A Internet se tornou um meio importante para anúncios de produtos e serviços. Todas as empresas que podem pagar anúncios impressos, de rádio e TV também se aventuraram a colocar anúncios na Internet por meio de técnicas de marketing estratégico.
Mas, com milhões de sites sendo visitados por milhões de usuários de computador, smartphones, tablets e etc, como você pode ter certeza de que seu anúncio pode ser visto por seus clientes-alvo e que seus leads serão seguidos por esses usuários?
Aqui estão algumas dicas para turbinar o seu marketing estratégico
- Coloque um anúncio nos sites frequentados por seu público alvo. Antes de fazer isso, você precisa definir quem serão seus clientes-alvo.
Colocar um anúncio em sites que eles costumam visitar aumentará a possibilidade de seu anúncio chamar a atenção e ser seguido por seus eles.
Além disso, considere o posicionamento do site no mecanismo de pesquisa, o tráfego, os links externos e os outros anúncios colocados nele.
A vinculação externa determinará se há outros sites vinculados a este site. Isso significa que as pessoas podem chegar ao site onde seu anúncio está colocado, mesmo que estejam navegando em um site diferente.
Verifique se muitos de seus concorrentes têm anúncios neste site.
- Colocar anúncios em alguns sites custa algum dinheiro. No entanto, também existem sites que podem colocar um link para seu site, produto ou serviço em troca de ter o link exibido em seu site.
Isso também se aplica aos boletins informativos enviados pelos proprietários de sites aos membros de suas listas de mala direta regularmente. O chamado post convidado ou guest post.
Além disso, ter links úteis colocados em seu site e links de sites para suas páginas ajudam a impulsionar a classificação do mecanismo de pesquisa.
Isso é semelhante a fazer uma declaração de que o conteúdo do seu site é importante que outros sites tenham links para suas páginas da web.
O marketing de conteúdo tem impulsionado muitas empresas dessa forma. O portal Tech News tem uma página interessante sobre o assunto.
- O pagamento por clique (PPC) também é um bom método de marketing estratégico na Internet.
Você só precisará pagar pelo anúncio se o link for clicado.
Se você preferir esse método de propaganda, certifique-se de usar serviços que estabelecem limites para as despesas diárias.
Existem também serviços que ajudam a determinar palavras-chave eficazes e monitorar os resultados do PPC.
- Escolha seu nome de domínio com sabedoria. Ainda está sendo debatido se os nomes de domínio são importantes quando se trata de posicionamento em mecanismos de pesquisa.
Quer isso aconteça ou não, ter nomes de domínio relacionados aos produtos ajuda os consumidores a se lembrarem de seu domínio, de forma que eles podem voltar ao seu site mesmo sem os links.
- Certifique-se de ter conteúdo útil em seus sites. Embora a densidade de palavras-chave seja importante no posicionamento de mecanismos de pesquisa, ter informações inúteis ou repetições irritantes de palavras-chave não aumentará a confiança do cliente em seu site.
Pode até afetar o tráfego do seu site e pode fazer com que ele seja removido dos mecanismos de pesquisa.
Portanto, certifique-se de que as palavras-chave sejam usadas estrategicamente.
- Ao pensar em palavras-chave, pense como seus clientes-alvo. O que você acha que eles vão pesquisar para chegar ao seu site?
Além disso, use palavras-chave ou frases-chave específicas. O envio de uma única palavra ou frase muito geral a um mecanismo de pesquisa não o levará ao topo dos resultados da pesquisa em comparação com o envio de palavras-chave específicas que descrevem perfeitamente seus produtos e serviços.
- Acompanhe seus anúncios. Sempre verifique quanto você gastou para colocar links em sites visitados com frequência e no PPC.
Existem serviços que permitem monitorar as transações PPC e quantas delas terminam em vendas.
Você sempre precisa considerar se os anúncios que colocou nesses sites estão levando você aos consumidores-alvo e se esses anúncios podem gerar receita.
Uma dica final sobre marketing estratégico para produtos e serviços
Venda os benefícios. Isso ajudará muito em suas estratégias de marketing se você destacar os benefícios de escolher seus produtos e serviços, em vez de apenas discutir as especificações do produto.
As especificações do produto podem não significar muito para os clientes, a menos que eles saibam o que significam (como essas especificações afetam a qualidade do produto ou serviço).
Muitas pessoas dizem que chegar ao topo dos resultados de pesquisas é difícil, pois existem milhões de sites que podem usar as mesmas palavras-chave.
Embora isso seja verdade, isso não significa que seu site tenha que ser empilhado sob os sites de seus concorrentes ao apresentar os resultados dos mecanismos de pesquisa. Publicidade e links estratégicos, juntamente com conteúdo útil, também podem levar você ao topo dos resultados de pesquisa.