Ao contrário do que muitos dizem, a assessoria de imprensa nunca foi tão importante para as empresas quanto agora. Mais do que nunca as empresas precisam atrair a confiança do seu público-alvo para conseguirem se destacar em relação à concorrência – que está cada vez mais alta.
Esse destaque é fundamental para o crescimento saudável das empresas, já que a divulgação orgânica que a assessoria de imprensa proporciona é importante para que as pessoas conheçam e confiem em uma marca.
Em alguns casos, é possível conseguir efeitos maiores até mesmo do que os anúncios publicitários – além de ser mais viável financeiramente. Tudo isso por meio de notícias veiculadas em portais e canais tradicionais – além de uma conduta correta na internet.
Porém, este não é o único ponto que liga a assessoria ao crescimento saudável das empresas. Essa área é responsável por elevar e manter a boa reputação de uma marca, por isso, gerencia a publicação de conteúdos e o gerenciamento de crises.
Nestes casos, a assessoria de imprensa ajuda o assessorado a manter a confiança da empresa diante da imprensa e da opinião pública, que é o mais importante. Sempre surgem notícias veiculadas na mídia envolvendo o nome da empresa, seus produtos, serviços ou funcionários.
É neste momento que a instituição precisa responder a acusação, esclarecer o ocorrido ou dar uma nota sobre o assunto.
Como ir ao público de forma estratégica e sem prejudicar a imagem da marca? Com o apoio da assessoria de imprensa!
Essas são algumas das formas que uma boa assessoria auxilia empresas a crescerem de forma sustentável, fazendo com que avancem no mercado e mantenham sua reputação positiva nestes processos.
E o que é assessoria de imprensa? Como este serviço atua no dia a dia? Muitos ainda ficam confusos com este conceito, até porque a área passou por mudanças conforme o avanço tecnológico.
De qualquer forma, a assessoria de imprensa é atemporal – independente do que aconteça no mercado, sempre será importante para as empresas.
Confira o que é este serviço e esclareça de uma vez por todas suas dúvidas sobre o tema. Em especial, compreenda como os assessores de imprensa podem ajudar empresas de todos os portes e mais variados segmentos.
O que é assessoria de imprensa?
Assessoria de imprensa é uma estratégia para conseguir mídia espontânea nos principais canais da mídia, gerenciar crises e manter um bom relacionamento entre marca, opinião pública e profissionais que trabalham nos veículos de comunicação.
Na prática, a assessoria acontece basicamente da seguinte maneira: os profissionais da área produzem conteúdos – que envolvem a marca como notícia, de forma direta ou indireta – que vão interessar os canais de comunicação para que eles os publiquem de forma gratuita.
É uma forma orgânica de conseguir mídia nos principais e mais relevantes canais da mídia do momento – neste momento, o bom relacionamento dos assessores com jornalistas é importante.
As redes sociais crescem muito, não há como negar, mas as mídias tradicionais continuam sendo importantes para que marcas ganhem visibilidade de maneira orgânica, com relevância e confiança. Afinal, as pessoas confiam mais em empresas que estão sendo noticiadas positivamente.
O gerenciamento de crises é um serviço importante, mas incompreendido por muitos. Então, entenda com mais detalhes!
Gerenciamento de crises com assessoria de imprensa: como acontece?
Muitas pessoas ficam em dúvida neste momento porque é raro ser divulgado alguma polêmica ou escândalo envolvendo uma micro, pequena e até mesmo médias empresas.
Embora seja algo menos recorrente, ainda é possível que aconteça. Ainda mais com a popularização das redes sociais, em que basta um posicionamento indevido, e a imagem da marca é afetada.
A assessoria de imprensa é encarregada de prestar apoio tomando este cuidado, do que será divulgado pela marca e caso alguma polêmica aconteça, ajudará os profissionais da empresa a se posicionar e obter a sua reputação positiva novamente.
Assessoria de imprensa e estratégias de divulgação
Além dos pontos já citados, a assessoria de imprensa também auxilia na criação e manutenção de um bom relacionamento entre marca e público-alvo nas redes sociais.
É uma forma de divulgação diferente da tradicional citada anteriormente, em que o nome da empresa, produto ou serviço está em matérias jornalísticas. Além disso, as estratégias de conteúdo da assessoria ainda ajudam o desenvolvimento de ações de marketing digital.
Isso é, os resultados alcançados com assessoria de imprensa contabilizam diretamente nas estratégias de SEO de uma marca, por exemplo, gerando mais confiança na opinião pública.
Para conseguir o selo “azulzinho” no Instagram, Twitter e outras redes sociais, as matérias publicadas com o nome da marca também ajudam. A plataforma faz uma busca e entende que realmente aquela empresa é conhecida, importante e se destaca no mercado.
Sendo assim, notamos que a assessoria de imprensa é uma estratégia muito mais importante do que muitos imaginam, ajudando as empresas a construir um crescimento saudável, com boa reputação e preparo para possíveis crises ao longo do caminho – as quais todos os negócios comerciais estão passíveis de enfrentar.