Independente da quantidade de pessoas que habitam uma residência, o consumo de energia elétrica sempre pode ser minimizado, a fim de contribuir com a preservação do meio ambiente ao economizar recursos, sem contar na diminuição do valor que ocorre nas faturas, caso hábitos de consumo sejam realizados com mais consciência.
A regra é clara: se queremos economizar energia, temos que mudar alguns hábitos. Diminuir a conta de luz reduzindo o consumo de eletricidade não é questão que pode ser resolvida em um dia; mas pode ser mais eficiente a partir de atitudes mais cotidianas.
Alguns hábitos simples podem surpreender ao verificar o valor cobrado na sua segunda via de conta de luz RGE, a economia proporcionada faz a diferença.
Confira a seguir quais os 10 hábitos que ajudam a economizar energia e diminuir o valor de sua fatura, a seguir:
Como economizar energia elétrica em casa e reduzir o custo da conta de consumo?
A fim de diminuir os custos com energia elétrica em longo prazo, preservar o meio ambiente e proporcionar energia de fontes renováveis, muitas empresas do setor de tecnologia estão investindo em energia solar e energia eólica, as quais podem ser utilizadas também em residências.
No entanto, apesar de ter interesse, muitas pessoas ainda não possuem condições de implementar um sistema de energia renovável em suas residências, mas não é por isso que se deve deixar para economizar quando tiver condições de aproveitar energia de fonte renovável, pois você pode iniciar a economia a partir de hábitos simples que resultam na diminuição do consumo de energia.
Saiba quais são os 10 hábitos que ajudam a economizar energia elétrica em casa e reduzir o custo da conta de consumo.
1) Aproveite a luz natural
Vivemos em uma das áreas do planeta com mais luz natural; Por que não aproveitamos isso? Levante as persianas, abra as cortinas e aproveite a luz que a natureza nos dá.
É muito importante aproveitar a luz natural no seu dia a dia, deixando para ascender as luzes somente nos dias mais chuvosos que são mais escuros, ou, ao anoitecer.
2) Decoração e eficiência: a simbiose perfeita.
As cores claras nas paredes e tetos conferem mais clareza aos ambientes e capta melhor a luz natural, desse modo, o ambiente não fica escuro e não há necessidade de ascender as lâmpadas o tempo inteiro.
3) Use luzes que ajudam na economia de energia
Você sabia que as lâmpadas LED e fluorescentes produzem mais luz do que as convencionais, mas consomem menos energia? Troque as lâmpadas mais antigas e incandescentes dos cômodos de sua casa, por outras mais eficientes.
Nas embalagens das lâmpadas, você pode conferir o tempo de durabilidade e como elas ajudam a realizar a economia de energia.
4) Apague as luzes das divisões ou espaços não ocupados.
Começar a ser eficiente significa tomar consciência. Não deixe as luzes acesas se não as estiver usando. Desligue-as ao sair do banheiro, da cozinha ou do seu quarto. Quando estiver lendo à noite, opte por um abajur ao lado da cama.
5) Desconecte os gadgets que você não usa
Desligue os aparelhos elétricos quando não os estiver usando. Não os deixe em espera (stand-by), uma vez que continuam a consumir energia. Outra coisa, mesmo que os aparelhos estejam desligados, retire-os da tomada.
6) Controle a temperatura da casa
As temperaturas de conforto estão entre 20 e 23 graus no inverno e entre 22 e 25 graus no verão. Evite utilizar o ar condicionado por mero capricho, deixe-o para os dias em que realmente a temperatura ambiente está desagradável e atrapalha a realização de atividades com conforto.
7) Use aparelhos com eficiência energética.
Veja o cartão de energia. Apenas as letras A, B ou C são eficientes na coluna da direita. Sempre converse com um vendedor sobre o aparelho antes de realizar a compra, pois os itens com eficiência energética, ajudam a economizar muita energia.
8) É melhor usar um dispositivo multifuncional do que diferentes dispositivos ao mesmo tempo.
Ouvir rádio, trabalhar e falar online: é melhor fazer tudo a partir de um único aparelho, a fim de evitar o gasto com energia elétrica tendo que colocar para carregar diversos dispositivos.
9) Máquina de lavar e lava louças
É muito importante que você realize a lavagem de itens que vão nestes dispositivos, o menor número de vezes por semana possível.
Realizar muitas lavagens em nível mínimo ou médio, só aumenta o consumo de água e energia elétrica.
10) Consumir fora do horário de pico.
Descubra sobre sua taxa de acesso para saber se você tem discriminação de tempo. Se você tiver, lembre-se de que os horários fora de pico são aqueles em que o custo por kWh é mais baixo.
Com essas simples dicas, você pode adotar hábitos que resultam na diminuição do consumo de energia e economia na conta de luz.