/Apinhamento dental atinge 35% da população brasileira. Saiba como tratar
Apinhamento dental

Apinhamento dental atinge 35% da população brasileira. Saiba como tratar

Você sabe o que significa apinhamento dental?

Mesmo sendo uma palavra estranha para a maior parte das pessoas, essa condição dental atinge até 35% da população brasileira, sendo um incômodo para muitos e uma das principais causas da ida até profissionais de odontologia.

O objetivo desse artigo é mostrar um pouco melhor para você o que é o apinhamento dental e, além disso, falar sobre como é possível resolver esse problema ortodôntico.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!

Apinhamento dental: Conheça mais sobre esse problema e como resolvê-lo

O que é o apinhamento dental?

O apinhamento dental, para quem não está familiarizado com o termo, trata-se de um problema ortodôntico muito comum, sendo caracterizado por uma alteração na posição correta dos dentes.

É comum que muitas pessoas apresentem algum tipo de diferença no posicionamento dentário, alguns mais graves, outros mais leves.

O tipo de desvio no posicionamento também varia muito, podendo ser marcados por estarem mais à frente do que a estrutura normal dentária (chamado de vestibularizados) ou mais para trás da posição padrão, chamado de lingualizado.

O apinhamento dental costuma ser a principal causa pela qual as pessoas procuram um profissional de odontologia, levando-se em conta que ele pode interferir muito no efeito estético, como no momento de sorrir.

Além disso, os problemas de apinhamento dental ou “dentes tortos” que tendem a ser mais graves podem trazer diversos problemas relacionados com a saúde bucal, como o acúmulo de tártaros e o surgimento de cáries.

Mas o que causa esse problema dentário tão comum que atinge até 35% da população brasileira?

 

Apinhamento dental: Quais as causas?

Este problema tem como causa primária as questões hereditárias, ou seja, com fortes fatores genéticos envolvidos, o que faz com que o tamanho dos dentes e dos maxilares difiram.

Desse modo, o paciente vai desenvolvendo, ainda na infância, os primeiros sinais de dentição torta, que pode já ser corrigida nesse momento, o que é o mais adequado.

Além dessa causa principal, há outras que podem ocasionar, de maneira menos frequente, o apinhamento dentário, como o crescimento dos sisos (deslocando os outros dentes) e até mesmo traumatismos, como choques e pancadas.

Seja qual for a causa desse problema, o fato é que as consequências estéticas e de saúde costumam ser sérias, o que faz com que o tratamento seja buscado de modo frequente.

Mas como resolver/tratar o apinhamento dental?

 

Apinhamento dental: Como resolver esse problema?

Para tratar o apinhamento e, dessa forma, proporcionar o realinhamento dos dentes, é preciso fazer um tratamento através do uso de aparelhos ortodônticos.

Com o aumento da facilidade de acesso a esse tipo de aparelho, cada vez mais pessoas utilizam-no para corrigir desde problemas de grau leve até os mais graves.

O aparelho ortodôntico convencional ou tradicional é aquele metálico, muito utilizado pela maior parte das pessoas, e que funciona como um tratamento de longo prazo.

Por conta de ser fixo e de ser preciso passar muito tempo utilizando-o, ele pode trazer problemas como dificuldade de higiene dental e surgimento de cáries ou placas bacterianas, por exemplo.

Há uma outra opção, atualmente, que vem fazendo bastante sucesso entre as pessoas que possuem o problema, que é o tratamento com aparelho autoligável.

Esse aparelho assemelha-se muito ao convencional, com a diferença de não possuir aquelas borrachinhas coloridas, o que diminui, bastante, o atrito entre o braquete (aquele ferrinho do aparelho) e o fio.

Com isso, você terá um tratamento muito mais confortável, à medida que será aplicada menos força em relação à movimentação dentária.

Além de ser mais discreto, mais bonito esteticamente e mais confortável, o aparelho autoligável ainda traz as vantagens de necessitar de menos e, principalmente, de trazer resultados mais rápidos.

A maior parte dos pacientes utilizam-no entre 12 e 24 meses para ter os resultados esperados e corrigir os problemas dentários de desalinhamento.

Conclusão

Como você viu, o apinhamento dentário é um problema que atinge 35% da população brasileira, sendo caracterizado pelo desalinhamento dentário, que causa os dentes tortos.

Neste texto, você pôde entender as principais causas desse problema e as formas de tratamento disponíveis, entre elas o aparelho autoligável.