/Impressão digital em camisetas: entenda o que é e como fazer

Impressão digital em camisetas: entenda o que é e como fazer

As camisetas personalizadas estão fazendo o maior sucesso atualmente. Sejam elas de personagens, séries, músicas, filmes, entre outros tipos de estampas, elas estão super na moda.

Com shorts, calça, legging e até mesmo jardineiras, elas ficam incríveis e compõem um look estiloso. Para os homens, elas também são ótimas já que são práticas, bonitas e estilosas.

Essas camisetas fazem tanto sucesso porque as pessoas adoram expressar seus gostos e personalidade por meio do que vestem. A roupa, na verdade, é uma forma de expressão incrível, muito utilizada dessa forma.

Por esses motivos, os empreendedores – sejam eles pequenos, médios ou grandes – estão diante de uma excelente oportunidade de mercado. Vender essas camisetas é sinônimo de sucesso.

Além disso, as roupas estampadas nunca saem de moda, já percebeu? Então, o mundo da estamparia pode ser um caminho de grande sucesso. Mas, para isso, é preciso conhecer bem as técnicas de personalização de roupas.

A impressão digital em camisetas é uma das mais conhecidas e modernas. Elas substituem processos manuais e trabalhosos, os quais se tornam muito mais práticos, rápidos e eficientes.

No mundo da estamparia, há diversas técnicas para fazer camisetas personalizadas. E a impressão digital é uma das mais atuais e que engloba  tecnologia, rapidez e qualidade.

A seguir, saiba mais sobre a impressão digital em tecidos. Abordaremos tudo que você precisa sobre o assunto para começar ou melhorar seu processo de estamparia e lucrar muito com isso em 2022.

Acompanhe.

Impressão digital em tecidos: tudo que você precisa saber

A impressão digital é um tipo de impressão muito conhecido atualmente. Basicamente, ela é feita a partir de uma matriz digital, como computadores, por exemplo.

Ela está presente no nosso dia a dia e muitos sequer sabem disso. Isso porque uma impressão digital é considerada o registro de informações digitais, feito sobre qualquer suporte, recebidas pelo computador.

Ou seja, em resumo, para que os dados sejam transferidos do computador para o papel não há necessidade de criação de uma matriz, eles são simplesmente impressos por uma impressora digital.

O que tudo isso quer dizer na prática? A impressão digital se dá por um método de impressão em que o desenho é escolhido na tela do computador, o qual manda essa estampa para a impressora que faz a impressão rapidamente.

Como a impressão de um documento em papel, o mesmo acontece com os tecidos atualmente. Basta ter as máquinas corretas e a sua estamparia pode imprimir camisetas personalizadas.

As impressoras que permitem essa técnica pigmentam a peça com jatos de tinta. O tecido é literalmente pintado, o que torna a qualidade da técnica ainda maior – assim como a durabilidade da roupa.

Contudo, o que muitos não sabem é que impressão digital se dá por um conjunto de técnicas, não é algo único.  Conheça os principais métodos!

Métodos de impressão digital

Dentre os principais métodos de impressão digital está a impressão DTG. Essa sigla significa Direct to Garment, que em português é “impressão direta em tecidos”. É uma das técnicas mais modernas e utilizadas por ser prática, eficiente e rápida.

Ela permite estampar camisetas, exatamente como a arte é vista na imagem, diretamente no tecido. Além disso, a DTG tem o melhor custo benefício no mercado de estamparia.

É possível produzir camisetas em grande escala ou de forma única com pouca diferença de custo. As empresas que utilizam essa técnica conseguem conquistar alto nível de produtividade e eficiência para o próprio negócio.

Com isso aumentam seus resultados, vendas e fidelidade de clientes – ou seja, o sucesso é certo! Como ela funciona? Da forma mais simples que você pode imaginar.

Como o nome indica, a impressão direta têxtil é feita diretamente na peça. Quando o computador envia a imagem para a impressora, por meio de jatos de tintas para tecidos, ela pinta a camiseta com o desenho idêntico ao da foto.

As cores são fiéis e toda a estampa fica perfeita. Por pintar o tecido, o desenho dura muito mais na peça. De qualquer forma, para fazer esta técnica é preciso de uma impressora específica.

São as chamadas impressoras DTG. Elas são especiais por aceitarem tecidos e tipos de tintas que sejam eficientes na pigmentação de roupas – já que é muito diferente de pigmentar um papel, por exemplo.

As impressoras DTG são tecnológicas, modernas e essenciais em produções de roupas atualmente. O mundo da estamparia precisa dessa técnica para evoluir e conseguir prosperar cada vez mais.