/Poliestireno: conheça as características dessa resina termoplástica
Poliestireno - Indústria

Poliestireno: conheça as características dessa resina termoplástica

Poliestireno é um material extremamente versátil, o qual pode ser utilizado na fabricação de inúmeros produtos. Um dos seus grandes diferenciais é ser 100% reciclável, o que aumenta sua vida útil e é mais ecologicamente correto.

Além disso, é um material atóxico, transparente e sólido. Uma de suas principais características é que ele é um termoplástico. Ou seja, se torna moldável quando exposto ao calor.

Isso possibilita a criação de diversos produtos a partir do poliestireno, o que garante a versatilidade desse material. Mas, não se engane, quando o item é finalizado, ele se torna rígido e altamente resistente.

O PS, como também é chamado, quando está em formato de chapa, se parece com o vidro. Essa semelhança é ótima para as pessoas entenderem como o material é, porém, costuma confundir muitos consumidores.

Embora sejam parecidos estaticamente, as características são diferentes, o poliestireno, por exemplo, é mais resistente e versátil. Ele também pode ser usado no setor automobilístico, alimentício, na área médica, para isolamento térmico e principalmente na área de comunicação visual.

Muitas empresas, inclusive, usam o PS para fabricar os materiais usados em pontos de venda (PDV), como em totens, balcão de degustação, gôndola, displays,  placas, decorações, brindes, embalagens, painéis, fachadas, entre outros exemplos.

É realmente um material vantajoso para este segmento, não só por oferecer todos os benefícios já citados adicionados, mas por garantir uma excelente qualidade estética. Fator imprescindível para estratégias comerciais que precisam chamar a atenção do público e convencê-los a comprar algo.

Essas são algumas das características mais conhecidas e vantajosas do PS, porém o que muitos não sabem é que existem dois tipos de poliestireno disponíveis no mercado atualmente.

Outro fator muito importante que poucos entendem é a composição deste material. É o modo como o PS é fabricado que o torna tão vantajoso, versátil e atrativo para diversos segmentos do mercado.

Acompanhar para descobrir essas e outras informações importantes sobre o poliestireno!

Poliestireno: entenda o que é e como é fabricado

As chapas de PS são produzidas de uma forma diferente de todos os outros materiais, talvez seja por isso que ele é um componente único, com vantagens e aplicações incomparáveis.

Dispensando termos muito técnicos para facilitar a compreensão, o poliestireno é produzido a partir de combustíveis fósseis não renováveis, ou seja, recursos que não se renovam.

Basicamente, neste caso, ele é feito pela polimerização do estireno, um líquido oleoso e  incolor que encontramos na natureza. O diferencial desse componente é que ele tem vários anéis benzênicos em suas cadeias poliméricas.

Na prática, isso proporciona às chapas de PS um brilho parecido com o do vidro e a alta resistência dos plásticos – a combinação de dois fatores incríveis em um único material.

O PS é um tipo de plástico fabricado para ter a máxima qualidade possível, uma ótima aparência, serventia e ser um produto econômico, com excelente custo-benefício.

Justamente por esses e outros tantos motivos, o poliestireno faz grande sucesso no mercado, se tornando um dos materiais mais reconhecidos e utilizados em diversos segmentos econômicos.

Como dissemos, há dois tipos de chapas de PS disponíveis no mercado, as standard e as de alto impacto. Ambas são vantajosas, contudo, elas apresentam algumas características diferentes, as quais devemos prestar atenção.

Confira as diferenças!

Chapas PS standard e de alto impacto: entenda as características e diferenças

As chapas de PS de alto impacto, também chamadas de PSAI, é o modelo que oferece maior resistência a impactos e a altas temperaturas. Especialistas indicam que o PSAI pode ser 80%  mais resistente do que os vidros, por exemplo.

É um material flexível, que pode ser moldado, cortado, colado ou até mesmo dobrado.  Ainda sim é leve e está disponível em várias cores, como vermelho, preto, azul e outros diversos tons – todos ficam brilhantes e super bonitos.

Outro fator interessante é que essas chapas permitem adesivagem e atendem impressões gráficas, como as off set, serigrafia e UV. Vale ressaltar que esse material oferece baixo custo aos projetos.

Por outro lado, o PS Standard é uma opção menos resistente, mas que apresenta diversas outras qualidades. Ele tem excelente transparência e versatilidade, já que permite variados tipos de aplicações.

Ele não pode ser furado, dobrado ou parafusado, ao contrário da alternativa anterior. O PS standard é leve, rígido e pode ser encontrado apenas nas cores branco leitoso ou cristal.

Esse modelo é uma ótima alternativa para substituir o acrílico e até mesmo o policarbonato em algumas situações, por exemplo. Uma das vantagens principais é que esse material tem um baixíssimo custo.

Isto é, os dois tipos de chapas PS são vantajosos e apresentam características positivas. No entanto, são usadas em diferentes projetos, os quais têm necessidades e preferências distintas.

Vale a pena estudar bastante essas alternativas para tomar uma decisão coerente de qual material escolher.