Atualmente, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço e sendo um grande recurso para aqueles que desejam fazer a divulgação do seu e-commerce.
Dentre essas redes sociais, encontra-se o Pinterest, que é uma rede social a qual funciona como uma espécie de mural de imagens e vídeos.
Ficou interessado (a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre como usar Pinterest para vender produtos.
Como usar Pinterest para vender produtos?
Para ter sucesso no que diz respeito ao seu negócio, usando o Pinterest, você deve seguir algumas dicas. Vejam quais são elas:
1- Atente-se à qualidade das imagens
Como você sabe, o Pinterest é baseado no compartilhamento de fotos e de vídeos e, em vista disso, é imprescindível ter uma atenção especial na qualidade desses conteúdos antes de postá-los.
As fotos (ou pin padrão, na linguagem da rede social) precisam seguir os parâmetros abaixo:
- Possuir até 32 MB de tamanho do arquivo;
- Estar no formato .jpeg ou .png;
- Obedecer ao formato recomendado de 1000 x 1500 Pixels.
Em relação aos vídeos, algumas diretrizes também precisam ser seguidas, como as seguintes:
- Tamanho máximo de 2 GB;
- Duração entre 4 segundos e 15 minutos;
- Proporção de 1:1 (quadrado), 2:3 ou 9:16.
2- Não publique somente os produtos
De modo geral, os usuários usam o Pinterest para organizar seus painéis de inspiração.
Portanto, é de extrema importância ter isso em mente no momento em que você for fazer as publicações dos seus conteúdos, pois, assim você consegue se preparar melhor no quesito da produção de conteúdo a fim de obter maior sucesso.
Nesse sentido, busque publicar conteúdos com ideias sobre como utilizar os produtos, ao invés de utilizar apenas imagens do produto em si.
Por exemplo: se você possui uma loja online voltada para o universo da moda, então você pode compor looks. Se você vende artigos de decoração, você pode fotografar ambientes com os itens do seu e-commerce.
3- Use palavras-chave
Outro ponto muito importante sobre o Pinterest é fazer o uso sempre de palavras-chave no título dos painéis, dos pins ou na descrição das publicações.
Isso é essencial pois, o uso de termos marcantes e informativos, possibilitam que os painéis consigam ter maior visibilidade, além de permitir que as imagens apareçam em buscas do Google.
Para saber quais palavras-chave utilizar, você precisa pesquisar quais são os termos mais procurados, isto é, as palavras que estão em tendência.
Você pode usar, por exemplo, o Planejador de palavras-chave do Google, o qual auxilia no encontro de termos mais buscados conforme o tema do seu painel ou seu pin.
4- Ofereça cupons de desconto
Uma dica interessante é, algumas vezes, você publicar imagens com códigos promocionais para sua loja na descrição.
Os cupons de desconto podem te ajudar, de forma significativa, no que diz respeito à atração de novos clientes e, também, na fidelização daqueles que já compraram o que você vende.
Você pode explorar isso, principalmente, em datas comemorativas, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outros.
Além disso, por exemplo, se você trabalha com sky solo plus, pode usar pautas em voga para divulgar seu produto.
5- Acompanhe seus resultados
Como qualquer negócio, é de suma importância você acompanhar os resultados das estratégias adotadas, analisando as métricas, avaliando se a taxa de conversão está de acordo com o esperado, identificando o que está dando certo e o que está dando errado e muito mais.
O Pinterest permite que você colha esses dados por meio da aba “Analytics”, dentro do Pinterest Business.
Você pode analisar e filtrar informações sobre seu público e sobre as publicações que você fez em sua conta. Além disso, você tem a possibilidade de exportar os dados no formato .csv para examiná-los no programa que você costuma usar ou prefere.
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo sobre como usar o Pinterest para vender produtos, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.