Assessoria de imprensa é uma área da comunicação extremamente importante para as organizações. Ela existe há mais de 100 anos e desde então, vem ajudando empresas a manter uma boa reputação no mercado.
O principal objetivo dessa estratégia era criar uma boa relação entre uma marca e canais de informação, gerando mídias espontâneas, até pouco tempo atrás. O fato é que a assessoria de imprensa passou por diversas mudanças e precisou se adaptar à era digital.
Muitos profissionais da área não concordaram, defenderam o modelo tradicional da assessoria de imprensa, contudo, não teve jeito. A área precisou se adaptar para continuar em evidência.
Com o surgimento de novos canais e meios de comunicação, focar apenas em revistas, jornais e outros meios tradicionais já não era o suficiente para as empresas.
Portanto, a assessoria de imprensa passou a traçar estratégias também para o ambiente digital. Com isso, a sua existência continua sendo de extrema importância dentro de uma empresa.
Por meio dessa estratégia, as organizações atingem novos públicos, formatos e canais. Também contam com um apoio imediato diante de crises de imagem e muito mais.
A seguir, entenda como a assessoria de imprensa pode ajudar empresas no ambiente digital a conquistar resultados ainda mais positivos. Compreenda quais as principais funções de um assessor e outras curiosidades.
Acompanhe.
Assessoria de imprensa: como funciona hoje em dia?
A era digital trouxe, além de tudo que já foi dito, outro comportamento para a vida das pessoas. Hoje em dia, é possível se informar, comunicar e realizar centenas de tarefas por meio da internet.
Ficou mais rápido e prático, assim como consumir conteúdos. Houve a criação de novos canais de diálogo direto, novos públicos, expansão e fortalecimento das redes sociais, entre outras soluções.
Tudo isso transformou a forma de se comunicar e como consequência, mudou a forma de atuar de grande parte dos profissionais da comunicação. Hoje, os blogs e os influenciadores digitais, por exemplo, ganham mais espaço e importância no mercado.
Muitas vezes é mais vantajoso investir neles que em outro canal de comunicação. E é exatamente esse o papel da assessoria de imprensa atualmente: traçar uma estratégia de comunicação eficiente para as organizações.
Eles entendem as necessidades do cliente, quais os melhores canais para divulgação, colocam tudo isso em prática e ainda gerenciam possíveis crises – que são mais comuns e poderosas com a internet, principalmente, nas redes sociais.
Saiba mais!
O que um assessor de imprensa faz atualmente?
Um assessor de imprensa tem diversas tarefas atualmente. Dentre elas, a realização e monitoramento estratégico das redes sociais dos clientes.
Isso é fundamental para gerenciar a reputação da empresa e entender o que as pessoas estão falando dela, como também fazer o levantamento de riscos, análise da concorrência, identificação de consumidores, promotores e detratores da marca, entre outras funções importantes nas redes.
Uma função fundamental também é a produção de conteúdos direcionados. A internet permite que um número maior de pessoas vejam o conteúdo de um cliente, contudo, esse número não é tão importante.
É sempre preferível ter qualidade do que quantidade. Sendo assim, o assessor de imprensa precisa produzir conteúdos mais direcionados, exatamente para o público específico do cliente.
Além da produção, essa estratégia deve ser feita na hora de escolher o canal de comunicação, que pode ser as mídias tradicionais, redes sociais, por meio de influenciadores digitais, entre outros exemplos.
Outro ponto importante é que os assessores precisam manter um bom relacionamento com novos públicos, como com os influenciadores digitais, por exemplo. Eles precisam entender como agir com esses novos profissionais.
Mais do que isso: como traçar uma estratégia eficiente junto aos influenciadores que mais fazem sentido com a campanha do cliente. Hoje em dia, eles são peças-chave no momento de divulgar uma empresa e seus respectivos produtos e serviços.
Os assessores também são responsáveis por gerenciar crises, isto é, tentar evitá-las e caso aconteçam, trabalhar para que aquela situação não manche a imagem da marca no mercado.
As crises são muito comuns hoje em dia com a internet, então, este deve ser um cuidado mais do que redobrado.
É bastante coisa, não é mesmo?
São muitas tarefas, não é mesmo? Claro que essas atividades são distribuídas entre profissionais de uma equipe de assessores de imprensa. Por isso, o ideal é contratar agências de assessoria de imprensa.
Assim, a empresa terá um suporte completo no que diz respeito a uma assessoria de imprensa digital de qualidade.