcar refinado no corpo ainda é muito grande e, por isso, muitas pessoas ainda consomem doces industrializados e ultraprocessados sem entender as consequências disso no curto, médio e longo prazo.

Portanto, ainda existem muitas pessoas que, por não saber as consequências do açúcar refinado, ainda o utilizam ou preferem comer doces que sejam feitos com ele em vez de opções mais naturais, como frutas.

5. Vício

Por fim, claro, o açúcar é um elemento viciante como o álcool ou nicotina. Ainda que talvez tenha um efeito mais ou menos aditivo, ele ainda é capaz de causar vício. E, por ser um vício mais socialmente aceito, é algo que é mantido com mais facilidade no dia a dia.

Quanto mais pessoas ficam viciadas em açúcar, maior é o consumo de doces no país. É uma questão lógica. Por isso é importante uma campanha de conscientização sobre o assunto.

Pronto! Agora você já entendeu porque aumentou o consumo de doces no Brasil. Com essas informações, pode decidir como irá agir e ver se você também aumentou o seu consumo de açúcares e outras substâncias parecidas. Com base nessa informação, poderá entender o que fazer e mudar na sua rotina para reduzir o consumo ou não de doces. Lembre-se de que não há nada de errado com um docinho de vez em quando, mas o consumo precisa ser controlado.

E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que seus amigos também vejam essas informações!