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Como as empresas irão alavancar as vendas através do marketing digital no e-commerce

Hoje em dia, vender produtos pela internet é a realidade da maioria das empresas. Ter um bom posicionamento no marketplace é um diferencial que faz os empreendimentos decolarem.

Para obter a posição esperada no mundo online, é necessário recorrer às estratégias de marketing digital. Visto que, saber vender a marca na web envolve uma série de ações.

Nesse post você encontrará dicas para incrementar suas estratégias de e-commerce a partir do marketing digital. 

Desenvolva seu produto

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é uma das mais importantes. Todo produto deve seguir a regra dos 4 P do marketing:

  • Praça;
  • Produto;
  • Preço;
  • Promoção.

A praça se refere aos canais de distribuição que a empresa vai usar para promover o produto. 

Além de abrir uma loja virtual, você pode anunciar em sites parceiros e em marketplaces como o do Facebook.

O produto tem que atender às necessidades de um público-alvo pré-determinado.

É importante que a empresa estude o mercado em que deseja atuar para entregar um bem de consumo que realmente faça a diferença na vida das pessoas.

O preço deve ser pensado para que o empreendimento tenha uma boa margem de lucro sem sacrificar a acessibilidade.

Por exemplo, uma empresa de dedetização precisa saber qual é o preço médio de desratização no ramo para oferecer esse serviço a um valor justo.

A promoção é sobre as vantagens que você vai apresentar aos seus clientes para incentivá-los a consumir.

Técnicas de venda como cross-selling, upselling e scarcity podem ser usadas juntamente à promoção para maximizar os resultados.

O cross-selling consiste em promover produtos relacionados ao que o cliente deseja. Upselling se trata de oferecer produtos semelhantes ao que o cliente procura por um preço menor.

Já o scarcity é definir prazos para as promoções e avisar quando o estoque de produtos estiver acabando.

Segmente seu público

Pensar em quem será seu público-alvo demanda fazer pesquisas. É necessário conhecer bem os clientes para basear as estratégias de e-commerce neles.

Segmentar seu público significa dividi-lo de acordo com critérios como: geografia, comportamento, demografia (idade, gênero, estado civil) e socioeconômico.

Por exemplo, um despachante PCD pode se beneficiar em saber a idade média de seus clientes para ter mais noção de como atendê-los com mais eficiência.

Defina seu posicionamento

A marca tem que definir qual é seu papel no mercado. Isso pode ser feito por meio de estratégias de branding.

Ele serve para criar conexões entre empresa e cliente. Pensar em logotipos, fontes, discursos, jingles e representantes da marca são estratégias de branding.

Sendo assim, não se trata apenas do produto, mas da marca como um todo.

O importante é que a empresa defina sua missão, seus valores, suas características diferenciais e seu público.

Esses elementos trazem coesão ao empreendimento e fazem os clientes se sentirem mais seguros ao fechar negócio.

Escolha canais de comunicação

No e-commerce é possível escolher quais canais de comunicação serão usados na estratégia de marketing das empresas.

Nessa hora, leve em conta qual meio de comunicação seu público mais usa. Se o caso for atingir uma nova clientela, pesquise outras redes.

A seguir, leia mais sobre estratégias de marketing digital para o seu e-commerce.

Marketing digital no e-commerce

O marketing digital procura modos de promover produtos e serviços na web. É um ramo em ascensão em todo mundo e faz diferença na hora de migrar seu negócio para o meio digital.

Existem diversas maneiras de empregar o marketing digital no e-commerce.

Personalização

Personalizar seu site para e-commerce significa apresentar ofertas de acordo com a realidade de cada usuário.

Se é a primeira vez do cliente no site, é conveniente mostrar os produtos mais procurados primeiro.

No caso de visitantes recorrentes, busque oferecer itens que eles já visualizaram e recomendações baseadas em compras antigas.

Para o pós-venda, envie e-mails personalizados para os clientes. Adicionar formulários para inscrição em newsletters é uma forma de reunir público para promover conteúdo relevante.

Marketing de conteúdo

Não basta ter apenas uma loja virtual. É preciso oferecer conteúdo de qualidade em formato de posts de blog para atrair audiência.

Por exemplo, ao pesquisar os interesses do seu público, uma empresa de informática descobriu que havia muitas pesquisas sobre tipos de licenciamento Microsoft.

Com isso em mente, o gestor da empresa investiu em um blog que traz esse tipo de informação.

Para garantir que seu blog seja bem visitado é necessário utilizar as estratégias de otimização de mecanismo de busca (SEO).

Elas envolvem elementos como URL da página, título e meta descrição, responsividade do site, quantidade de links internos e uso de palavras-chave populares.

Essas informações garantem que seu link apareça mais no Google. Não se esqueça de sempre levar em conta as necessidades do público. 

A empresa de informática deve ir além do comum e fazer posts sobre gabinete personalizado para escritório, por exemplo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.