O ACM é um dos materiais mais conhecidos no mundo todo atualmente. É, de fato, um dos grandes protagonistas do mercado de matérias, sendo muito utilizado na área de comunicação visual, em pontos de vendas e na criação de fachadas comerciais.
Basta andarmos nas principais avenidas de comércio das cidades e veremos pelo menos uma fachada feita com ACM. Muitos empreendedores usam o material por ele ser bonito, acessível e duradouro.
É uma ótima opção para chamar mais atenção dos consumidores, se diferenciar da concorrência e trazer mais valor para a própria empresa. Afinal, a primeira impressão do cliente sobre o negócio é determinante.
A fachada pode definir se o consumidor vai entrar na loja, se ele acredita que ali vende produtos de qualidade e que fazem sentido para as suas necessidades. As fachadas comerciais têm muito mais poder do que as pessoas imaginam.
De qualquer forma, como o ACM é muito utilizado para esse tipo de aplicação, várias pessoas se questionam se o material serve apenas para a construção e decoração de fachadas.
Sendo assim, sentimos a necessidade de esclarecer que não, o ACM é muito mais do que isso. Ele é usado em tantos segmentos e aplicações que as pessoas nem imaginam.
Inclusive, temos certeza de que há algo de ACM ao seu redor. Portanto, a seguir, abordaremos tudo que você precisa saber sobre esse material. Indicaremos o que ele é, de que é feito e suas vantagens.
Além, é claro, de indicar as formas de aplicação dele no mercado atualmente. Acompanhe!
ACM: o que é esse material?
ACM significa “Aluminum Composite Material”, que em português significa “Material Composto de Alumínio”. Esse material foi criado em 1965 na Alemanha para solucionar uma série de demandas da época.
Por diversos motivos, o ACM demorou bons anos para chegar no Brasil e começar a ser utilizado por aqui. Foi apenas em 1980 que este material começou a ser utilizado pelo mercado brasileiro.
Inicialmente, o ACM foi usado para substituir as chapas de ferro, alumínio, madeira, cerâmica, granitos, entre outros materiais que eram menos qualificados na época. Vale ressaltar que ele era importado pelos Estados Unidos no começo.
As distribuidoras compravam dos estadunidenses e depois vendiam aos brasileiros, por esse motivo, o ACM era muito mais caro naquele momento. Apenas grandes empresas conseguiam utilizá-lo.
Então, ele começou a se popularizar por aqui em postos de combustíveis de marcas conhecidas, por exemplo. Ao longo dos anos, começamos a produzir ACM em solo brasileiro e tudo ficou mais acessível e prático.
Com isso, o ACM foi se desenvolvendo, se tornando um material resistente, durável, sustentável, moderno, versátil, leve e impactante. Além disso, ele apresenta uniformidade de cor, facilidade de limpeza, baixo custo, pouca necessidade de manutenção e apelo estético.
Ao longo dos anos, foram criados inúmeros produtos de ACM, os quais fazem parte da rotina da população. A tendência é que surjam cada vez mais, já que é um material tão vantajoso.
A seguir, veja alguns produtos de ACM!
Aplicações do ACM
O ACM é muito usado no mercado de comunicação visual, já que tem grande qualidade estética, é resistente e chama bastante atenção. Além de ser encontrado em inúmeras cores diferentes.
Portanto, esse material também é utilizado na criação de logomarcas, letras caixa, números, totens, placas de identificação, sinalizadores, emplacamento interno, letreiros luminosos e muito mais.
Além disso, ele pode ser usado na criação de divisórias, é muito comum em testeiras de postos de gasolina e em mobiliários. Essas são algumas das aplicações mais conhecidas do ACM no mercado.
Mas, não para por aí! Ele é bastante recomendado para o revestimento de edifícios e de baú de caminhão. Você já tinha visto isso? Provavelmente sim, várias vezes, mas é difícil perceber mesmo que é o ACM.
Também é usado em sinalizações comerciais e industriais, por exemplo. Quando você vai ao mercado e vê promoters fazendo a propaganda de algum produto, geralmente, eles ficam em barracas e perto de totens feitos de ACM.
O fato é que o ACM é muito mais versátil do que imaginam. Ele pode ser encontrado em chapas e outros vários formatos, aumentando ainda mais as suas possibilidades de aplicações.
A dica, portanto, é: sempre que precisar realizar algum projeto, confira se ele pode ser feito de ACM. Como mencionamos ao longo de todo esse conteúdo, ele é um material extremamente vantajoso.
Ao utilizar outros materiais, é possível que você esteja perdendo dinheiro e algumas possibilidades. Há várias empresas que distribuem ACM, além das que comercializam itens feitos a partir desse material. É fácil de achar para comprar!