Uma estratégia de marketing de escritório de advocacia de sucesso é crucial para o sucesso de sua prática. Embora muitas vezes pareça uma tarefa assustadora, com um pouco de pesquisa e planejamento você pode criar um plano de marketing jurídico eficaz. Como primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing eficaz para seu escritório de advocacia, é importante definir seu nicho jurídico. Isto pode parecer uma tarefa simples, mas requer alguma reflexão.
Que tipo de lei você pratica? Você se concentra em uma ou várias áreas de atuação? Você lida com uma variedade de assuntos ou apenas com certos tipos de casos? Para responder a estas perguntas, pense sobre as necessidades específicas dos clientes potenciais que possam estar procurando seus serviços. Por exemplo, se você é especializado em direito de família e indivíduos com alto patrimônio líquido, bem como idosos, então faz sentido visar aqueles nichos com materiais de marketing que falam diretamente a essa clientela. Caso você seja um advogado online, sua comunicação deverá ser um pouco diferente e, voltada a um público mais conectado constantemente.
Após identificar seu nicho jurídico, o próximo passo é criar um plano de negócios que se concentre em estabelecer práticas que estejam alinhadas com suas metas e objetivos estratégicos. Uma vez feito isso, identifique quais atividades apoiarão essas metas; por exemplo:
Que atividades ajudarão sua empresa a crescer?
Embora você possa estar entusiasmado com o sucesso de sua empresa, é importante lembrar que o sucesso é mais do que apenas ter mais clientes. É sobre o que você faz com esses clientes e o impacto que você tem em suas vidas. Ao avaliar quais atividades ajudarão a apoiar seu crescimento, tenha em mente que o marketing é uma atividade contínua. É importante continuar desenvolvendo e refinando suas estratégias para atender às necessidades de seus clientes e aumentar o ROI de sua empresa.
Que práticas você deve terceirizar ou descontinuar
Que práticas, serviços e tarefas a sua empresa deve tratar, mas se beneficiaria da terceirização ou de um arranjo diferente devido ao tempo necessário ou à complexidade do assunto? Por exemplo, um grande número de questões legais exige uma pesquisa demorada e complicada? Se sim, você poderia considerar a terceirização dessa pesquisa e a devida diligência a um terceiro. Que outras práticas você pode terceirizar para reduzir as despesas gerais?
Que atividades de marketing o ajudarão a estabelecer novas práticas
Materiais de marketing – Você precisará pesquisar ferramentas legais de marketing a fim de encontrar as ferramentas certas para sua empresa. Isso inclui as plataformas de marketing on-line que são mais eficazes, bem como aquelas que permitem o marketing por e-mail. O site de sua empresa
Um bom site o ajudará a estabelecer sua marca, comunicar seus valores e atender às necessidades de informação de seus clientes potenciais. Deve ser fácil de navegar, conter as informações que seus clientes precisam e parecer profissional.
É importante ter uma estratégia clara para usar suas contas na mídia social. Você não pode estar sempre ativo e empurrar para fora os materiais de marketing. Você precisa usar a mídia social para estabelecer um diálogo com seus clientes e cultivar um relacionamento com eles que lhes permita saber que eles estão obtendo os melhores serviços possíveis. Mala direta.
As malas diretas podem atingir um público de grande alcance, mas você não deve usá-las apenas para fins de marketing. Você também deve usá-las para se comunicar com seus clientes atuais e informá-los sobre as próximas mudanças ou novos serviços. Contatos pessoais. Tão importante quanto qualquer outra iniciativa de marketing, você deve usar seus contatos para desenvolver um relacionamento com clientes potenciais. Contate velhos amigos, familiares e colegas de classe para informá-los sobre seu escritório de advocacia e sobre a assistência que você pode oferecer.
Quais serviços legais você deve prestar e se concentrar em
Embora você possa e deva dar uma olhada nos serviços oferecidos por seu pessoal atual, é mais benéfico consultar os membros do pessoal pré-qualificados como consultores legais, que podem guiá-lo durante todo o processo de estabelecimento de práticas que atendam às necessidades de clientes específicos. Para atender às diversas necessidades de seus clientes, você deve considerar a adoção de uma abordagem baseada em nichos de mercado para sua prática. Isto significa concentrar suas práticas em torno de uma área específica do direito e de um tipo específico de matéria. Para garantir que você esteja prestando os serviços corretos, é importante entender as necessidades dos clientes que você atende. O que eles estão procurando? Como você pode atender às necessidades deles?
Redação e edição legal
Como advogado, uma de suas maiores responsabilidades será escrever documentos que governem as relações cliente-advogado e outros acordos legais. Além disso, você será solicitado a editar documentos que tenham sido escritos por outros. Muitos escritórios de advocacia terceirizam a parte de edição de seu fluxo de documentos para terceiros. Isto pode ser um erro dispendioso, pois você não está familiarizado com o estilo e o conteúdo dos documentos. Em vez disso, você deve aprender habilidades básicas de escrita e edição para garantir que a clareza, precisão e estilo de seus documentos sejam apropriados para seus clientes.
Pesquisa legal e due diligence
Como advogado, você será solicitado a realizar pesquisas para ajudar seus clientes a compreender melhor suas questões legais e seus direitos. Entretanto, ao estabelecer novas práticas, você poderá descobrir que alguns de seus antigos clientes estão procurando contratar um advogado externo. Nessas situações, você será solicitado a conduzir uma revisão legal preliminar para ajudar seus clientes a garantir que eles estejam tomando as melhores decisões e agindo no seu melhor interesse. A pesquisa jurídica pode ser demorada e pode ser um desafio compreender o conteúdo dos documentos sem formatação, citação e outras ferramentas. Com uma solução de pesquisa legal e due diligence, você pode rapidamente puxar documentos e material de referência para ajudá-lo a tomar melhores decisões.
Negociação legal e elaboração de contratos
Como advogado, você será solicitado a negociar vários acordos, inclusive contratos. Entretanto, pode ser um desafio negociar em nome de seus clientes quando você não tem uma compreensão de quais são seus interesses. Uma solução de negociação e elaboração de contratos pode ajudá-lo a negociar e redigir acordos que reflitam os interesses de seus clientes. Com uma solução de negociação e elaboração de contratos, você pode criar contratos com termos claros, concisos e exeqüíveis. Você também pode responder facilmente às solicitações de mudanças e emendas.
Outros serviços jurídicos que são necessários, mas que não são oferecidos internamente no momento
Embora estes não sejam necessariamente serviços jurídicos, são serviços que um advogado deve prestar. Você deve considerar a contratação de um coach executivo, um especialista em recursos humanos ou um consultor empresarial para ajudá-lo a navegar neste tipo de questões. Estes especialistas externos podem lhe fornecer orientação e aconselhamento sobre como estruturar suas práticas, identificar e implementar novos processos e gerenciar melhor seu tempo. Por fim, o desenvolvimento de uma estratégia de marketing legal eficaz para seu escritório de advocacia exigirá um investimento de tempo e recursos. O sucesso exigirá que você seja paciente, persistente e criativo ao continuar a pesquisar novas ferramentas de marketing, refinar suas estratégias e implementar novas técnicas para alcançar clientes potenciais. Estes esforços serão recompensados a longo prazo, pois o ajudarão a fortalecer sua prática e a garantir que você esteja fornecendo a melhor representação a seus clientes.