Sendo de pouco conhecimento para muitos empresários em nosso país, possuímos diversas linhas de financiamento de energia solar que são oferecidas.
Elas são oferecidas através de bancos públicos ou privados, onde o principal objetivo é oferecer facilidade na aquisição de sistemas de energia solar para médias e pequenas empresas.
As linhas de financiamento também tratam de tornar os sistemas fotovoltaicos mais acessíveis para toda a população, justamente oferecendo um crédito a longo prazo.
Além disso, pode ser útil também para pequenos empresários que entram no ramo de prestação de serviço para instalação de energia solar. Se você se interessar em prestar esse serviço, veja como se especializar nesse link.
Vamos falar agora como funciona na prática e como fazer um bom negócio.
Financiamento da energia solar pode ser feita em até 10x sem juros
O parcelamento inicial sem a cobrança de juros ajuda muito para os que pretendem fazer a instalação de um sistema de energia solar.
A média para adquirir um sistema de energia fotovoltaico, está atualmente variando entre 10 e 30 mil reais, dependendo do tamanho do sistema e da região do Brasil onde serão adquiridos os equipamentos.
Em alguns casos esse valor pode ser completamente financiado.
Financiamento solar fotovoltaico: Economia é igual a parcela
Não é muito incomum encontrar casos onde o valor que é economizado na conta de energia é o mesmo valor da parcela do financiamento do sistema de energia solar.
Assim, é quase como ter a sensação de estar ganhando todo o sistema de energia solar de graça.
Sem contar que após o pagamento do financiamento, tudo que sobra é lucro e o benefício que se tem ao instalar uma mini geração de energia solar em casa ou na sua empresa.
As melhores linhas de financiamento de energia solar fotovoltaicas do mercado
Após saber os detalhes de financiamento e as características do sistema, veja algumas das melhores linhas disponíveis, para você analisar com calma o investimento ideal para você.
Lembrando que todos estes subsídios são oferecidos por bancos públicos e privados do Brasil, como as linhas de funcionamento ofertadas.
A lista das principais linhas inclui a FNE Sol, Linha Sustentabilidade do Banco Santander, Proger Urbano Empresarial Banco do Brasil, Financiamento para Energia Solar do Sicredi, Financiamento de Energia Solar do Banco Amazônia, Agro Pronaf do Banco do Brasil, FCO também do Banco do Brasil, Finame do BNDS e por fim o programa Construcard da Caixa Econômica.
Regiões que são atendidas
Atualmente temos 11 estados atendidos no Brasil. Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.
Qual o público alvo?
O Financiamento pode ser disponibilizado para indústrias de qualquer tamanho, do setor agrícola, negociantes e produtores rurais, associações e cooperativas.
O FNE Sol a partir do ano de 2018 passou a atender também pessoas físicas interessadas na instalação da energia solar fotovoltaica em prol de seu benefício.
E se eu quiser um reembolso do financiamento?
O reembolso quando solicitado será feito através de parcelas mensais, que devem corresponder ao valor da economia da conta da luz, na compensação da implementação de um sistema fotovoltaico.
A grande maioria dos que fazem aquisição desse tipo de serviço se demonstra contente, com baixa reprovação e pedidos de reembolso nos estados atendimento.
Então, está convencido após estas dicas a implantar um sistema de energia solar, seja para seu negócio ou residência?
Os benefícios se estendem além da garantia de economia com luz, também levando para o lado de ser uma ação em conjunto com a preservação do meio ambiente.
Confira já o financiamento disponível em sua região.