/Contato com a natureza e vida noturna, saiba mais sobre Belo Horizonte

Contato com a natureza e vida noturna, saiba mais sobre Belo Horizonte

Conheça características da capital mineira e as vantagens de se viver ou fazer turismo nela.

Belo Horizonte é o nome da capital brasileira do Estado de Minas Gerais conhecida popularmente pelos brasileiros apenas como BH. Ela tem pouco mais de um século e uma população metropolitana atingindo mais de 5 milhões de habitantes.

Seu layout urbano apresenta seções quadradas desenhadas por amplas avenidas, cruzadas na diagonal por ruas menores. A cidade fica no centro do e tem como objetivo reunir as diversas partes desse Estado tão diverso e importante no cenário brasileiro, especialmente por sua grande contribuição histórica.

Moderna, com infraestrutura de alta qualidade e uma vasta gama de serviços, Belo Horizonte vem consolidando sua posição como centro de promoção turística. Equilibrando-se entre tradição e modernidade, Belo Horizonte abriga habitantes hospitaleiros com profundos valores e afetos, que são traços de marca registrada de seu povo. Essa simpatia se torna uma atração por si só, sempre acolhendo e incentivando os visitantes a voltarem.

Por essa razão, este post foi preparado para você que deseja morar ou visitar esta incrível cidade, de modo a apresentar algumas curiosidades sobre a capital mineira queridinha dos brasileiros!

Contato com a natureza em Belo Horizonte

Belo Horizonte ganhou seu nome por causa da vista panorâmica que você pode ver por lá. Seus vales e montanhas proporcionam uma vista incrível. Embora Belo Horizonte seja a terceira maior cidade do Brasil, não perdeu seu charme por ser uma cidade altamente urbana, pois oferece uma paisagem incrível.

De natureza diversa e exuberante, Minas Gerais oferece ao visitante uma variedade de parques nacionais, estaduais e naturais de relevância ecológica, valor histórico, cultural e arqueológico. Tais unidades de conservação, além de proteger a fauna e flora nativas, apresentam ao visitante inúmeras opções de ecoturismo e cientistas com conteúdo rico em pesquisa e educação ambiental. Nos arredores de Belo Horizonte, existe uma natureza exuberante, que incentiva o esforço de preservação.

Lugares como Palácio das Artes e Inhotim são imperdíveis durante a sua viagem por lá! A melhor época para visitar Belo Horizonte é de março a agosto. De outubro a fevereiro, chove um pouco e geralmente está nublado. Julho, agosto e setembro são os meses mais frios. Por isso, vale à pena levar um casaco reforçado para andar por ali!

Há muitas atrações para explorar. O patrimônio cultural de Minas Gerais é, reconhecidamente, um dos mais ricos do Brasil. Existem mais de 125 municípios em Minas Gerais com ativos listados. Em resumo, o património e a tradição são perpetuados de geração em geração, com valor cultural e social de valor inestimável, que incorporam a expressão empreendedora do povo mineiro.

Vida noturna e culinária local

Se você vai visitar a capital mineira, se sentirá em uma cidade cosmopolita ao passear por suas ruas, que abriga restaurantes e bares internacionais, frequentemente lotados durante os fins de semana, com uma vida noturna agitada. Aliás, Belo Horizonte tem a maior concentração de bares per capita do mundo!

A comida é a característica mais importante da hospitalidade de seu povo, especialmente o povo mineiro! Esse modo de vida específico acolhe os mais diferentes gostos, sabores e desejos, seja para um viajante aventureiro ou descontraído, desde crianças a idosos, perfis rurais a urbanos.

Para isso, não basta ouvir, ler ou se informar. Você tem que experimentar, apreciar e saborear. Pratos como feijão tropeiro (feijão preparado da maneira que os expedicionários históricos costumavam fazer), frango ao molho pardo, molho de carne, lombo de porco, torresmo, frango com ora-pro-nobis (delicioso vegetal local), compotas, geleia de goiaba com queijo, pé-de-moleque, doce de leite de canudinho (doce de leite servido em uma grande palha de cone comestível), pudim, arroz doce.

Tudo bem acompanhado com uma cachaça pura, uma caipirinha ou uma cerveja artesanal local. Obviamente, tudo termina com café especial, acompanhado pelo famoso pão de queijo mineiro. Vale a pena conhecer a maneira artesanal de fazer queijo Mineiro, a região do Serro, as montanhas de Canastra e Salitre e o Festival Comida di Buteco.

Dicas para quem deseja morar em Belo Horizonte

Se você está em busca de imóveis em Belo Horizonte para comprar ou alugar, há algumas coisas que deve levar em consideração. A maioria dos aluguéis exige que você assine um contrato por pelo menos um ano, às vezes até três anos. Eles também exigirão que você tenha fiadores, exigindo informações deles, como seu histórico financeiro completo.

Existem algumas empresas que podem ser fiadoras, mas elas cobram vários meses de aluguel antecipadamente por esse serviço.

Se você deseja consultar listagens de apartamentos em Belo Horizonte e está se perguntando qual é uma boa localização na cidade, evitando locais mais afastados e preferindo regiões mais centrais, confira os melhores bairros para morar na capital mineira.

Melhores bairros para se morar em Belo Horizonte

• Savassi / Funcionários / Lourdes – Esses bairros ficam no centro da cidade, perto da área de negócios e da maior parte da vida noturna. Você pagará mais para viver aqui, mas estará mais perto de tudo o que acontece na cidade. Este é o lugar preferido para morar de muita gente;
• Santa Tereza / Floresta – Cerca de 20 minutos de ônibus para a área de Savassi. Este é um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte e a maioria das casas aqui são residências. Tem uma vibe mais boêmia, com uma rica história cultural e muitos bares legais;
• Centro – No centro da cidade você poderá encontrar ruas sujas e um número significativo de pessoas vivendo na rua. Se você não se importa com isso, esse é o bairro ideal para morar e fazer uma boa economia com transporte e aluguel, que costuma ser mais barato;
• Serra – Outro bairro barato e com boa localização. É vizinha de uma favela e, quanto mais você se aproxima dela, menos seguro você se sente;
• Gutierrez – É um lugar agradável para morar, sendo um bairro um pouco mais de classe média e com preços mais altos. Possui supermercado de classe alta que vende ingredientes internacionais mais difíceis de se encontrar em outros locais, além de uma praça de alimentação ao ar livre com Wi-Fi gratuito. Viagem de ônibus de 20 a 30 minutos até Savassi;
• Pampulha – Se você vai ter aulas na UFMG ou quer estar em uma área cheia de mais alunos, Pampulha é o bairro em que se encontra mais vantagem para morar. O aluguel é mais barato aqui, mas está longe de Savassi;
• Mangabeiras – Um dos bairros mais ricos de Belo Horizonte. Se você quer morar em uma casa de 3.000 metros quadrados, este é o bairro para você. Você verá que subir e descer a colina é inconveniente se você não tiver um carro, mas se estiver morando lá em cima, provavelmente poderá comprar um de qualquer maneira.

Vale muito à pena conhecer a capital mineira! Compartilhe este post para que mais pessoas possam compreender como Belo Horizonte é uma cidade única, rica em cultura, história, tradição, natureza, pioneirismo e vanguarda. Afinal, é impossível descrever em poucas palavras o modo de acolhimento do povo mineiro, a gastronomia tão conhecida e a hospitalidade típica que encanta e conquista todos os visitantes! Depois disso, faça uma boa-viagem!