/Qual a diferença entre influenciador digital e content creator?
Influenciador digital e content creator

Qual a diferença entre influenciador digital e content creator?

Embora, de certa forma, sejamos todos influenciadores digitais, os que fazem isso como profissão se popularizaram no Instagram, Face, Twitter, Youtube, com canais próprios, conteúdos originais e seguidores fiéis, que acompanham suas publicações – os famosos blogueiros.

Daí seu poder de influência, inclusive em relação à decisão de compra de sua audiência. Mas um influenciador digital é um content creator?

Sim, se ele influenciar por meio de conteúdo. A ressalva permanece apenas na abrangência. Isso porque todo mundo que está produzindo conteúdo autoral usando a internet e as redes sociais para divulgar pode ser chamado de creator – desde que estejam realmente criando conteúdo ao invés de se aproveitar do “copiar e colar”.

Quem pode ser influenciador?

Quando falamos influenciador podemos nos referir a pessoas que já são famosas, a marcas já conhecidas ou a pessoas e empresas desconhecidas que começaram a investir mais na produção qualificada de conteúdos e conseguiram alcançar um grande número de seguidores passando uma percepção positiva ao ponto de influenciá-los a consumir todos os seus posts e consequentemente o que é indicado em seus conteúdos.

Inclusive, vale ressaltar que com os bons resultados de investir nessa novidade de perfis comerciais, a quantidade de contas empresariais deu um salto muito grande ao longo destes últimos anos (principalmente no Instagram).

Ainda assim, devemos lembrar que as marcas também podem investir em fazer parcerias com bons influenciadores. Recomendamos isso porque quando o influenciador faz um bom trabalho, consegue um engajamento e uma comunicação direta com as pessoas talvez a marca jamais conseguiria ter com qualquer plataforma própria. Inclusive é possível perceber que “pessoas físicas” recebem mais atenção quando falam sobre uma marca ou produto/serviço específico do que quando a própria empresa responsável quer falar sozinha.

Sendo assim, é interessante pensar em investir muito em pesquisas para identificar quais pessoas conseguem atingir o público desejado e buscar parcerias com os mesmos.

Como investir em influência digital e ter sucesso?

A possibilidade de fama e reconhecimento, além de obviamente ter a perspectiva de ganhos financeiros com isso, tem motivado cada vez mais pessoas a embarcarem nessa aventura da rede digital.

Para conseguir uma impressão duradoura é preciso construir uma série de conteúdos assertivos, eficientes, convincentes, verdadeiros e justos. Uma estratégia de marketing online que mescla a figura do influenciador digital com a do content creator pode ser a ideal, pois dá ao influenciador digital status de formador de opinião.

Para exercer o papel de influenciador é preciso alcançar usuários, conquistar seguidores qualificados e, se for o caso, tornar a sua marca reconhecida na rede.

É interessante contar então com assessores de imprensa, porque além de responderem pelo influencer como porta-vozes, serão responsáveis por análises de métricas para que seja possível direcionar o conteúdo de maneira impactante e que gere uma fidelização do consumidor – além de gerar valor em tudo que é publicado de modo que as pessoas tenham empatia pelo influenciador.

Somente profissionais com experiência, como os que estão em uma assessoria, podem ajudar no desenvolvimento de estratégias para causar impactos no comportamento social, gerar representatividade e consequente aumentar as vendas de tudo que for divulgado pelo meio de influência que estiverem gerenciando.

Dica: se você já pensou em comprar seguidores, esqueça isso! Apesar de trazer a falsa ideia de que você se tornou um influente digital, o aumento no número de seguidores com esse tipo de ação só significa que agora você tem milhares de pessoas te seguindo, porém, sem nenhum engajamento ou interesse em seu produto.

Entende-se então que dessa forma existem poucas possibilidades de retenção dos seguidores e de repercussão pessoal ou da marca.

Qual a relação de content creator com assessoria de imprensa?

O content creator está mais próximo do papel que a assessoria de imprensa tem, já que produz uma diversidade maior de conteúdo – para blogs, redes sociais, veículos off-line, infográficos, newsletters, vídeos, ebooks, anuários, publicações corporativas. Ou seja, ainda que uma atenção especial seja dada à mídia digital, o content creator poderá abastecer outros tipos de mídia.

Em um overview simplificado, a ideia seria: as pessoas compram de pessoas e nisso o influenciador digital pode contribuir, já que o visual e a identidade são a primeira impressão da audiência. O cartão de visitas, porém, não é suficiente por si só. Precisa do conteúdo. É ele que faz as pessoas tomarem uma decisão, inclusive, a de compra.