/Redes sociais – compreenda como elas interferem em nossa vida
Redes sociais

Redes sociais – compreenda como elas interferem em nossa vida

Redes sociais

Surgindo no início dos anos 90 uma rede social chamada Six Degrees é considerada a primeira rede social do mundo. Desde então é impossível imaginarmos um mundo sem as redes sociais, WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outras. Quando falamos de redes sociais falamos de bilhões de pessoas que estão conectadas a essa tecnologia ao redor de todo o mundo; e mesmo quando limitamos os números ao Brasil ainda se é possível perceber que a quantidade de pessoas conectadas é maior que número de indivíduos fora das redes.

As redes sociais se antes foram criadas para criar uma maior comunicação e aproximação de pessoas, atualmente já ocupam outros diversos setores, sendo de extrema importância até mesmo para questões de trabalho no dia a dia; desta forma, nos perguntamos, como as redes sociais interferem em nossa vida? Se é possível viver atualmente sem estar conectado a alguma rede? Quais são os benefícios e pontos negativos das redes? Confira mais no decorrer do artigo.

O que são redes sociais

Redes sociais são plataformas com o objetivo em comum de conectar e interligar diferentes pessoas, compartilhando informações entre elas; sendo valido tanto para caráter profissional e a trabalho como para encontrar novos clientes de forma online ou caráter pessoal, onde a rede é usada para fins próprios.

A ideia de “rede social” é antiga e foi trabalhada na sociologia por exemplo, para esta ciência a rede social acontece sempre que acontece uma integração entre diferentes indivíduos, grupos e organizações. Caso um grupo de pessoas de um mesmo bairro se reúna semanalmente para conversar ainda se é considerado uma rede social para a sociologia, mesmo que esse encontro não aconteça de forma virtual.

Para que servem as redes sociais (h3)

Os diferentes tipos de redes sociais entregam diferentes objetivos e também possuem públicos diferentes, confira um pouco mais as características das redes sociais mais utilizadas no Brasil:

Facebook – 139 milhões de usuários

Interação, expansão de contatos e networking.

Instagram – 50 milhões de usuários

Compartilhamento de fotos e vídeos, envio de mensagens, stories e networking.

LinkedIn –  29 milhões de usuários

Focado em relações e contratos profissionais, uma rede social que funciona como um currículo online. Empresas também conseguem encontrar novos colaboradores e divulgar materiais.

WhatsApp –  120 milhões de usuários

O WhatsApp é considerado uma plataforma para a troca de mensagens, mas não deixa de ser uma rede social; o aplicativo é focado no envio de mensagens instantâneas, chamadas de voz e vídeo, e até mesmo se tornou uma ferramenta de trabalho nos dias atuais.

A influência das redes sociais no comportamento das pessoas

Mesmo que as redes sociais sejam um fenômeno recente, elas se expandiram e se tornaram muito influentes no dia a dia da população; diversas áreas de estudo como a psicologia dedicam tempo para analisar as diferentes influências que as redes sociais causam no comportamento humano e como elas interferem em nossa vida, sendo possível mostrar os impactos positivos e negativos das redes.

Inicialmente o grande foco das redes era o simples entretenimento, troca de mensagens, recados, etc. tais características se mantiveram, porém se é possível afirmar que houve um “amadurecimento” da rede em que outros pontos foram acrescentados.

Atualmente se é possível ver pessoas organizando protestos políticos, repassando informações e dados importantes que sejam uteis para uma parcela da população, campanhas de solidariedade, pessoas e empresas utilizando das redes sociais como forma de networking, contatos profissionais; as opções são diversas.

Assim como é possível ver informações importantes em prol do bem comum como em campanhas de solidariedade citada acima, também é necessário ressaltar a importância de se navegar e utilizar das redes com moderação. Estamos constantemente sendo atualizados em tempo real sobre todas as notícias do mundo, sendo fácil que sejamos bombardeados por informações e notícias, sendo importante que busque por fontes de notícias confiáveis e que possuam um compromisso coma verdade, as famosas fake News são um dos pontos mais perigosos presentes nas redes atuais.

É natural que parte das pessoas se sintam tão apegadas as redes sociais pois as mesmas são capazes de sanar a carência de atenção de cada um, através das redes você pode se expressar e falar aquilo que pensa, outras pessoas, pessoas das quais você as vezes nem conhece podem responder e lhe dar uma sensação satisfatória. Você também se sente mais “próximo” de seus ídolos e outras pessoas influentes.

Quais os pontos positivos e negativos do uso das redes sociais?

Existem diversas vantagens e desvantagens em estar conectado nas redes sociais, a forma como elas nos influenciam estará ligada a forma como cada usuário estará a utilizando; confira a baixo alguns dos pontos positivos e negativos das redes:

Vantagens

  • Aproxima e facilita a comunicação de pessoas que vivem em locais diferentes;
  • Interação em tempo real;
  • Se tornaram espaços para novos tipos de negócios e empregos;
  • Encontrar e iniciar novas relações com pessoas que buscam pelo mesmo interesse;
  • Divulgar o próprio trabalho, mostrar as habilidades e qualidades, utilizar das redes como um portfólio.
  • Entretenimento, podendo ver vídeos, fotos e ler diferentes artigos e postagens.

Desvantagens

  • Falsa alusão da vida real – através das redes sociais é muito fácil as pessoas mostrarem apenas aquilo que lhe interessa, dando uma falsa alusão da vida real e fazendo parecer que nós sempre estamos atrás em relação as conquistas;
  • Fácil propagação de fake News;
  • Perda de concentração e procrastinação;
  • Tornar as redes sociais mais importantes que a vida real – nas redes você consegue facilmente estar conectado a dezenas de pessoas, conversando e mantendo algum tipo de ligação ao mesmo tempo, fazendo com que você esqueça até mesmo da vida real e de interagir e conversar com as pessoas a sua volta.
Desintoxicação digital

Você sente que as redes sociais lhe cansam? Que elas o acabam deixando angustiado e com a mente pesada, porém mesmo assim não consegue se desligar das mesmas? Saiba que isso é normal, quando não fazemos um bom uso das redes sociais, seguimos pessoas/influentes errados constantemente nos sentimos rebaixados. Se as redes estão agindo dessa forma sobre você significa que está na hora de fazer uma desintoxicação digital, saiba como:

  • Fazer um “detox digital” é um período em que você se abstém do uso de aparelhos tecnológicos, indo desde smartphones até televisores;
  • Uma vez em que o detox digital significa ficar longe de quaisquer tecnologias então você deve eliminar distrações e focar em você, crie um ambiente mais confortável, use óleos essenciais para a aromatização, tome um banho, leia um livro, se distraia.
  • Por que não chamar alguns amigos e tentar algumas atividades diferentes? Vale uma roda de conversa, jogar jogos de tabuleiro ou apenas passarem um tempo juntos;
  • Saia de casa, faça caminhadas, pratique esportes, visite amigos e parentes;
  • Caso sinta a necessidade de se expressar de alguma forma recorra a um diário ou qualquer agenda para anotar seus pensamentos enquanto tenta se manter longe das redes.

Como foi visto, as redes sociais possuem seus pontos positivos e negativos, atualmente não conseguimos excluir essa tecnologia completamente de nossas vidas, sendo necessário uma maior consciência própria da forma como usamos as redes.