Dentre diversas estratégias de marketing digital e ferramentas foram criadas para otimizar o tempo e os processos dentro de uma empresa, os chatbots se tornaram pioneiros dentro deste mercado.
Portanto, é normal quando se acessa algum site ou blog se deparar com uma mensagem automática.
Essas notificações, normalmente, ficam no canto inferior da tela, como se alguém estivesse puxando um assunto com você ou dando início a um atendimento.
Aquilo nada mais é do que um chatbot, e o seu conceito vem sendo abraçado e implementado em grandes e pequenas empresas.
Principalmente, as que estão presentes no universo digital, e é sobre ele que iremos abordar hoje.
O que são chatbots?
O termo em si pode ser entendido como um bate-papo com robôs, ou seja, quando você aciona um chatbot, sabe que estará conversando com um robô e não com um funcionário daquela empresa.
Entretanto, a grande surpresa do chatbot é justamente o fluxo de conversa entre o usuário e esse robô.
Visto que o software de chatbot é tão bem programado que qualquer um imagina que está conversando com uma pessoa de verdade.
E esse fluxo de conversa consegue atrair e fidelizar clientes para o seu negócio sem que seja necessária a presença de um funcionário do outro lado da tela para realizar esse atendimento.
Vantagens dos chatbots em sua estratégia de marketing digital
E como se os diversos benefícios que os chatbots trazem para as empresa não fosse o bastante, eles também podem ser grandes aliados na hroa de potencializar estratégias de marketing digital do negócio.
Sendo assim, selecionamos algumas vantagens deles, quando aplicados também em suas estratégias, confira:
Coleta de informações de seus clientes
O chatbot consegue coletar dados e informações fornecidas por clientes durante o bate-papo por mensagem com o programa de conversa.
Portanto, a partir desses dados você consegue retornar o contato com clientes que se mostram interessados no seu trabalho.
Além disso, coletar essas informações é extremamente importante para continuar mantendo uma comunicação direta com esses clientes e fidelizá-los a sua marca, aumentando as chances de compras e indicações por parte deles.
Segmentação de leads
Leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstraram um determinado interesse em comprar o seu produto ou serviço.
Sendo assim, entrar em contato com o chatbot da sua empresa pode ser um sinal de que esse lead está bem interessado na marca.
Além disso, é possível segmentar, ou seja, filtrar os tipos de leads que surgem no seu negócio e de onde eles vieram, se foi uma estratégia orgânica por meio do Facebook ou Instagram Ads.
Personalização do atendimento
Os chatbots também podem ser programados para atenderem os usuários a partir de seus nomes.
Isso torna o atendimento ainda mais personalizado e aumenta a satisfação desses possíveis clientes com a marca.
Imagine que um usuário deseja saber mais sobre o curso de como anunciar no Google Ads e entra em contato com a marca por chatbot, ser chamado pelo seu próprio nome durante todo esse atendimento faz a diferença no processo de fidelização.
Vendas online
Um dos desejos de qualquer empresa é aumentar o número de suas vendas e o chatbot também pode ser um grande aliado neste processo.
Isso devido ao seu rápido atendimento e esclarecimento de dúvidas que aquele cliente tiver.
Por exemplo, se um cliente adquirir a sua mentoria sobre como funciona o Facebook Ads e deseja saber se o valor da compra pode ser parcelado, ele consegue tirar essa dúvida no chatbot e já ser direcionado para a página de compras.
Essas vantagens são provas claras sobre como ele pode ser útil dentro da sua empresa, e a implementação dele é mais simples do que se pensa, basta se atentar a pontos como:
- O tipo de chatbot;
- A plataforma em ele será inserido;
- Qual tipo de chatbot será adquirido;
- O fluxo de conversa;
- Testes.
Com esses pontos bem definidos, implementar o chatbot na sua empresa torna-se ainda mais simples e gera ainda mais benefícios, além dos que mencionamos acima.
Considerações finais
Assim como diversas outras criações da tecnologia para facilitar a rotina das empresas, os chatbots são provas de inovação e de como as novidades que surgem podem ser úteis para aqueles que resolvem abraçá-las.